Entrevista Zenor Francisco Sgrott - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Zenor Francisco Sgrott1.jpg

ZENOR FRANCISCO SGROTT: Filho de Luiz e Julia Botamedi Sgrot, nascido em Nova Trento, aos 07.09.39, casado com Bernardina Tomazia Sgrot; dois filhos e três filhas : Edson e Edemir, Jeane, Jovane e Márcia; onze netos. Fundador do PFL de Botuverá. Verador no período de 69/73. Quinto Prefeito de Botuverá, seno o quarto eleito – gestão 77/83.

Foi vereador? Lembra dos integrantes daquela legislatura?

Zenor Francisco Sgrott2.jpg

Sim, na terceira legislatura, ou seja, de 69/73, juntamente com Sérgio José Colombi, João Lassola, Roccus Lassola, Isaia Buschirolli, Jaimer Werner e Hercílio Comandolli.

Como era ser vereador na época? A experiência foi válida?

Zenor Francisco Sgrott3.jpg

Não recebíamos nada, desempenhávamos o cargo gratuitamente. Mas eu tinha um ideal político e, o exercício da vereança é um caminho. Caminho que leva a ser conhecido, que gera a oportunidade de progredir na política partidária; que leva ao contato permanente com a comunidade. A experiência é válida sob todos os aspectos.

De quem recebeu o cargo de Prefeito e a quem entregou? Quem governava o Estado?

Recebi de Sérgio José Colombi/Valdir Domingos Paloschi e entreguei a Ademir Luiz Maestri/Dino Dalcégio. Governava o Estado, Antônio Carlos Konder Reis, depois Jorge Bornhausen e, com a saída do Bornhausen para o Senado, assumiu Henrique Córdova.

Como era dirigir um Município do porte de Botuverá?

Na época era mais difícil, uma vez que os recursos era escassos e as frentes de trabalhos eram muitas.

Da administração Zenor/Alexandre, o que lembra com carinho?

A Unidade Sanitária; Escola Básica Padre João Stolfe; implantação de telefone e eletrificação rural; abertura de estradas e construção de pontes; abertura da Agências do BESC, BCN e BB e, ainda a implantação da Acaresc, hoje Epagri.

O Prefeito Zenor recebia bem as críticas da comunidade?

A melhor coisa para o Administrador público é a crítica construtiva, inclusive é um elemento contributivo para o administrador que está mais no gabinete, não conseguindo acompanhar todos os pontos nevrálgicos do Município.

Como era integrada a Câmara no período 77/83? E quem presidia o Legislativo?

Luiz Graf, Arlindo Schaadt, Geracir Bambinetti, Alécio Pavesi, Ademir Luiz Maestri e Dito Luiz Bosco. O Legislativo foi presidido por Arlindo Schaadt e Ademir Luiz Maestri.

Teve o apoio necessário da Câmara de Veradores, quando Prefeito?

Sim, tive todo o apoio necessário e não tive dificuldades com os projetos populares.

O Vice Alexandre assumiu em alguma oportunidade a Chefia do Executivo?

O Alexandre, muito dinâmico, trabalhador inigualável, todavia, apesar de querer transmitir o cargo, em certos períodos, jamais aceitou.

Um ponto positivo da Administração Zenor?

Lembro bem que sempre que houvesse algum comentário eu já no foco, não deixava generalizar ... acredito que por isso, fiz meu sucessor, ou seja, Ademir Luiz Maestri.

Já que o Sr chegou em Botuverá em 1959, e a instalação do Município deu-se em 62, quem, realmente, contribuiu para tal acontecesse?

Inicialmente o Évido Bonomini deu a largada, com um abaixo-assinado, depois o José Bonus Leite Carroso.

Quem destacaria a nível estadual?

Destaco a nível estadual, Paulo Gouveia – hoje deputado federal - pelo apoio decisivo na implantação da pavimentação asfáltica da SC 486, Rodovia que liga Botuverá/Brusque.

Confia na urna eletrônica?

Confio, apenas teria que ser mudado a altura do Painel, vez que identifica-se, perfeitamente, o número digitado elo eleitor.

Um fato curioso?

Bem me lembro, quando candidato, chegou um senhor da localidade do Sessenta e pediu para ficar com a Escola daquela localidade. Indagado da necessidade do apoio da comunidade, retrucou dizendo que já tinha o apoio de toda a comunidade. Perguntado se tinha formação para lecionar, respondeu; “ em janeiro me formo no Mobral, vou receber o diploma e depois posso dar aulas”.

Para a sucessão de Zenor/Alexandre não deveria ter prevalecido a dobradinha Genésio de Brito/Luiz Dionísio Tomazia?

A questão foi oportunamente levantada: O Genésio - técnico agrícola – estava sendo preparado para sair a Prefeito e o Luizinho Tomazia à Vice. Acontece que a previsão não era já para a sucessão minha e de meu vice; era mais para a frente, vez que o Genésio estava há pouco tempo radicado no Município e o Ademir Luiz Maestri, já era vereador, Presidente da Câmara e tinha se colocado à disposição do partido para concorrer. Com a saída de Genésio do Município, a dupla Genésio/Tomazia não aconteceu.

O Sr tem lido “Botuverá em Revista”?

A que lembro de ter lido, foi a matéria com o Luiz Dionísio Tomazia e, falando nisso a Narcisa, irmã de seu avô Maximino, foi casada com o irmão de meu sogro, o Pedro Tomazia, sendo assim o Luiz Dionísio é primo irmão de minha esposa e, consequentemente, meu primo.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 21 de janeiro de 2002.