Mudanças entre as edições de "Entrevista Paulo Roberto Eccel - Luiz Gianesini"

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Linha 96: Linha 96:
 
{{Referências|Referências}}
 
{{Referências|Referências}}
 
*Jornal Em Foco. Edição nº x. 2 de agosto de 2011.
 
*Jornal Em Foco. Edição nº x. 2 de agosto de 2011.
[[Categoria:Entrevista|Paulo Roberto Eccel]] [[Categoria:Entrevista Luiz Gianesini|Paulo Roberto Eccel]]
+
[[Categoria:Entrevista Luiz Gianesini|Paulo Roberto Eccel]]

Edição das 14h37min de 1 de novembro de 2012

Paulo Roberto Eccel.

O entrevistado da semana é o Prefeito Paulo Roberto Eccel, filho do saudoso Modesto e de Hilda Anna Eccel. nascido em Brusque, aos 20 de abril de 1965, casado com Elizabete Maria Barni Eccel com a qual tem dois filhos: João Vítor e Pedro Henrique. Pós graduado em Direito Processual Civil na FURB.

Quais são as memórias de sua infância?

São muitas. mas especialmente aquelas relativas à convivência familiar. Éramos uma família com seis filhos e a casa dos meus pais estava quase sempre cheia de parentes de outras cidades, especialmente de Vidal Ramos. Também tínhamos muitos animais e isso fazia com que eu e meus irmãos nos envolvêssemos no trato e cuidado dos mesmos, auxiliando nossa mãe. Ou seja, desde criança, o trabalho sempre foi meu grande companheiro.

Sonho de criança?

Governar Bmsque.

Pessoas que influenciaram?

Em cada etapa da vida muitas são as pessoas que nos impulsionam. Minha mãe foi unia delas. Também algumas professoras foram decisivas, bem como meus amigos da juventude, que continuam comigo em nosso governo.

Como foi sua juventude?

Foi um dos grandes momentos da minha vida, onde descobri meu papel na sociedade e a necessidade de sair da posição de espectador e ir à luta, para buscar transformar a realidade, a partir dos princípios do socialismo.

De que professores lembra com carinho?

De muitos. Mas a primeira professora, Dona Iracema Zucco Sassi. sempre será inesquecível. Também tive muita influência de minha querida professora de Português, Dona Sueli Pantaleão, que hoje mora na Meia Praia e que sem sombra de dúvidas transformou-se em grande amiga.

Formação escolar?

Fiz o pré escolar no SESI; O ensino fundamental no Dom João Becker; O ensino médio iniciei no Honório Miranda e conclui no São Luiz. Fiz dois cursos superiores (Ciências Contábeis e Direito) na FURB e a especialização em Direito Processual Civil também na FURB.

Como surgiu a veia política em Paulo Roberto Eccel?

Creio que veio do berço. mas a certeza de sua importância manifestou-se veementemente em minha juventude.

Prefeito, parece que o senhor chegou inteiro ao final dos dois primeiros anos de mandato. Como foi a experiência à frente do Executivo?

Está sendo extraordinária. Toda a energia que um ser humano pode ter. neste momento estou dedicando à causa de governar Brusque, que é desafiadora. No primeiro ano procuramos obter as ferramentas e começar a organizar a casa. No segundo ano, vários projetos foram iniciados e neste terceiro ano começamos a concretizar várias das ações planejadas. Um governo é como uma plantação, tem o tempo de plantar e o de colher e entre os dois há o tempo da espera que é o mais difícil e angustiante e que graças a Deus já passou.

Com uma situação financeira mais equilibrada, o final de 2011 e o exercício de 2012, a Administração Paulo R. Eccel/Farinha poderá agilizar mais os projetos em andamento?

Sem dúvida alguma. Agora estamos iniciando a colheita e todos os bairros e também o centro estão em obras. Nossa filosofia de participação popular através do orçamento participativo fez com que o recurso público fosse espalhado pela cidade, fazendo brotar obras impactantes e necessárias, sob a ótica dos cidadãos.

Fazendo um paralelo entre sua administraçao e as anteriores, a administração anterior dedicou-se, segundo os mesmos, a obras ditas faraônicas. A administração Paulo R Eccel/Farinha no primeiro período da gestão tem dedicado a obras sociais e obras de infraestrutura - como as obras de drenagem pluvial urbana em diversas bacias. Para o segundo período a administração Paulo Roberto Eccel/ Farinha o que ela contempla? E quais são as prioridades atuais?

Nossa grande meta é a conclusão de todas as obras de macro drenagem, que são o maior investimento público da história da cidade: São obras que vão organizar e orgulhar o nosso município. fazendo desaparecer o fantasma dos alagamentos em vários pontos da cidade. Também vamos entregar perto de mil moradias até março do ano que vem, realizando o sonho da casa própria e dando dignidade à nossa gente. Paralelamente com a nossa usina de asfalto, vamos iniciar o maior processo de pavimentação que a cidade já viveu. Tudo isso vai fazer com que Brusque se reposicione no ranking das cidades brasileiras com melhor qualidade de vida.

Uma parte da população comenta que o andamento das obras da atual administração deveria ser mais agilizada, sabe-se que muito vai do secretariado. Todos os secretários municipais tem o perfil para o cargo como o senhor esperava , ou por força de coligações ou compromissos partida rios tem que ir levando como dá?

