Livro Brusque 150 anos

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 15h50min de 26 de julho de 2012 por Alicas (discussão | contribs) (Criou página com 'O livro "Brusque: 150 anos - Tecendo uma História de Coragem", lançado em 31 de julho de 2012, contou com a colaboração de 10 pesquisadores em História que escreveram 14 cap…')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

O livro "Brusque: 150 anos - Tecendo uma História de Coragem", lançado em 31 de julho de 2012, contou com a colaboração de 10 pesquisadores em História que escreveram 14 capítulos.

Autores

PARTE UM – NOVOS OLHARES

  • INTRODUÇÃO: OS TEXTOS E OS CONTEXTOS, CONSTRUINDO UMA HISTÓRIA.
  • TECENDO UMA HISTÓRIA: IMIGRAÇÃO, COTIDIANO E TRABALHO.
  • CURA E MORTE: CHÁS, DOENÇAS E MÉDICOS.

Elaborado por Marlus Niebuhr. Mestre em História do Brasil Meridional - UFSC (1997). Especialista em História do Brasil – UNIVALI (1990). Graduado em História pela UNIVALI (1988). Atuou como professor titular da Fundação Educacional de Brusque desde 1991, atualmente, Unifebe, onde fundou e coordenou o Centro de Documentação Oral e Memória – CEDOM (1997 a 2007), na mesma instituição coordenou o Curso de História, e também coordenou o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em História - Um tema contemporâneo: A Intolerância na Sociedade Latino-Americana – (2005 – 2006), em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Intolerância - LEI, da Universidade de São Paulo (USP). Atuou como coordenador do Curso de História da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atua desde 1990, como professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Desde 2010 ocupa o cargo de Diretor de Patrimônio Histórico na Fundação Cultural de Brusque.

  • XOKLENG: A TRAJETÓRIA DE UM POVO FRENTE AO PROCESSO DE IMIGRAÇÃO EUROPEIA NO SÉCULO XIX.
  • 1900 a 1950: UM RELATO DOS ACONTECIMENTOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA BRUSQUENSE.
  • A REVOLUÇÃO DE 1930 E SEUS EFEITOS NA CIDADE DE BRUSQUE.

Elaborado por Robson Gallassini. Especialista em História – Um tema contemporâneo: A Intolerância na Sociedade Latino-Americana - Unifebe (2006). Graduado em História pela Unifebe (2003). Atualmente é professor de História no Centro Educacional Cultura (Brusque) e no Colégio Madre Francisca Lampel (Gaspar).

  • UM BREVE OLHAR SOBRE A IMIGRAÇÃO E OS ELEMENTOS SOCIOCULTURAIS NA FORMAÇÃO DA COLÔNIA ITAJAHY (BRUSQUE).

Elaborado por Graziela Maffezzolli. Especialista em Educação: Sociedade e Cultura - FURB (2008). Graduada em História - Unifebe (2004). Atuou como professora no Colégio Cultura e na Rede Municipal de Educação de Brusque e também como Coordenadora do Centro de Direitos Humanos de Brusque. Atualmente é Diretora eleita na Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Knorring.

  • COLÔNIA PRÍNCIPE DOM PEDRO: UMA COLÔNIA PLURAL.
  • “BONS TEMPOS AQUELES...” SOCIABILIDADES DO INÍCIO DO SÉCULO XX.

Elaborado por Carlos Eduardo Michel. Graduado em História pela UNIVALI (2009). Atuou na rede pública de educação entre 2008 e 2010. Atualmente é músico e professor de História e Filosofia no Centro Educacional Cultura e Colégio Cenecista Honório Miranda (Brusque).

  • FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DE BRUSQUE NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO ENTRE A MONARQUIA E A REPÚBLICA.

Elaborado por Regiane Pedrini Fischer. Especialista em História – Um tema contemporâneo: A Intolerância na Sociedade Latino-Americana - Unifebe (2006). Graduada em História pela Unifebe ( 2003). Atuou como professora-tutora-externa do Curso de História, na modalidade a distância, promovido pela UNIASSELVI/ASSEVIM. Atualmente ocupa a função Coordenadora de Ensino Fundamental Séries Finais, Ensino Médio e EJA na Secretaria Municipal de Educação em Brusque.

PARTE DOIS – OUTRAS POSSIBILIDADES

  • NOS MEANDROS DO ITAJAÍ-MIRIM.

Elaborado por João Carlos Mosimann. Graduado em Engenharia, professor e pesquisador e escritor. Desenvolve temas ligados à história catarinense. Recebeu o Prêmio Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura, pela obra “Catarinenses – Gênese e História”.

  • CRIME E ESCRAVIDÃO NA COLÔNIA ITAJAHY (BRUSQUE) - 1861.

Elaborado por José Bento Rosa da Silva. Doutor em História – UFPE – (2001). Mestre em História do Brasil – PUC/SP (1994). Especialista em História Econômica (1986) e História do Brasil (1988). Graduado em História pela UNIVALI (1985). Atuou como professor na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI e Centro Universitário de Brusque – Unifebe. Atualmente é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

  • PRESENÇA DEHONIANA NA EDUCAÇÃO EM BRUSQUE.

Elaborado por Karina Santos Vieira Schlickmann, Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2011). Especialista em Orientação, Supervisão e Gestão Educacional pelo ICPG (2006) e Graduada em História pela Unifebe (2003). Atuou como secretária do Arquivo Provincial Padre Lux – APPAL.

  • ALDO KRIEGER: UM EXPOENTE BRUSQUENSE, UM GRANDE MÚSICO BRASILEIRO.

Elaborado por Meire Anne Hoeppers Ruiz, especialista em História – Um tema contemporâneo: A Intolerância na Sociedade Latino-Americana - Unifebe (2006). Graduação em História pela Unifebe (2003). Atua como professora na escola Lareon.

  • HISTÓRIAS CARNAVALESCAS: COMEMORAÇÕES EM BRUSQUE.

Elaborado por Luciana Paza Tomasi especialista em Gestão Escolar no período de (2009-2010). Graduada em História pela FURB (2008). Atuou como professora na rede municipal, estadual e particular de ensino. Atualmente é historiadora da Sociedade Amigos de Brusque – Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim.

Capítulos