Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 09h44min de 11 de março de 2013 por Alicas (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
  • Pastor Cláudio Schefer / Marlus Niebuhr [1]

Histórico apresentado na cerimônia que marcou o início das comemorações dos 150 1 anos, realizado no Centro Evangélico em 14 de novembro de 2012.[2]

Esta bela história inicia-se com a chegada dos imigrantes pioneiros, em 4 de agosto de 1860. Após a longa travessia do oceano, aportaram em Desterro, depois partiram para a Vila Itajahy, e seguiram, subindo o rio, à colônia "Itajahy-Brusque".

A semente evangélica de confissão luterana foi plantada por esses imigrantes. Sua fé e determinação possibilitaram o crescimento e florescimento desta bela comunidade. Esses pioneiros eram oriundos da Alemanha, de Schleswig-Holstein, Birkenfeld (Oldenburg) e Baden, norte da Alemanha. Assim, homenageamos as famílias pioneiras de: Augusto Hoefelmann, Frederico Guilherme Neuhaus, Frederico Orthmann, Daniel Walther e Luiz Richter, todos casados e com filhos.

Na bucólica região de Bateas foi construída a primeira casa de oração, sendo o serviço religioso praticado por colonos, que traziam em sua bagagem: a Bíblia, Hinário e o Catecismo Menor. Os serviços religiosos de batizar, casar, e serem confirmados eram realizados pelo Pastor Oswaldo Hesse, que residia em Blumenau.

Com o número de fiéis crescendo, com a chegada de novos imigrantes, era necessária a presença contínua de um pastor na localidade. Em l7 de abril de 1863 foi aprovada a primeira "Ordem da Comunidade Evangélica de Brusque", com a presença do Pastor Hesse, que fazia diligentemente visitas periódicas à comunidade a cada 3 meses.

Depois de muitos pedidos, para alívio e alegria dos fiéis, chegou ao mês de fevereiro de 1865, o Pastor Johann Anton Heinrich Sandreczki, nosso 1º Pastor. Seu pai era de descendência polaca, e nascera na Baviera, e desde muito jovem Sandreczki, teve contato com os ofícios religiosos, sendo ordenado pastor em Würtenberg no ano de 1864.

O primeiro matrimônio realizado pelo Pastor Sandreczki foi de Johann W. Wandrey e Maria Charlota Johanna Joenk, em 1º de novembro de 1865. A comunidade reuniu-se com o Pastor no dia 25 de novembro de 1865, e aprovou a nova "Ordem da Comunidade", e com determinação iniciou o projeto de construção de um templo.

No relatório pastoral foi acentuada a necessidade de ter uma Escola Evangélica, pois os filhos dos imigrantes não poderiam ficar sem o aprendizado da escrita e da leitura da palavra, que é um dos pilares fundamentais de nossa fé. Pastor Sandreczki empenhou-se e no dia 20 de Abril de 1872 fundou a Deutsche Evangelische Schule (Escola Evangélica Alemã), que, inicialmente, funcionava em uma sala anexa à sua casa. Em 1873, a Escola era frequentada por 53 crianças. Mais tarde, em 1878, o 1º prédio da Escola foi concluído.

Da singela casa de oração à edificação do templo

No bairro da Bateas a comunidade evangélica de confissão luterana se reunia em uma pequena casa primitiva coberta por folhas de palmitos, paredes de barro, sem assoalho e sem janelas. Os cultos eram celebrados quando das visitas do Pastor Hesse.

Com a chegada do Pastor Sandreczki, este tratou de requerer um lote de terra do Governo Imperial, no ano de 1866, para construir o templo e a casa paroquial na sede da colônia. A construção desse templo, uma pequena capela foi iniciada em 1869, e inaugurada em 1872.

Para a construção do primeiro templo, a comunidade recebeu uma pequena verba do Governo Imperial. O principal ornamento do singelo altar dessa capela era uma cópia do quadro "A descida da Cruz", do famoso artista alemão, Peter Paul Rubens, doado pela Rainha da Prússia, sua majestade Vitória Adelaide Maria Luísa, esposa de Frederico III, imperador da Alemanha e rei da Prússia, que ainda hoje decora nossa casa de oração. A obra original se encontra na Catedral de Antuérpia, na Bélgica.

Com a transferência do Pastor Sandreczki a Blumenau, no ano de 1880, a comunidade evangélica de confissão luterana de Brusque ficou sem pastor residente. Durante 10 anos a comunidade evangélica luterana fora atendida pelo Pastor Sandrezcki, que vinha mensalmente de Blumenau a Brusque. Depois de longa espera, finalmente a comunidade recebeu o seu segundo Pastor residente, P. Julius von Czecus, no dia 25 de maio de 1890, o qual permaneceu em Brusque até fevereiro de 1896.

Nesse período foi construída e inaugurada a bela Igreja no topo da colina, centro da cidade, a qual conhecemos hoje. O lançamento da pedra fundamental foi em 3 de maio de 1894, e sua inauguração se deu no dia 6 de janeiro de 1895.

Desde a sua fundação em 1863, até o período sucessivo à Segunda Guerra Mundial, a comunidade evangélica luterana de Brusque era uma filial da Igreja Evangélica de Berlin–Alemanha.

Somente com a união das centenas de comunidades evangélicas luteranas espalhadas no Brasil, especialmente no sul, com o surgimento dos primeiros sínodos, que se uniram numa federação sinodal em 1949, que no ano de 1968 se transformou na hoje conhecida IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), a comunidade evangélica luterana de Brusque deixa de ser uma filial da Igreja na Alemanha e passa a ser uma das milhares de comunidades que integram a IECLB atualmente.



Para ver documentos e fotos clique na ligação a seguir: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Referências

  1. Anexo do livro "Brusque 150 anos: Tecendo uma História de Coragem", segunda edição revisada e ampliada. Organizado por Marlus Niebuhr. No prelo.
  2. 1. O presente texto foi alicerçado nas seguintes fontes: a)Documentos da Comunidade Luterana de Brusque. b) Site da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Brusque - <http://www.ieclbrus.com.br/novo/historia.php>. c) BRUNKEN, Pastor Werner. Histórico da Comunidade Evangélica de Brusque – hoje, Paróquia Evangélica Luterana de Brusque. IN: Notícias de "Vicente-Só", Brusque ontem e hoje. Blumenau: "Casa Dr. Blumenau/SAB. Ano II, outubro, novembro e dezembro - Nº 08. 1978, p. 91 a 95 (consultar os próximos números da revista).