Sala Virtual Brusque:Sobre

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 15h56min de 30 de outubro de 2012 por Alicas (discussão | contribs) (Criou página com 'A história da cidade reunida em documentos, fotos, mapas e memórias poderá ser acessada de qualquer lugar do mundo a partir desta quarta-feira, 31. Na data, o Departamento Mun…')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

A história da cidade reunida em documentos, fotos, mapas e memórias poderá ser acessada de qualquer lugar do mundo a partir desta quarta-feira, 31. Na data, o Departamento Municipal de Patrimônio Histórico passa a disponibilizar oficialmente o conteúdo da “Sala Brusque Virtual: Enciclopédia de Brusque”. Para conferir a novidade, basta acessar o endereço www.brusque.sc.gov.br/enciclopedia.

A enciclopédia virtual funciona dentro da plataforma Wikipédia e também possibilita que os usuários interajam e colaborem com o conteúdo. A organização das informações e o levantamento histórico são coordenados pelos historiadores Marlus Niebuhr e Alisson Castro, que também ficam responsáveis por analisar o material enviado pelos usuários e abastecer o site com novas informações periodicamente.

Alisson explica que a ideia de criar um ambiente virtual para reunir informações sobre a cidade surgiu como resposta à demanda por um arquivo histórico municipal que estivesse ao alcance de toda à população de maneira rápida e cômoda. "A Enciclopédia nasce de um anseio por tornar públicas as fontes de pesquisa, bem como atender a uma demanda por pesquisas que, para serem realizadas por livros, demandariam muitos recursos humanos, financeiros e técnicos. A Enciclopédia Sala Brusque Virtual é exemplo de eficiência em políticas públicas voltadas à História", destaca Alisson.

O material disponibilizado na enciclopédia virtual também deve servir como complemento do livro “Brusque 150 anos: Tecendo uma história de coragem”, lançado em julho deste ano. Marlus acrescenta que os leitores poderão encontrar um vasto material de pesquisa sobre a cidade ao complementar a leitura do livro com as informações da sala virtual. “Nesse ambiente eletrônico também há espaço para depoimentos, fotos e todas as informações referentes ao município”, acrescenta.

Sala Brusque

A nova ferramenta de pesquisa histórica é uma extensão da Sala Brusque, que desde o mês de agosto de 2011 está à disposição da comunidade na Fundação Cultural de Brusque, no espaço da Biblioteca Pública Ary Cabral. O projeto é resultado de uma parceria realizada entre a FCB e a Secretaria de Educação e aponta uma nova perspectiva no âmbito da preservação e difusão das informações contidas nos arquivos históricos e nos demais conjuntos documentais que compõem os acervos da cidade.

Texto: Eduardo Pereira/SECOM