Mudanças entre as edições de "Vania Gevaerd"

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
(Criou página com '==BIOGRAFIA== Vania Helena Gevaerd nasceu em Tijucas, SC , Brasil. Aos sete anos mudou-se com os pais e os três irmãos mais velhos , para Brusque, SC. Formou-se em Educaç…')
 
Linha 15: Linha 15:
 
Desde 2008 dedica-se à cerâmica de baixa temperatura ( 1000º) desenvolvendo esculturas e objetos decorativos e utilitários em seu próprio atelier, localizado em Brusque ,SC.
 
Desde 2008 dedica-se à cerâmica de baixa temperatura ( 1000º) desenvolvendo esculturas e objetos decorativos e utilitários em seu próprio atelier, localizado em Brusque ,SC.
  
+
==DESPERTAR ARTÍSTICO<ref>https://www.vaniagevaerdceramica.com/a-artista</ref>==
 +
 
 +
Transcendo o espaço manipulando a argila. Matéria inerente ao meu ser. Arte é o meu respiro, pulsação, criação, liberdade de ser!
 +
Desde muito cedo, ainda menina, tinha por hábito observar tudo e todos. Me perdia no tempo olhando o que me cercava. Pintava, bordava, escrevia, criava. Lembro de uma frase, que minha mãe falou, “ perdeu-se um artista em você”. E foi na argila que me encontrei!
 +
 
 +
É matéria viva, respira por todos os poros. Da argila vem a cerâmica cuja palavra deriva do grego Keramikón – feito de argila. Arte composta pelos quatro elementos – terra, água, fogo e ar.
 +
 
 +
Meu trabalho é totalmente manual, sem o uso do torno. Não gosto do comando de máquinas, gosto das marcas dos dedos e das mãos. Manusear a argila requer paciência, é a arte da espera e das modificações, pois envolve a modelagem, secagem, primeira queima a 800 graus denominada terracota ou biscoito e a segunda queima, a 1000 graus, onde acontece a alquimia do vidrado pela esmaltação.  Meu fazer artístico se divide em esculturas, peças decorativas, utilitárias, colares, painéis, telas, instalação artística, intervenção artística e tudo mais que mente e mãos podem criar. A exclusividade das peças é o encanto maior!
 +
 
 +
Minha lembrança da infância é a de estar sentada em uma poça de lama após a chuva e com as mãozinhas enterradas no barro.
 +
Tijucas, minha cidade natal foi o berço da minha arte e em Brusque está meu Atelier.
  
 
==VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS==
 
==VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS==

Edição das 11h35min de 8 de julho de 2020

BIOGRAFIA

Vania Helena Gevaerd nasceu em Tijucas, SC , Brasil. Aos sete anos mudou-se com os pais e os três irmãos mais velhos , para Brusque, SC.

Formou-se em Educação Artística, na Universidade Regional de Blumenau, FURB, Artes Visuais , Fundação Educacional De Blumenau, FURB, e Pós graduação em Fundamentos Estéticos e Metodológicos – Cerâmica e suas origens , na Fundação Educacional de Blumenau, FURB

Participou do Seminário – O Espaço E A Expressão ,com Maria Do Barro – Com aulas teóricas na Fundação Educacional de Blumenau- Furb e aulas práticas nas olarias de Pomerode, SC.

Professora de Educação Artística da rede Pública e Estadual , de 1978 a 2008,e na rede particular – Colégio São Luiz, Colégio Consul Carlos Renaux, Colégio Energia, entre 1982/2000, e atualmente atua na Unifebe – Centro Universitário de Brusque, como Professora de História da Arte do curso Vida Ativa.

Criou seu primeiro atelier, ainda menina, em 1970, onde exercitava a arte da pintura .

Na década de 1990 abre seu atelier e atua na função de professora de Educação Artística e professora de cerâmica.

Desde 2008 dedica-se à cerâmica de baixa temperatura ( 1000º) desenvolvendo esculturas e objetos decorativos e utilitários em seu próprio atelier, localizado em Brusque ,SC.

​==DESPERTAR ARTÍSTICO[1]==

Transcendo o espaço manipulando a argila. Matéria inerente ao meu ser. Arte é o meu respiro, pulsação, criação, liberdade de ser! Desde muito cedo, ainda menina, tinha por hábito observar tudo e todos. Me perdia no tempo olhando o que me cercava. Pintava, bordava, escrevia, criava. Lembro de uma frase, que minha mãe falou, “ perdeu-se um artista em você”. E foi na argila que me encontrei!

