Página principal

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO SEM AUTORIZAÇÃO POR ESCRITO DO DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE BRUSQUE, EXCETO PARA FINS ACADÊMICOS OU DIDÁTICOS.

Acervo Sala Brusque
História dos Bairros

Guarani · Jardim Maluche · São Luiz · Santa Terezinha · Santa Rita · Águas Claras · Azambuja · Bateas · Cedrinho · Centro · Cerâmica Reis · Cristalina · Dom Joaquim · Limeira · Limoeiro · Nova Itália · Paquetá · Planalto · Poço Fundo · Ponta Russa · Primeiro de Maio · Rio Branco · Santa Luzia · São João · São Pedro · Souza Cruz · Steffen · Thomaz Coelho · Volta Grande · Nova Brasília · Zantão

Como pesquisar em
Personalidades

Artistas · Políticos · Religiosos · Educadores

Brusque 150 anos

Síntese Histórica · Livro · Desfile · Praças · Exposições · Mostras · Igreja Luterana

Casa de Brusque

Revista · Fotos · Acervo

[Percursos de personagens natalinos da Europa para a América: entre familiaridade e estranhamento]

  • Álisson Sousa Castro e Ilanil Coelho

Na última década um ritual ganhou notoriedade durante as celebrações de Natal no Vale do Itajaí. Esta celebração, de origem “alemã”, tem como personagem principal o Pelznickel, um presenteador que premia os bons e ameaça de punir as crianças malcomportadas. No entanto, o ritual está passando por um processo de estranhamento por parte da população migrante que reside ou visita o Vale do Itajaí. Este artigo tem como objetivo interpretar os caminhos das personagens de Natal da Europa em direção à América do Norte e América do Sul, e como neles são operadas reinvenções que implicam em percepções de familiaridade e de estranhamento em Guabiruba. Argumentamos que pela pesquisa histórica é possível vislumbrar os processos de produção de sentido com relação aos personagens de Natal, bem como o jogo de memória e esquecimento que move o ritual na contemporaneidade local e permeia a tensão entre sua familiaridade e estranhamento.. (...)
Clique no título para continuar lendo: [Percursos de personagens natalinos da Europa para a América: entre familiaridade e estranhamento]


29 de novembro:

  • 1930 - Decreto altera o nome do distrito até então denominado "Adolpho Konder" para "Vidal Ramos".
  • 1936 - Estreia o "Circo de Touros" em Brusque, instalado com três touros brabos junto à cabeceira da ponte Vidal Ramos (atual Ponte Estaiada).

Nasceram neste dia…


Faleceram neste dia…

Outros dias: 27 · 28 · 29 · 30 · 1 | ver todos…

Mutter Jonk ou Margarethe Jonk
Nascida Todt, era natural da Alemanha. Cedo emigrou para o Brasil, cuja cidadania abraçou, prestando juramento, no dia 27 de setembro de 1857, na Freguesia de Santa Tereza de Valença, no Rio de Janeiro. Casou com Ferdinando Jonk, natural de Holstein, Alemanha, em Petrópolis, tendo desse matrimônio nascido 5 filhos, 42 netos, 88 bisnetos e 4 tataranetos.


Wbar pink.jpg
Acervo FCB-Fundo Casa de Brusque 00336.jpg

Alfaiataria Popular. Acervo FCB/Casa de Brusque
Wbar pink.jpg