Eu também gostaria que várias das obras andassem com mais agilidade, mas não podemos esquecer das condições físicas do município e também da situação administrativa que encontramos ao chegar à prefeitura. Quanto ao nosso Colegiado de governo, reconheço o esforço de todos para que alcancemos as metas definidas em nosso planejamento estratégico.

Uma das administrações anteriores pensou em ligar Azambuja a Santa Terezinha via Trem Bala no futuro poderá vir a concretizar-se?

O que vamos concretizar em breve é a qualificação de nosso transporte coletivo de passageiros, que é a única alternativa para salvar do colapso o trânsito de nossas cidades. Com a nova licitação que está em andamento, vamos oferecer mais horários e qualidade em nossas linhas, que certamente estimularão mais pessoas a modificarem seus hábitos de transporte. Além disso, temos vários traçados de novas vias, que criarão anéis que proporcionarão alternativas para desvio do tráfego pesado e de passagem da região central da cidade. E esse é um projeto que espero tenha continuidade nos governos que nos sucederão.

Qual é seu ideal de Brusque daqui a duas décadas?

Em 2031 Brusque deverá ter cerca de 200 mil habitantes. O ideal seria que as gestões futuras também se baseassem na cultura do planejamento e da participação popular.

Os dois primeiros anos da sua gestão foi um período de de lua-de-mel entre a Câmara e a prefeitura ou um duelo de foice e facão? E para os próximos anos o que espera da Casa Legislativa?

Temos minoria na Camara de Vereadores e isso dificulta o trabalho. Boa parte dos projetos. mesmo aprovados. na maioria das vezes demoram muito para serem votados e isso prejudica a cidade. Com a proximidade do pleito eleitoral de 2012 certamente a situação não tende a melhorar.

Algumas pessoas reclamam que trabalharam em sua campanha e não têm emprego na prefeitura. O que você tem a dizer sobre isso?

Se falam isso, só tenho a lamentar, pois não prometi emprego para ninguém em minha campanha. Prometi que faria concurso público e isso já fizemos.

A atual administração é nas duas ultimas décadas a que olhou com bons olhos o servidor, a outra que também viu com esses bons olhos — não tanto como esta - foi a de Danilo/Venzon. Teve administradores que diziam que o servidor efetivo é um aproveitador. Como o senhor vê a questão?

Todos os nossos compromissos públicos com o servidor municipal já estão cumpridos: novo plano de carreiras e estatuto, concurso público e agora o IBPREV. Não há como a sociedade querer ter um serviço público de qualidade com a situação caótica, vivida até o final de 2008, pelos nossos servidores. Nossa excelente relação com o servidor tem proporcionado uma melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados aos nossos munícipes. Queremos que o serviço oferecido pelos órgãos da prefeitura seja uma referencia positiva para o Brasil.

A Associação dos Servidores é a menina dos olhos do Prefeito?

Nossa Associação dos Servidores, da qual também sou associado com a carteirinha nr.13. é a grande responsável por gerar condições de melhorias na qualidade de vida de nossos servidores. Nosso Presidente Toninho é alguém com um coração generoso e muito dedicado. Até o final deste ano pretendemos estar com a sua nova sede em ritmo acelerado.

As agentes de saúde estão correspondendo? Estão cumprindo o seu papel a contento?

O trabalho das agentes comunitárias de saúde precisa de capacitação constante. Temos recebido muitos elogios pela for na com que a maioria desempenha sua função, mas ainda há espaço para melhoras significativas em várias regiões.

Tem gostado do projeto de identificação dos táxis em Brusque?

Creio que é um bom início, pois Brusque é uma das poucas cidades catarinenses e a única da região que sua frota de táxi não possuía qualquer identificação, a não ser o pequeno luminoso.

Uma palhinha sobre Paulo Roberto Eccel na Assembleia Legislativa?

Desenvolvi um mandato que procurou honrar a nossa cidade. Conseguimos aprovar para os jovens e estudantes a lei da meia-entrada em atividades culturais. Mudamos a lei das bolsas de estudo universitárias. ampliando a quantidade de estudantes atendidos. Aprovamos a lei que acaba com a cobrança da tarifa básica de telefonia em SC, que somente não está vigorando por força de uma liminar, que o ex-governador Luiz Henrique conseguiu no STF, barrando sua vigência. Presidi o Fórum Catarinense de Acompanhamento da Mídia e coordenei a Campanha Contra a Baixaria na TV aqui em SC. Ou seja. desenvolvi um mandato parlamentar cujos efeitos estão em todo o estado.

E o próximo pleito municipal?

Será mais um momento para nossa população decidir qual o modelo de cidade e de governo que mais melhoram a sua vida.

Tem lido jornais? E o EM FOCO está na trilha certa?

Sim, sou um leitor assíduo dos jornais de qualidade de Brusque e vejo que o Em Foco, apesar da tenra idade, vem dando passos firmes e seguros, conquistando mais e mais credibilidade a cada edição.

Uma mensagem de aniversário de Brusque?

Um poeta já escreveu que "a gratidão é o sentimento que mais aproxima o ser humano de Deus". Por isso, nesta Semana em que Brusque completa 151 anos, expresso o meu agradecimento à nossa população por ter me dado a oportunidade de governar a nossa cidade. Neste momento, estou dedicando a minha vida a esta causa e espero, ao final deste mandato, orgulhar a todos, pois quero poder proporcionar à nossa gente uma Brusque bem cuidada, saudável e participativa, em respeito ao cidadão. Feliz aniversário, minha querida!!!

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição nº x. 2 de agosto de 2011.