Entrevista Nelson José Pehnk - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Reunião Empresarial: Nelson José Pehnk, Carlos Cid Renaux, Armando Gonzaga, Dr. Airton Minógio e esposa.

NELSON JOSÉ PEHNK: Filho de Antônio e Margarida Erbs Pehnk, natural de Brusque, nascido aos 22.03.32; descendência Húngara-Germânica; cônjuge: Lourdes Schoeninger Pehnk; três filhos: Loriane Anete, Thessa Maritza e Kleber Ronald e quatro netos: Rian Leonardo; Amanda Laíse, Naiana Aline e Gabriel Felippo. Vereador em três legislaturas. Torce pelo C.R. Flamengo.

Idos de 1982: Descerramento da placa e inauguração do SESC: Pelo prefeito - saudoso - Alexandre Merico e pelo Patrono da entidade Nelson José Pehnk.

Fale de sua vida profissional

Há 57 anos atuando no Comércio, onde até hoje dirijo uma empresa familiar, de propriedade de nossa família.

Esportivamente?

Participei durante muitos anos na Diretoria e Conselhos dos C. A. Carlos Renaux. C. E. Guarani, Clube de Caça e Tiro Ipiranga e Sociedade Barriga Verde, onde preocupamos emprestar nossa modesta colaboração.

Participação política?

Em 1965, entendemos que deveríamos ter participação política da nossa cidade e, resolvemos dar nossa colaboração na eleição do então Prefeito Antônio – Néco – Heil. No ano seguinte, o então Prefeito, nos convidou para que concorrêssemos a uma vaga na Câmara Municipal, cuja empreitada foi bem sucedida. Em 1969, a Aliança Renovadora Nacional –ARENA, dispunha de três pré-candidatos à Prefeito, submetemos a apreciação dos senhores convencionais, nós obtivemos o segundo lugar na preferência dos presentes a convenção e, atendendo pedido dos companheiros, resolvemos concorrer mais uma vez a vereador, obtendo expressiva votação. Por sinal, cabe registrar um fato curioso. Numa urna, nós obtivemos 51% dos votos a mais que o próprio candidato à Prefeito – único. Conseguimos nos eleger três vezes a vereador, época em que o vereador não percebia salários.

O Sr foi vereador em três oportunidades?

Sim, assumi uma cadeira no legislativo em 67/70, em 70/73 e em 73/77.

Na sexta legislatura- 67/70 – de quantos vereadores era composta a Câmara e, quais eram os vereadores e na sétima legislatura?

Éramos em 11 vereadores, a saber: Alberto Eugênio Zimmermann, Nelson José Pehnk, Bruno Maluche, Arno Ristow, Gentil Albani, Arnoldo Ristow, Kurt Schlosser, Heinz Appel, Aurinho Silveira de Souza, Abércio Gracher, que foi substituído por Ernesto Bianchini Júnior e Alexandre Merico e, na sétima legislatura, apenas foram eleitos o Schoening e o Dr Cardeal, como estreantes, os demais permaneceram, ressaltando-se que a sétima legislatura, embora tenha sido eleitos 11 vereadores, o vereador Kurt Schlosser deixou de assumir por mudança de domicílio eleitoral e como existia o mesmo número de candidatos para as vagas existentes, assim sendo, permaneceu a Câmara durante todo o período desfalcada de um vereador.

A composição da Câmara no oitava legislatura?

Ambrósio da Silva Mafra, Andino Leopoldino de Souza, João Garcia Venturelli, Euclides Visconti, Jorge Romeu Dadan, Aleixo Beuting, Zeno Heinig, Celso Westrupp, Bento Tiago Cadore, Nelson José Pehnk e Francisco Haag.

Por que o vereador eleito João Garcia Venturelli foi substituído?

Devido ter sido transferido seu domicílio para o Estado de Espírito Santo.

Quem presidiu o Legislativo nas três legislaturas?

1967 – Kurt Schlosser, 69- Alexandre Merico, 70, Arno Ristow, 71, Euclides Cardeal, 73, Euclides Visconti, 75, Celso Westrupp e em 77, Jorge Romeu Dadan

A partir da eleição do Pilolo, passamos a ter um fato novo no Poder Executivo?

Sim, com a eleição do Pilolo, passamos a ter o Vice-Prefeito, tendo sido eleito, como primeiro Vice Prefeito, o saudoso Alexandre Merico.

Como foi o relacionamento com o Poder Executivo – Antônio – Néco – Heil, Pilolo e César Moritz – nas três oportunidades?

Mantivemos um bom relacionamento.

Lembrança positiva da Câmara?

Na época, o vereador só pensava em servir à comunidade

Fatos marcantes?

Em 1970, fomos eleito presidente do Sindicato do Comércio de Brusque, sucedendo o Sr Carlos Cid Renaux, sendo em seguida, conduzido como membro do Conselho da Federação do Comércio de Santa Catarina, em cuja entidade, ocupamos o cargo de Vice-Presidente, durante mais de 20 anos. Saliente-se, que durante esse período, contando com a colaboração do Presidente daquela entidade, Sr Charles Edgar Moritz. Trouxemos para Brusque o Centro de Atividades do Sesc e a Escola Técnica do Senac, que muito tem colaborado para o aperfeiçoamento profissional e o atendimento social e esportivo dos comerciários da nossa cidade e região.

O que faz Nelson J. Pehnk, hoje?

Hoje sou empresário e, como passatempo, além de minha empresa, aprecio muito manter uma pequena horta e jogar um domino com os amigos.

Referências

  • Jornal A Voz de Brusque. Entrevista publicada em 20 de fevereiro de 2004.