Rio Branco

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Histórico da Comunidade[1]

O Bairro Rio Branco foi colonizado, majoritariamente por imigrantes alemães que o denominaram de Grosser-Fluss, cujo significado na língua alemã é Grande Rio. Este nome originou-se inspirado nas dimensões do Rio Itajaí- Mirim que delimita as terras do bairro.

Os imigrantes alemães, que se estabeleceram no bairro, cultivavam a cana-de-açúcar, a fim de retirar o açúcar mascavo, e a cachaça. Produtos esses que posteriormente poderiam ser trocados ou vendidos nos postos de venda da Colônia. Além destes produtos, os imigrantes alemães tinham o hábito de cultivar verduras e legumes para o consumo doméstico.

Foi no ano de 1948 que o Bairro passa a chamar-se Rio Branco, e desde então permanece com o mesmo nome. Bairro este que se localiza na cidade de Brusque, Santa Catarina e que tem seus limites determinantes formados deste modo:

  • Bairro Dom Joaquim: a ponte torna-se o limite;
  • Bairro Guarani: a Associação do Archer torna-se o limite;
  • Município de Guabiruba: o rio da localidade da Fazenda torna-se o limite.

O Bairro Rio Branco é constituído de estabelecimentos industriais, comerciais, uma instituição escolar, instituições religiosas de variados credos e uma instituição esportiva, bem como se compõe de diversas moradias que tem seu numero ampliado ano após ano.

Destaca-se que desde 2004, formou-se um grupo de pessoas (voluntárias) empenhadas, juntamente com a Paróquia do bairro de Dom Joaquim para a construção de uma Igreja Católica no bairro Rio Branco, muitas promoções já se realizaram e a escola sedia o local para os eventos. Segundo as pessoas organizadoras desta iniciativa as em 2005 pretendem iniciar as obras.

Os estabelecimentos industriais limitam-se ao ramo têxtil e destacam-se: tecelagens e confecções. Quanto aos estabelecimentos comerciais destacam-se: lojinhas, mercados, padaria, farmácia, academia e açougue. As instituições existentes são:

  • A Escola de Ensino Fundamental Rio Branco, que atende desde o jardim até a 8ª série;
  • A Congregação Universal do Brasil, popularmente conhecida como a Igreja dos Crentes;
  • Comunidade São José da Igreja Católica Apostólica Romana;
  • A Sociedade Esportiva Rio Branco, onde é o ponto de encontro dos moradores para as atividades de lazer.

A comunidade do Bairro Rio Branco é heterogênea, pois se constitui de habitantes do próprio local, bem como moradores de outros estados do Brasil como: São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e principalmente do Paraná. Estes moradores em sua grande maioria trabalham nas indústrias do Bairro ou da cidade (centro).

É um Bairro que continua com muitas áreas de vegetação preservada, e por isso torna-se uma região agradável de viver. Destaca-se do Bairro a rua principal que é asfaltada e vem sendo melhorada em termos de recuperação e construção de calçadas, para facilitar a circulação de pedestres e ciclistas, fazendo com que a via se torne mais segura. Isto se faz necessário, pois o bairro recebe um trânsito bastante pesado que se compõem de caminhões, máquinas, automóveis, motos, bicicletas... No horário de entrada e saída dos funcionários das fábricas o movimento fica ainda mais intenso, aumentando os riscos de acidentes. Há duas faixas de pedestres, uma em frente a saída da escola, outra em frente a Tecelagem Atlântica, contudo nem sempre são respeitadas.

Sobre a “Casa Atlântica”[2]

Em meados do século de XIX, provavelmente próximo a data de 1890, foi erguida no bairro a residência da família Petermann, os dados apontam para os nomes de Carlos e Madalena Petermann, como os responsáveis por sua construção. Mais tarde, a residência da família passou por uma reforma, efetuada então por Alois e Ana Petermann (2ª geração da família). A empresa Tecelagem Atlântica, adquiriu a residência que se localiza em frente da mesma. O empresário Antônio Ogliari, proprietário da Atlântica, acalentava um sonho de preservação, que tornou-se realidade em 2012, quando a residência transformou-se no showroom da empresa, local de lançamento da coleção de “Inverno 2012 da Atlântica – Cama e Banho”.

Casa a casa tornou-se patrimônio histórico do bairro e referência em preservação pela ação da iniciativa privada.

Escola E. F. Rio Branco

A história da Escola de Ensino Fundamental Rio Branco tem sua gênese no início do ano de 1930, época em que a Escola era denominada: Escola Mista Provisória de Grosser-Fluss. Naquele ano estudaram 45 alunos, distribuídos de 1ª à 4ª série, e o professor responsável era Celso Schaefer. A denominação passou a ser em 1939 "Escola Mista Estadual Grosser-Fluss."

Já na década de 40 destaca-se (1948) dois fatos marcantes para a Escola Mista Estadual Grosser-Fluss, o primeiro foi a aquisição de um novo local para o funcionamento (Local onde existe hoje a tecelagem Atlântica), e o segundo corresponde a troca de nome do Bairro e da Escola, outrora denominados de Grosser-Fluss, naquele ano passando a serem então chamados de Bairro Rio Branco e "Escola Estadual Rio Branco" em homenagem ao bairro. Ao passo que quanto a denominação seguem as transformações subseqüentes:

Em 1951 - Escola Supletiva Rio Branco;

Em 1952 até 1953 - Escola Estadual Desdobrada Rio Branco;

Em 1954 até 1956 - Escola Desdobrada Rio Branco;

Em 1960 até 1971 - Escola Isolada Estadual Rio Branco;

Destaca-se aqui, que no ano de 1972, a escola adquiriu um novo e definitivo local de funcionamento, no qual permanece edificada até hoje. Naquele ano passa a ser denominada de Escola Isolada Rio Branco.

Municipalização

Em 1998 a Escola Isolada Rio Branco é municipalizada e recebe nova denominação: Escola Reunida Municipal Rio Branco [3]. Com a municipalização o nome da escola fora alterado para Escola Reunida Municipal Rio Branco[4], situada agora no logradouro: Rua Ernesto Bianchini, Nº 829.

Finalmente no ano de 2000, a escola ganha rua atual denominação: Escola de Ensino Fundamental Rio Branco[5], denominação que continua até hoje, sendo que a localização se firmou então na Rua Ernesto Bianchini, 829, Brusque - Santa Catarina.

Religiosidade

Igreja São José Operário

A capela é recente e desde 2004 é realizada uma festa anual, no segundo sábado de maio.

Referências

  1. Produzido pelos alunos da Escola Fundamental de Ensino Rio Branco pelo Projeto “Memória Viva: Meu Bairro... Minha cidade". Coordenador do projeto Marlus Niebuhr. Pesquisa realizada em 2010.
  2. contribuição de texto Marlus Niebuhr - 2012
  3. Brusque. Decreto nº 4.084 de 23 de junho de 1998 que "Transforma Escolas Municipalizadas".
  4. Decreto Nº 4084/98, na data de 23 de junho de 1998.
  5. Brusque. Decreto Nº 4.623/2000 de 20 de novembro de 2000. Altera identificação dos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Ensino de Brusque em EEB, EEF e CEI.