Relação dos colonos que viajaram a bordo da "Belmonte" e que foram os primeiros a se instalar em "Vicente Só" com o Diretor Maximiliano de Schnéeburg

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Relação dos colonos que viajaram a bordo da "Belmonte" e que foram os primeiros a se instalar em "Vicente Só" com o Diretor Maximiliano de Schnéeburg

1) Augusto Hoeffelmann — lavrador e tecelão, de 28 anos de idade, protestante, natural da Prússia. Casado com Ana Maria Scheitmann. de 28 anos de idade e da mesma religião. Filhos: Pedro, de 8 anos; Guilherme, de 3 anos e meio; Luiza. de 1 ano.

2) João Wilhehn-lavrador, de 58 anos de idade, católico , natural de Hessen (Darmstadt). Casado com Margarida Ritsch. de 47 anos, da mesma religião. Filhos: Simão, de 26 anos; Carlos, de 17; Eva, de 13. Margarida, de 8; Nicolau, de 7; João, de 5 e João Sebastião de 2 anos.

3) Frederico Guilherme Neuhaus — lavrador e cutileiro• de 36 anos, protestante, natural da Prússia. Casado com Elisa Margarida Isaac. de 35 anos. Filhos: Frederico, Gustavo, Emilio, Augusto e Ema, com 12, 10, 7. 5 e 2 anos de idade, respectivamente.

4) João José Scharfenberg — alfaiate, católico, de 32 anos. não estando assinalada a sua pátria de origem. Casado com Catarina Elizabeth Riesevick,ide 45 anos. Filhos: José, de 15 anos; Henrique, de 14; Antó-nio, de ir efflaria, de 4 anos. O casal trouxe um agregado. João Zim-mer, de 49 anos, católico.

5) Frederico Orthmann — lavrador protestante. de 33 anos, natural da Prússia; era casado com Joanna, de 28 anos e possuia os seguintes tilhos: Frederico, Beate, Emilio e Ernesto (gêmeos), de 4, 3 e 1 e meio anos, respectivamente.

6) João Germano Boiting — lavrador. católico, de 41 anos, natural da Prússia, casado com Maria Therback, de 35 anos. Filhos: João Antô• nio, 15 anos; Elizabeth, 13 anos; Bernardo. 8 anos e meio; Germano, 7 anos; José, 5 anos. Uma filha do casal morreu em Itajahy a 27 de julho, contando 15 meses de idade.

7) João Ostendarp — lavrador, carpinteiro, católico. natural da Prús-sia . Casado com Maria Catarina Sebbing, de 51 anos. Filhos: José. 18 anos e Henrique, com 13 anos.

8) Jacob Morsch — lavrador, católico, natural da Prússia, casado com Christina Amélia Flecker, de 32 anos. Filhos: Francisco, 6 anos; Henrique, 3 anos e um menor, retem-nascido. ainda não batizado.

9) Daniel Walter — de 50 anos, lavrador, protestante. prussiano e viu-vo; filho: Gustavo de 15 anos; Alberto, de 10 e Joana de 9 anos.

10) Luis Richter — de 41 anos lavrador, protestante, sem anotação de origem. Era casado com Henriqueta Barteis, de 33 anos. Filhos: Ernesto, de 5 anos; Emil, de 3 e Guilhermine de 1 ano e meio. Este último não trouxe em sua companhia a esposa e os filhos que se encontravam em Petrópolis, aguardando oportunidade para se reunirem ao chefe da familia, o que explica ter a relação 59 nomes e o Barão de Schnéeburg referido em sua carta ao Presidente haver chegado a "Vicente S6" com 55 colonos.

Houve ainda uma familia que embarcou na "Belmonte" com destino a Brusque: a de PEDRO MOPEI, casado com Francisca Steinebad, possuindo o casal três filhos menores. Tendo ficado retido na Barra do Rio. por doença da esposa, Mopei, que era marceneiro, resolveu ir morar em Blumenau, tentado pelas promessas do Dr. Hermann Blumenau seu Diretor. (Carta original do Barão de Schnéeburg; mencionado por Oswaldo R. Cabral em seu livro: "Brusque", 1958).


Casa de Brusque