Mudanças entre as edições de "Giralda Seyferth - De Bauer a Colono"

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
(Criou página com '*Giralda Seyferth Ê Os imígrantesx alemães que chegaram ao vale do Itajaí_miñm a partir de meados do século passado para, como colonos, povoarem es- ta região, precisaram…')
 
(6 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
 
*Giralda Seyferth
 
*Giralda Seyferth
  
Ê Os imígrantesx alemães que chegaram ao vale do Itajaí_miñm a
+
Os imigrantes alemães que chegaram ao vale do Itajai-mirim a partir de meados do século passado para, como colonos, povoarem esta região, precisaram se adaptar às novas condições impostas por um meio ambiente inteiramente diferente do seu país de origem. Estes imigrantes, na sua grande maioria, eram camponeses, o que significava que continuariam no Brasil a realizar o mesmo tipo de atividade que haviam exercido na Alemanha o cultivo da terra. Não puderam, contudo, utilizar aqui os seus métodos tradicionais de cultivo, nem os cereais que habitualmente plantavam na sua terra natal, ou mesmo sua alimentação cotidiana. enfim, precisaram modificar profundamente o seu modo de vida. As circunstâncias que transformaram o camponês (Bauer) alemão em colono foram diversas, e muitas as dificuldades enfrentadas na sua adaptação a uma região despovoada, de clima sub-tropical e ainda coberta de floresta virgem. Pelo menos quatro aspectos devem ser apontados como os mais significativos:
partir de meados do século passado para, como colonos, povoarem es-
+
1) os problemas gerados pela desorganização do sistema de colonização; 2) a adaptação aos novos métodos de cultivar a terra; 3) a adaptação a um novo tipo de alimentação e 4) os problemas provocados pelas doenças, algumas delas desconhecidas pelos imigrantes. Os relatórios dos diretores da antiga colônia Brusque - especialmente os do [[Maximilian von Schneeburg|Barão von Scneéburg]], prolixos e minuciosos - além de alguns depoimentos prestados por velhos colonos, são as melhores fontes de informação acerca do assunto aqui abordado.
ta região, precisaram se adaptar às novas condições impostas por um
 
\ meio ambiente inteiramente diferente do seu país de origem. Estes
 
W imigrantes, na sua grande maioria, eram camponeses, o que significa_
 
va que continuariam nc Brasil a realizar o mesmo tipo de atividade
 
; que haviam exercido na Alemanhaz o cultivo da terra. Não puderam,
 
contudo, utilízar aqui os seus métodos tradicionais de cultivo, nem
 
; os cereais que habitualmente plantavam na sua terra natal, ou mes-
 
._ 33 _
 
  
mo sua alimentação cotidiana. enfim, precisaram modifícar profun-
+
O primeiro aspecto está diretamente ligado à administração da colônia: Brusque era uma colônia oficial, portanto subordinada ao governo provincial de Santa Catarina. Os problemas mais sérios que os imigrantes recém estabe1ecidos enfrentaram, dependiam de soluções que não podiam ser dadas pela administração local e cuja responsabilidade cabia a uma politica de colonização improvisada e com falta de verbas crônica. Sob este prisma, os sucessivos relatórios dos diretores são significativos especialmente nas partes em que solicitam providências para solucionar as dificuldades. Eis algumas delas, enfrentadas em conjunto pelos imigrantes e a administração:
damente o seu modo de vída. As circunstâncias que transformaram 0
 
camponês (Bauer) alemão em colono íoram díversas, e muitas as d'1- ;
 
ficuldades enfrentadas na sua adaptação a uma regiào despovoada, 1
 
de clima sub-tr0pica1 e aínda coberta de floresta virgem. Pelo me_ _ ¡
 
nos quatro aspectos devem ser apontados como os mais significativosz ;
 
1) os problemas gerados pela desorganização do sistema de colo- *
 
nização; 2) a adaptação aos novos métodos de cultivar a terra; 3) a
 
adaptação a um novo típo de alímentação e 4) os problemas prov0-
 
cados pelas doenças, algumas delas desconhecidas pelos imígrantes. w
 
Os relatázríos dos díretores da antiga colônia Brusque - especialmen-
 
te os do Barão von Scneéburg, prolixos e minucíosos - alérn de a1-
 
guns depoímentos prestados por velhos colonos, são as melhores fonrz \
 
tes de informação acerca do assunto aqui abordado.
 