É matéria viva, respira por todos os poros. Da argila vem a cerâmica cuja palavra deriva do grego Keramikón – feito de argila. Arte composta pelos quatro elementos – terra, água, fogo e ar.

Meu trabalho é totalmente manual, sem o uso do torno. Não gosto do comando de máquinas, gosto das marcas dos dedos e das mãos. Manusear a argila requer paciência, é a arte da espera e das modificações, pois envolve a modelagem, secagem, primeira queima a 800 graus denominada terracota ou biscoito e a segunda queima, a 1000 graus, onde acontece a alquimia do vidrado pela esmaltação. Meu fazer artístico se divide em esculturas, peças decorativas, utilitárias, colares, painéis, telas, instalação artística, intervenção artística e tudo mais que mente e mãos podem criar. A exclusividade das peças é o encanto maior!

Minha lembrança da infância é a de estar sentada em uma poça de lama após a chuva e com as mãozinhas enterradas no barro. Tijucas, minha cidade natal foi o berço da minha arte e em Brusque está meu Atelier.

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS

Artista visual, ceramista e professora. Graduada em Artes pela FURB . Pós- Graduada em Fundamentos Estéticos e Metodológicos, Furb.

Fundadora do Grupo de Arte Contemporânea- G13, em outubro de 2011. Idealizadora do primeiro curso de história da arte , desde 2012,Brusque SC.

Professora de Arte da Rede Pública, Particular e do Projeto Vida Ativa , Unifebe, Brusque.

Estudiosa e pesquisadora de museus e galerias de arte em vários países : Holanda, França, Londres, EUA, Brasil. Etc.

Recebeu o prêmio de “ Destaque 2015” , na área artística do Soroptimist International Of The Americas – Região Brasil.

Organiza passeios e viagens culturais por várias cidades do Brasil e ateliês de artistas de Brusque e região.

Como poeta , recebeu menção honrosa pelo trabalho selecionado em agosto de 2011,no Primeiro Concurso de Poesia Urbana. Atua como ceramista e professora de cerâmica no Ateliê Das Cerâmicas, Brusque.

1986/87 e 88 – Arte na praça

Coletiva de artistas.

1995 – Exposição individual na Agência dos Correios de Brusque.

Endereço- Rua Monte Castelo, centro.

Exposição Individual na Agência do Banco do Brasil.

Endereço- Av. das Comunidades, Brusque.

1997- Exposição Individual no Hotel Monthez.

1997 – Exposição Coletiva de Artistas

Galeria NR.

Rua Felipe Schmidt,15 Salas 2 e 3

1998 – Exposição coletiva no Espaço Cultural do Centro Comercial BRUEM ,atual centro administrativo da Havan

Fotos de Karina Zen e esculturas de Vania Gevaerd.

2.000 – Exposição coletiva no Parque Unipraias,

Balneário Camboriú

2.000 – Exposição no Espaço Cultural Perdigão

Videira, SC.

2001 – Exposição coletiva no Castelinho da Moellmann, (atual loja Havan).Blumenau,SC.

2005 – Exposição Coletiva – III Noite Cultural da SEB - Local- Sociedade Esportiva Bandeirante.

2007 – Exposição coletiva n do Primeiro COOPERARTE

Local- Colégio Potencial.

Participação de todos os “Pretextos Contemporâneos” ,de 2012 a 2015

Realização do SESC, com curadorias de Fernando Lindote, Marcos Freitas, Alena Marmo, Thiago Romagnani, Charles Narloch entre outros.

2011- Exposição “ Cadaum” – Grupo G13, Centro Cultural Azambuja e Unifebe.

2012 – Exposição com o Grupo G13 na Assevim e Fundação Cultural.

2013- Exposição com o Grupo G13 na Faculdade São Luiz.

2014 – Exposição Comemorativa aos 60 anos do Jornal O Município ,de Brusque- Local: Casarão Garibaldi.

2015 – Curadoria e exposição coletiva “ A Casa É Delas” – Sociedade Amigos De Brusque- Casa de Brusque.

2019 – Exposição individual no espaço anexo a Livraria Graf – "Barro por Testemunha".