Entrevista Moacir Merízio - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 18h47min de 7 de junho de 2016 por Alicas (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Moacir Merízio1.jpg

MOACIR MERÍZIO: Filho de Pedro (05.09.16 a 21.09.85) e Maria (08.09.20), Natural de Águas Negras, Botuverá, nascido aos 16.09.50. São em 12 irmãos: Altair – faleceu com 3,5 anos, vitima de um raio, Anair, Altair Bernardino (in memoriam),, Moacir, Ademir, Odair, Osnir, Alcir, Valdir (in memóriam), Elenir (in memoriam), e Dalmir (in memoriam). Cônjuge: Inês Gianesini Merízio, casados em 24.02.79; dois filhos: Adriana (19.08.79) e Moacir Júnior (09.07.83). Torce para o C R Flamengo, Santos e pela equipe que represente Brusque. Professor e Vice-Prefeito de Botuverá. Eterno Peemedebista.

Fale de sua formação e de sua carreira profissional

Moacir Merízio2.jpg

Criei-me na agricultura com meus pais, permanecendo até aos 12 anos, ai fui para o Seminário , inicialmente em Rio Negrinho, idos de 63/64, depois Corupá,65, em seguida, retornei, ingressando no Honório Miranda, passando para o São Luiz, onde obtive a formação em 67, mais tarde fiz o normal no C. C . Renaux. Iniciei, então, no magistério. Em 77, fui para a iniciativa privada – madeireira Merízio, até 88. De 89 a 92, fui coordenador local de educação, de 93 a 96, fui Prefeito; de 97 a 98, Diretor Administrativo da Federação Catarinense de Esportes e de 99 para cá, Professor na Escola João Stolfe. Também fui Vice-Prefeito nas administrações 89/92 e, na atual administração.

Filho de político?

Moacir Merízio3.jpg

Sim , meu pai foi vereador na primeira legislatura -63/66 e Vice Prefeito na gestão 69/73, quando José Bonus Leite Carroso administrou o município.

Como ingressou na política?

Moacir Merízio4.jpg

Entrei na política por imposição partidária. Decidiram que o vice sairia de Águas Negras e lá fui escolhido. Saliente-se que o mesmo aconteceu com a escolha para candidato à Prefeito em 92.

Como é administrar um município do porte de Botuverá?

Moacir Merízio5.jpg

Como administrador a gente se torna solução para todos os problemas da comunidade, por ser um município pequeno tudo vem ao Prefeito, ressaltando-se, que fazem questão de resolver com o Prefeito. É justificável por ter condições de fazer com que as pessoas se sintam bem, e com seus problemas resolvidos.

Em termos de Esporte - no município – como anda?

Hoje, temos em andamento um campeonato municipal de futebol, com a participação de 13 equipes e, também um campeonato com futebol de salão.

Fatos marcantes?

Inúmeros fatos marcaram minha vida: ser filho do pai e mãe que tive; o nascimento de Adriana e do Júnior; ter sido eleito Prefeito.

Grandes nomes em Botuverá, na vida política, empresarial, educativa e religiosa?

Entre outros, cito: Políticos: José Bonus Leite Carrroso, Zeno Belli, Pedro Merízio (in memoriam), Sérgio José Colombi, Pedro Luiz Colombi, Nilo Barni, Geracir Bambinetti, Valdir Domingos Paloschi, Onório Camandolli (in memoriam), Sebastião Tomio (in memoriam), Alexandre Dalcégio, Zenor Francisco Sgrott, Ademir Luiz Maestrri, Dino Dalcégio, Aguiar Assini. Empresários: Naltair Bambinetti, José Augusto Werner, Valdívio Assini, Ismar Pedrini, Antônio Oliári, Odair Comandolli. Educação: Silvino Schmidt, Francisco Colombi, Eliana Bosco e Nícia Sestari. Religiosos: Padre Floriano Martins, Padre Laudelino Rechert e Padre João Miguel.

Pensa em sair candidato no próximo pleito?

Esta cedo ainda, todavia com aproximação da convenção se for indicação do diretório do partido estarei a disposição.

Referências

  • Jornal A Voz de Brusque. Matéria publicada em 10 de outubro de 2003.