  
0 primeiro aspecto está diretamente ligado à adminístração _
+
A demarcação dos lotes não havia sido realizada adequadamente e com antecedência. Muitos imigrantes tiveram de esperar pelas suas terras durante muitos meses no galpão a eles destinado na sede da colônia. O Relatório de 1864, por exemplo, assinala as dificuldades na demarcação dos lotes e linhas coloniais dentro da floresta - pela segunda vez - que os marcos deixados pelo agrimensor na primeira medição não foram mais encontrados. Isto, pelo menos, sugere a existência de mais de uma demarcação de terras, possivelmente motivada pela desorganização do serviço. Ainda neste mesmo re1atório, o diretor reclama do transporte dos pertences dos imigrantes até suas terras: como a administração não tinha animais de carga suficientes, os novos colonos ficavam muito tempo esperando ou dependiam de aproveitadores que alugavam animais a preços exorbitantes.
da colôniaz Brusque era uma colônia oficia1, portanto subordínada ao
 
governo províncial de Santa Catarína. Os problemas maís sérios que
 
os imigrantes recém_›estabe1ecidos enfrentaram, dependiam de solu-
 
ções que não podiam ser dadas pela administração local e cuja res-
 
ponsabílídade cabia a uma polítíca de colonízação ímprovisada e com
 
falta de verbas crônica. Sob ewexte prisma, os sucessivos relatórios dos
 
diretores sãow significativos _ especialmente nas partes em que soli-
 
citam providências para solucionar as dificuldades. Eis algumas delas,
 
  
_ enfrentadas em conjunto pelos imigrantes e a administraçãoz
+
Outros problemas, que parecem ter sido crônicos, são constantemente assinalados: a falta de recursos para abertura e conservação de picadas, pontes e caminhos coloniais, para a instalação de escolas,
__ A demarcação dos lotes não havia sido realizada adequada-
+
de uma farmácia, de capelas, para pagamento de professores, médicos e auxiliares da administração. Além disso, os subsidios para pagar os colonos até que pudessem viver apenas do seu trabalho agrícola eram insuficientes, a remuneração pelos serviços públicos prestados pelos colonos era precária e não havia recursos para fazer frente aos estragos causados pelas constantes enchentes do rio Itajaí-mirim. E, entre outras reinvindicações menores, tanto os relatórios como um abaixo-assinado (contendo 182 assinaturas de colonos), pedem uma comunicação por terra com a vila de Itajai. Temos aí a dimensão exata das provações que os camponeses alemães vieram enfrentar durante os primeiros anos de colonização. Sem recursos, obrigados a esperar meses por um pedaço de terra que afinal iam pagar, recebendo péssima remuneração pelo duro trabalho de abrir caminhos na floresta, sem médico ou hospital e dependendo de uma farmácia precária para fazer frente a doenças desconhecidas - o primeiro contato com o meio brasileiro não foi muito favorável. Eles foram se transformando em colonos da maneira mais dura.
mente e com antecedência. Muitos imigrantes tiveram de esperar pe-
 
las suas terras durante muitos meses no galpão a eles destinado na
 
sede da colônia. 0 Relatório de 1864, por exemplo, assinala as dificulJ
 
dades na demarcação dos lotes e linhas coloniais dentro da floresta
 
_ pela segunda vez _ já que os marcos deíxados pelo agrimensor na
 
prímeira medição não foram maís encontrados. Isto, pelo menos, su-
 
gere a existência de mais de uma demarcação de terras, possivelrnerL
 
te motivada pela desorganização do serviç0. Ainda neste mesmo re-
 
1atório, o diretor reclama do transporte dos pertences dos imigran- W
 
tes até suas terrasz como a admínistração não tinha animaís de carga
 
suficientes, os novos colonos fícavam muito tempo esperando ou de-
 
pendíam de aproveitadores que alugavam animais a preços exorbi-
 
tantes.
 
