Predefinição:Artigos destacados/arquivo/Alexandra da Dinamarca

De Sala Virtual Brusque
< Predefinição:Artigos destacados
Revisão de 15h27min de 12 de março de 2012 por Alicas (discussão | contribs) (Criou página com 'esquerda|110px '''Alexandra da Dinamarca''' (''Alexandra Carolina Maria Carlota Luísa Júlia''; 1 de dezembro de 1844 — [[20 de nov…')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Alexandra de Gales.jpg

Alexandra da Dinamarca (Alexandra Carolina Maria Carlota Luísa Júlia; 1 de dezembro de 184420 de novembro de 1925) foi a rainha consorte de Eduardo VII do Reino Unido.

A família de Alexandra era relativamente desconhecida até o seu pai, o príncipe Cristiano de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg, ser escolhido para suceder ao seu primo distante, o rei Frederico VII, no trono dinamarquês. Aos dezasseis anos, a princesa foi escolhida para futura esposa do príncipe Alberto Eduardo de Gales, herdeiro da rainha Vitória, tendo contraído matrimónio dezoito meses depois, em 1863, o mesmo ano em que o seu pai se tornou rei da Dinamarca e o seu irmão foi escolhido para se tornar rei da Grécia. Alexandra foi princesa de Gales entre 1863 e 1901, sendo até hoje a pessoa que mais tempo deteve este título. (ler mais)