Orlando Maria Murphy

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
  • Marlus Niebuhr, Historiador.
Padre e Professor Orlando Maria Murphy.

O Padre Orlando Maria Murphy natural da cidade de Indaial, Estado de Santa Catarian, em 02 de fevereiro de 1931, e faleceu em fevereiro de 1985. Filho de Eduardo Antonio Murphy e Emma Murphy, seu legado na área da educação permanece até os dias atuais. Sua trajetória de estudos inicia Curso de Filosofia, no Convento Sagrado Coração de Jesus, na cidade Brusque. Mais tarde, licenciou-se em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, Itália, e em Ciências Sociais e Políticas na Universidade Católica de Lovaina, Bélgica. Conquistou seu Doutorado em Teologia Moral pela Universidade Gregoriana de Roma, Itália.

Os trabalhos científicos mais conhecidos, são: “Leão XIII e a Questão Romana”, dissertação apresentada e defendida na Universidade Gregoriana de Roma, “Lê décollage vers la oroissanoe économique”, dissertação apresentada e defendida na Universidade Católica de Lovaina – Bélgica, “Il lavoro e il salario nella Teologia Morale dei XVIII e XIX secoli” – Tese de doutoramento apresentada e defendida na Universidade Gregoriana de Roma.

Figura de destaque da educação em nossa cidade, ocupou os cargos de: Diretor do Colégio “São Luiz”, de Brusque, SC, que assumiu em 1965, também foi Diretor do Colégio Honório Miranda, de Brusque, SC, de 1966 a 1967; atuou como Reitor da Fundação Educacional da Região de Blumenau, de 1970 a 1974; foi membro atuante e Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, iniciando seus trabalhos 1971.

Com larga experiência no magistério atuou como professor de nível de 1° e 2° Graus de Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil, Economia Política, História Econômica e Administrativa, Estatística, Sociologia e das línguas Inglesa e Francesa; foi Professor de Filosofia do Ser (Ontologia) e Filosofia do Agir (Ética), no Convento Sagrado Coração de Jesus, de Brusque, SC, de 1963 e 1964; Professor de Antropologia e Sociologia do Desenvolvimento, na Faculdade de Serviço Social de Santa Catarina, de 1969 a 1971;Professor de Filosofia do Direito, na Faculdade de Ciências Jurídicas de Blumenau;Professor de Estudo de Problemas Brasileiros, nas Faculdades da Fundação Educacional da Região de Blumenau; Professor de Sociologia Aplicada à Administração, na Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí – Rio do Sul e Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau;Professor de Sociologia Geral e Aplicada, nas Faculdades da Fundação Educacional da Região de Blumenau; Professor de Sociologia, Introdução à Economia e História do Pensamento Social e Político, na Escola Superior de Estudos Sociais de Brusque; em 1973.

Durante 12 anos ocupou a cargo de Presidente da Fundação Educacional de Brusque ( atualmente UNIFEBE), lhe cabe o honra de ter sido o primeiro presidente da instituição.

Referências