  
Outros problemas, que parecem ter sido crônicos, são constan-. I
+
Se, por um 1ado, a burocracia governamental e a falta de verbas para a colonização constituiam um problema grave, por outro lado, a organização do trabalho agrícola sob novas bases foi o teste
temente assínaladosz a falta de recursos para abertura e conservação 1
+
mais difícil e também o mais problemático, uma vez que os imigrantes alemães adotaram uma técnica de cultivo das mais predatórias que existem: a coivara (ou derrubada-queimada), comum no meio rural brasileiro que, com propriedade, foi chamada pelos alemães de Raubbau (agricultura de rapina). A adequação a este método de cultivar a terra foi provavelmente inevitável em face da floresta. O insucesso do cultivo de cereais europeus (como cevada, trigo, centeio e aveia), por sua vez, determinou a utilização de plantas nativas como o aipim, a batata-doce, a cana de açucar, etc. Os relatórios do [[Maximilian von Schneeburg|Barão von Schneéburg]] são elucidativos a este respeito: na colônia Brusque existiam poucos cavalos e não havia arados; as sementes de trigo, cânhamo e centeio apodreciam no solo ou eram destruidas pelos pássaros e insetos; a queima do mato para preparar a terra paral o plantio torno-se necessária e a enxada e o machado passaram a ser os principais utensílios agrícolas (quando na Alemanha se utilizavam mais do arado de tração animal). O trabalho agrícola foi árduo e pouco compensador nesse início de colonização, pois além das dificuldades de adaptação às novas condições surgiram outros problemas não menos grave. [[Maximilian von Schneeburg|Von Schneéburg]] faz constantes referências às enchentes (solicitando providências das autoridades no sentido de liberação de verbas para limpar e retificar ribeirões a fim de diminuir o transbordamento), às geadas, a pragas de ratos que passam os rios e ribeirões transmigrando do sul para o norte, aos insetos, especialmente as lagartas, a nuvens de pássaros pretos, etc. - tudo contribuindo para destruir as plantações. Resumindo, o habitat sub-tropical não permitiu o cultivo da terra nos moldes conhecidos pelos alemães no seu país de origem. Houve não só o fracasso com as plantações de cereais e da batata conhecida com “inglesa“, como também a floresta densa e a técnica da coivara impediam a utilização racional do arado. Pode ser acrescentada, ainda, a dificuldade adicional de obter animais de tração - poucos e trazidos de Lages por preços excessivamente altos.
de picadas, pontes e caminhos colzoniais. para a ínstalação de escolasg [
 
de uma farmácia, de capelas, para pagamento de professores, médi-
 
cos e auxiliares da adminístração. Além disso, os subsídíos para pa_ \
 
gar os colonos até que pudessem víver apenas do seu trabalho agríco-
 
la eram insufícientes, a remuneração pelos serviços públicos presta- ]
 
dos pelos colonos era precária e não havía recursos para fazer frente :
 
aos estragos causados pelas constantes enchentes do río ItajaLmirím \
 
  
- 39 -- \
+
À parte os problemas mais sérios ligados à agricultura, deve ser feita referência a dois fatores importantes: o isolamento do imigrante, que forçou a adoção da policultura, e a sua instalação no lote adquirido que implicava na construção de um abrigo para sua família. As primeiras casas foram construídas pelos próprios colonos e consistiam de ranchos rudimentares, feitos com tronco de palmito e cobertos com palhas, cujo tamanho era mínimo: cerca de 4m x 6m. Só muito depois é que tinham condição de melhorar a moradiaz a casa definitiva em geral era construída de madeira falquejada e telhas. A falta de estradas e meios de comunicação, por sua vez, impedia o cultivo exclusivo de plantas comerciais (como o fumo e a cana de açúcar), e a subsistência, nesse meio hostil e isolado, obrigou os colonos a plantar de tudo um pouco e a manter um número mínimo de animais domésticos (porcos, vacas, etc.) - e o trabalho, agrícola ou não, era realizado por todos, adultos e crianças. Assim como a coivara, a policultura foi inevitável e condição absoluta para a sobrevivência nas linhas coloniais.
' \
 
\
 
E, entre outras reinvindicações menores, tanto os relatórios como um
 
abaiX0-assínado (contendo 182 assinaturas dew colonos), pedem uma
 
comunilcação por terra com a vila de Itajaí. Temos aí a dímensão
 
exata das provações que os camponeses alemães víeram enfrentar du-
 
rante os primeiros anos de colonização. Sem recursos, obrígados a es-
 
perar meses por um pedaço de terra que afinal iam pagar, recebendo
 
péssíma remuneração pelo duro trabalho de abrír camínhos na f10v.
 
resta, sem myédico ou hospitaL e dependendo de uma farmácia. precá~
 
ria para fazer frente a doenças desconhecídas - o primeíro contato
 
com o meio brasileiro não foí muito favoráve1. Eiles foram se trans~
 
formando em «colonos da maneira mais dura .
 
  
Se, por um 1ado, a burocracia governamental e a falta de ver-
+
Isto nos leva a um outro ponto crucial da adaptação dos a1emães: a mudança dos hábitos alimentares. Habituados, na Alemanha, a uma dieta baseada na batata inglêsa, pão de centeio, leite e derivados, nos primeiros meses após sua chegada a Brusque, tinham para comer apenas carne seca, toicinho, farinha de mandioca e feijão. Uma vez estabelecidos nas suas propriedades, passaram a depender de três produtos básicos nelas produzidos: o fubá (derivado do milho), o aipim e o açucar de cana. Assim, o milho substituiu o trigo e o centeio na dieta do colono, pois o fubá passou a ser usado para fazer o pão (e mais tarde a polenta, introduzida pelos italianos). O aipim substituiu a batata inglesa, e o açúcar de cana substituiu o de beterraba. Porcos e galinhas forneciam a base de proteinas e a horticultura também ajudou, desde o inicio, a complementar a dieta com verduras e legumes, assim como as frutas regionais forneceram a matéria prima para o Mus. Esta dieta na nova terra era em tudo diferente da que estavam habituados na Alemanha.
bas para a colonízação co-nstituíam um problema grave, por outro
 
1a.do, a organização do trabalho agrícola sob novas bases foí o teste
 
mais difícíl e também o mais problemático, uma vez que os imígran-
 
tes alemães adotaram uma técnica de cultivo das maís predatórias
 
que existemz a coivara (ou derrubada-\queimada), comum no meio
 
rural brasileiro que, com propüedade, foi chamada pelos alemães de
 
Raubbau (agricultura de rapina). A adequação a este método de cu1-
 
tivar a terra foi provavelmente ínevitável em face da floresta. O insu_
 
cesso do cultivo de cereais europeus (como cevada, trígo, centeío e
 
aveia>, por sua vez, determinou a utílização de plantas nativas como
 
o aipim, a batata-doce, a cana de açucar, etc. Os relatórios do Barão
 
von Schneéburg são elucêdativos a este respeitoz na colônía Brusque
 
existiam poucos cavalos e nãohavía arados; as sementes de trígo,
 
cânhamo e centeio apodreciam no solo ou eram destruidas pelos pás-
 
  
w saros e insetos; a queima do mato çara preparar a terra paral o plam
+
A mudança de hábitos alimentares foi radical especialmente naqueles primeiros meses vividos à base de farinha e feijão, e causou muitos problemas de saúde entre os colonos. O relatório de 1862, por exemplo, faz referência à alta frequência de “fortes e renitentes desinterias", atribuindo-as ao novo regime alimentar, e que teriam causado muitas mortes, especialmente entre as crianças. Além das desinterias, o [[Maximilian von Schneeburg|Barão von Schneéburg]] chama a atenção das autoridades provinciais para a grande incidência de doenças entre os colonos, especialmente inflamações dos olhos, infecções, feridas nas pernas do joelho para baixo e febre (possive1mente malária), sempre pedindo verbas para manter um médico residente. As dificuldades para o pagamento de salários fez com que os dois médicos que trabalharam em Brusque nesses primeiros tempos (os drs. Linger e Rufener) fossem embora. Outras doenças - a maioria delas desconhecidas dos imigrantes - também tinham grande incidência, não só em Brusque como em outras regiões de colonização: a insolação, a opilação ou amarelão (chamada de Bleichsucht), o “rothe Hund", piolhos, o Panzerwurm ou bicho-berne (estas três últimas pragas menores e de fácil tratamento), a malária, etc. O [[Maximilian von Schneeburg|Barão von Schneéburg]], sempre preocupado com o bem-estar dos colonos, pede até a construção de um hospital justificando o pedido a partir da alta frequência de doenças graves, especialmente as provocadas por acidentes. Hospital havia em Desterro (Florianópolis), tornando penoso o deslocamento dos doentes graves. A demora excessiva da viagem (pel0 menos 1 semana), além dos gastos muito grandes, causava, quase sempre, a morte dos enfermos. Ferimentos graves, fraturas de ossos, partos perigosos, entre outras coisas, tornavam dificil transportar os doentes a tempo. Havia, também, grande relutância dos colonos em deixar suas famílias para irem fazer tratamento em Desterro. Imigrantes, recém-chegados, enfrentando inúmeros problemas de adaptação a uma terra estranha, hostilizados, às vezes, pelos nacionais, preferiam formar um grupo de vários doentes para juntos irem até Desterro fazer seu tratamento. Muitos desses doentes não conseguiam resistir à espera e à viagem. Todos estes fatos são apresentados pelo Barão como justificativas para atender seus pedidos de médico e hospital para Brusque.
í tio tornouse necessária e a enxada e o machado passaram a ser os
 
principais utensilios agrícoias (q1mnd›0 na Alemanha se utílzizavam
 
w mais do arado de tração animal). O trabalho agricola foí árduo e
 
pouco compensador nesse início de colonização, pois além das difi~
 
culdades de adaptação às novas condíções surgiram outros problemas
 
Ê não menos grave. Von Schneéburg faz constantes referências às en-
 
Wl chentes (solicita.n-do ptovidências das autoridades no sentido de 1ibe-
 
ração de verbas para limpar e retificar ribeírões a fim de diminuir o
 
transbordamentoL às geadas, a pragas de ratos que passam os rios e
 
ríbeírões transmigrando do sul para o norte, aos insetos, especíalmen-
 
1 te as lagartas, a nuvens de pássaros pretos, etc. - tudo contribuín-
 
do para destruir as plantações. Resumivndo, o habitat sub-tropica1 não
 
1 permitiu o cultivo da terra nos moldes conhecidos pelos alemães no
 
seu país de origem. Houve não só o fracasso com as plantações de cev
 
reais e da batata conhecida com “ínglesa“, como também a floresvta
 
'\ densa e a técnica da coivara impediam a utilízação racional do arad0.
 
Pode ser acrescentada, ainda, a dificuldade adícíonal de obter animais
 
de tração - poucos e trazidos de Lages por preçcs excessivamente
 
altos.
 
À parte os problemas maís séríos lígados à agricultura, deve
 
_ 40 _
 
  
 +
Estes são apenas alguns dos aspectos mais dramáticos do início da colonização de Brusque, testemunhados nos relatórios que mencionamos. Para a maioria dos imigrantes, a prática se encarregou de
 +
destruir a imagem da romântica Schlaraffenleben descrita na propaganda oficial. A adaptação foi difícil e a colonização só teve êxito graças ao trabalho árduo e desgastante dos colonos e não exclusivamente por causa da natureza exuberante e da boa qualidade das terras.
  
 
*Publicado originalmente na [[Revista Notícias de Vicente Só - número 006|Revista Notícias de Vicente Só n. 06]] páginas 38 a 42. Acervo da [[Sociedade Amigos de Brusque|Casa de Brusque]]
 
*Publicado originalmente na [[Revista Notícias de Vicente Só - número 006|Revista Notícias de Vicente Só n. 06]] páginas 38 a 42. Acervo da [[Sociedade Amigos de Brusque|Casa de Brusque]]

Edição das 09h20min de 13 de março de 2020

  • Giralda Seyferth

Os imigrantes alemães que chegaram ao vale do Itajai-mirim a partir de meados do século passado para, como colonos, povoarem esta região, precisaram se adaptar às novas condições impostas por um meio ambiente inteiramente diferente do seu país de origem. Estes imigrantes, na sua grande maioria, eram camponeses, o que significava que continuariam no Brasil a realizar o mesmo tipo de atividade que haviam exercido na Alemanha o cultivo da terra. Não puderam, contudo, utilizar aqui os seus métodos tradicionais de cultivo, nem os cereais que habitualmente plantavam na sua terra natal, ou mesmo sua alimentação cotidiana. enfim, precisaram modificar profundamente o seu modo de vida. As circunstâncias que transformaram o camponês (Bauer) alemão em colono foram diversas, e muitas as dificuldades enfrentadas na sua adaptação a uma região despovoada, de clima sub-tropical e ainda coberta de floresta virgem. Pelo menos quatro aspectos devem ser apontados como os mais significativos: 1) os problemas gerados pela desorganização do sistema de colonização; 2) a adaptação aos novos métodos de cultivar a terra; 3) a adaptação a um novo tipo de alimentação e 4) os problemas provocados pelas doenças, algumas delas desconhecidas pelos imigrantes. Os relatórios dos diretores da antiga colônia Brusque - especialmente os do Barão von Scneéburg, prolixos e minuciosos - além de alguns depoimentos prestados por velhos colonos, são as melhores fontes de informação acerca do assunto aqui abordado.

O primeiro aspecto está diretamente ligado à administração da colônia: Brusque era uma colônia oficial, portanto subordinada ao governo provincial de Santa Catarina. Os problemas mais sérios que os imigrantes recém estabe1ecidos enfrentaram, dependiam de soluções que não podiam ser dadas pela administração local e cuja responsabilidade cabia a uma politica de colonização improvisada e com falta de verbas crônica. Sob este prisma, os sucessivos relatórios dos diretores são significativos especialmente nas partes em que solicitam providências para solucionar as dificuldades. Eis algumas delas, enfrentadas em conjunto pelos imigrantes e a administração:

A demarcação dos lotes não havia sido realizada adequadamente e com antecedência. Muitos imigrantes tiveram de esperar pelas suas terras durante muitos meses no galpão a eles destinado na sede da colônia. O Relatório de 1864, por exemplo, assinala as dificuldades na demarcação dos lotes e linhas coloniais dentro da floresta - pela segunda vez - já que os marcos deixados pelo agrimensor na primeira medição não foram mais encontrados. Isto, pelo menos, sugere a existência de mais de uma demarcação de terras, possivelmente motivada pela desorganização do serviço. Ainda neste mesmo re1atório, o diretor reclama do transporte dos pertences dos imigrantes até suas terras: como a administração não tinha animais de carga suficientes, os novos colonos ficavam muito tempo esperando ou dependiam de aproveitadores que alugavam animais a preços exorbitantes.

Outros problemas, que parecem ter sido crônicos, são constantemente assinalados: a falta de recursos para abertura e conservação de picadas, pontes e caminhos coloniais, para a instalação de escolas, de uma farmácia, de capelas, para pagamento de professores, médicos e auxiliares da administração. Além disso, os subsidios para pagar os colonos até que pudessem viver apenas do seu trabalho agrícola eram insuficientes, a remuneração pelos serviços públicos prestados pelos colonos era precária e não havia recursos para fazer frente aos estragos causados pelas constantes enchentes do rio Itajaí-mirim. E, entre outras reinvindicações menores, tanto os relatórios como um abaixo-assinado (contendo 182 assinaturas de colonos), pedem uma comunicação por terra com a vila de Itajai. Temos aí a dimensão exata das provações que os camponeses alemães vieram enfrentar durante os primeiros anos de colonização. Sem recursos, obrigados a esperar meses por um pedaço de terra que afinal iam pagar, recebendo péssima remuneração pelo duro trabalho de abrir caminhos na floresta, sem médico ou hospital e dependendo de uma farmácia precária para fazer frente a doenças desconhecidas - o primeiro contato com o meio brasileiro não foi muito favorável. Eles foram se transformando em colonos da maneira mais dura.

Se, por um 1ado, a burocracia governamental e a falta de verbas para a colonização constituiam um problema grave, por outro lado, a organização do trabalho agrícola sob novas bases foi o teste mais difícil e também o mais problemático, uma vez que os imigrantes alemães adotaram uma técnica de cultivo das mais predatórias que existem: a coivara (ou derrubada-queimada), comum no meio rural brasileiro que, com propriedade, foi chamada pelos alemães de Raubbau (agricultura de rapina). A adequação a este método de cultivar a terra foi provavelmente inevitável em face da floresta. O insucesso do cultivo de cereais europeus (como cevada, trigo, centeio e aveia), por sua vez, determinou a utilização de plantas nativas como o aipim, a batata-doce, a cana de açucar, etc. Os relatórios do Barão von Schneéburg são elucidativos a este respeito: na colônia Brusque existiam poucos cavalos e não havia arados; as sementes de trigo, cânhamo e centeio apodreciam no solo ou eram destruidas pelos pássaros e insetos; a queima do mato para preparar a terra paral o plantio torno-se necessária e a enxada e o machado passaram a ser os principais utensílios agrícolas (quando na Alemanha se utilizavam mais do arado de tração animal). O trabalho agrícola foi árduo e pouco compensador nesse início de colonização, pois além das dificuldades de adaptação às novas condições surgiram outros problemas não menos grave. Von Schneéburg faz constantes referências às enchentes (solicitando providências das autoridades no sentido de liberação de verbas para limpar e retificar ribeirões a fim de diminuir o transbordamento), às geadas, a pragas de ratos que passam os rios e ribeirões transmigrando do sul para o norte, aos insetos, especialmente as lagartas, a nuvens de pássaros pretos, etc. - tudo contribuindo para destruir as plantações. Resumindo, o habitat sub-tropical não permitiu o cultivo da terra nos moldes conhecidos pelos alemães no seu país de origem. Houve não só o fracasso com as plantações de cereais e da batata conhecida com “inglesa“, como também a floresta densa e a técnica da coivara impediam a utilização racional do arado. Pode ser acrescentada, ainda, a dificuldade adicional de obter animais de tração - poucos e trazidos de Lages por preços excessivamente altos.

À parte os problemas mais sérios ligados à agricultura, deve ser feita referência a dois fatores importantes: o isolamento do imigrante, que forçou a adoção da policultura, e a sua instalação no lote adquirido que implicava na construção de um abrigo para sua família. As primeiras casas foram construídas pelos próprios colonos e consistiam de ranchos rudimentares, feitos com tronco de palmito e cobertos com palhas, cujo tamanho era mínimo: cerca de 4m x 6m. Só muito depois é que tinham condição de melhorar a moradiaz a casa definitiva em geral era construída de madeira falquejada e telhas. A falta de estradas e meios de comunicação, por sua vez, impedia o cultivo exclusivo de plantas comerciais (como o fumo e a cana de açúcar), e a subsistência, nesse meio hostil e isolado, obrigou os colonos a plantar de tudo um pouco e a manter um número mínimo de animais domésticos (porcos, vacas, etc.) - e o trabalho, agrícola ou não, era realizado por todos, adultos e crianças. Assim como a coivara, a policultura foi inevitável e condição absoluta para a sobrevivência nas linhas coloniais.

Isto nos leva a um outro ponto crucial da adaptação dos a1emães: a mudança dos hábitos alimentares. Habituados, na Alemanha, a uma dieta baseada na batata inglêsa, pão de centeio, leite e derivados, nos primeiros meses após sua chegada a Brusque, tinham para comer apenas carne seca, toicinho, farinha de mandioca e feijão. Uma vez estabelecidos nas suas propriedades, passaram a depender de três produtos básicos nelas produzidos: o fubá (derivado do milho), o aipim e o açucar de cana. Assim, o milho substituiu o trigo e o centeio na dieta do colono, pois o fubá passou a ser usado para fazer o pão (e mais tarde a polenta, introduzida pelos italianos). O aipim substituiu a batata inglesa, e o açúcar de cana substituiu o de beterraba. Porcos e galinhas forneciam a base de proteinas e a horticultura também ajudou, desde o inicio, a complementar a dieta com verduras e legumes, assim como as frutas regionais forneceram a matéria prima para o Mus. Esta dieta na nova terra era em tudo diferente da que estavam habituados na Alemanha.

A mudança de hábitos alimentares foi radical especialmente naqueles primeiros meses vividos à base de farinha e feijão, e causou muitos problemas de saúde entre os colonos. O relatório de 1862, por exemplo, faz referência à alta frequência de “fortes e renitentes desinterias", atribuindo-as ao novo regime alimentar, e que teriam causado muitas mortes, especialmente entre as crianças. Além das desinterias, o Barão von Schneéburg chama a atenção das autoridades provinciais para a grande incidência de doenças entre os colonos, especialmente inflamações dos olhos, infecções, feridas nas pernas do joelho para baixo e febre (possive1mente malária), sempre pedindo verbas para manter um médico residente. As dificuldades para o pagamento de salários fez com que os dois médicos que trabalharam em Brusque nesses primeiros tempos (os drs. Linger e Rufener) fossem embora. Outras doenças - a maioria delas desconhecidas dos imigrantes - também tinham grande incidência, não só em Brusque como em outras regiões de colonização: a insolação, a opilação ou amarelão (chamada de Bleichsucht), o “rothe Hund", piolhos, o Panzerwurm ou bicho-berne (estas três últimas pragas menores e de fácil tratamento), a malária, etc. O Barão von Schneéburg, sempre preocupado com o bem-estar dos colonos, pede até a construção de um hospital justificando o pedido a partir da alta frequência de doenças graves, especialmente as provocadas por acidentes. Hospital só havia em Desterro (Florianópolis), tornando penoso o deslocamento dos doentes graves. A demora excessiva da viagem (pel0 menos 1 semana), além dos gastos muito grandes, causava, quase sempre, a morte dos enfermos. Ferimentos graves, fraturas de ossos, partos perigosos, entre outras coisas, tornavam dificil transportar os doentes a tempo. Havia, também, grande relutância dos colonos em deixar suas famílias para irem fazer tratamento em Desterro. Imigrantes, recém-chegados, enfrentando inúmeros problemas de adaptação a uma terra estranha, hostilizados, às vezes, pelos nacionais, preferiam formar um grupo de vários doentes para juntos irem até Desterro fazer seu tratamento. Muitos desses doentes não conseguiam resistir à espera e à viagem. Todos estes fatos são apresentados pelo Barão como justificativas para atender seus pedidos de médico e hospital para Brusque.

Estes são apenas alguns dos aspectos mais dramáticos do início da colonização de Brusque, testemunhados nos relatórios que mencionamos. Para a maioria dos imigrantes, a prática se encarregou de destruir a imagem da romântica Schlaraffenleben descrita na propaganda oficial. A adaptação foi difícil e a colonização só teve êxito graças ao trabalho árduo e desgastante dos colonos e não exclusivamente por causa da natureza exuberante e da boa qualidade das terras.

Casa de Brusque