Entrevista Walter de Oliveira - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Walter de Oliveira.

O entrevistado da semana é Walter de Oliveira, nascido em São Paulo, Cidadão Honorário de Brusque, Conselheiro Municipal de Cultura – honorário, autor do mosaico com o Brasão do Município e a inscrição “Câmara Municipal de Brusque”, instalado no Hall de recepção da Câmara de Vereadores; filho de André de Oliveira Júnior e Maria Laurino de Oliveira; três filhos: Walter Júnior, Wany e Washington Luiz

Quais são suas primeiras memórias de infância?

Uma das gratas memórias da infância é o fato de manifestar um pendor artístico. Aos 12 anos de idade, vivendo no período do Estado Novo do Presidente Getúlio Vargas, desenhava o retrato à crayon, e vendia para pequenos comerciantes, como barbeiro, vendeiro, armarinhos e outros, que penduravam o retrato de Getúlio na parede, e quase todos faziam questão de exibir seu quadrinho no estabelecimento comercial .

Como foi sua juventude? O que você mais gostava de fazer para se divertir? De que atividades escolares e esportes você participava?

O esporte, como ginástica olímpica, halterofilismo; já fazia parte das minhas atividades também a literatura. Na época eram editados em quadrinhos grandes clássicos da literatura brasileira como Machado de Assis, José Alencar, além de clássicos da literatura internacional como Oliver Twist, Charles Dikens; Victor Hugo etc. Como vemos, clássicos em quadrinhos foram grandes indutores, incentivadores ao hábito da leitura Estas publicações eram editadas em capa dura, ilustrações primorosas de grande qualidade artística. Lamentavelmente, acompanhando a tendência de declínio do hábito de ler, ass editoras abandonaram produção desses clássicos. Entendo que é uma consequência da época tecnológica, aonde até nossa linguagem vai sendo deturpada.

Quais eventos mundiais tiveram o maior impacto em sua vida durante a sua infância e juventude?

Com exceção da segunda grande guerra mundial, as bombas atômicas lançadas no Japão em Nagazki e Hiroshima, que foram tragédias catastróficas, e provocadas pelo homem, considero o Século XX que marcou todo o avanço tecnológico, da cibernética, da comunicação áudio-visual como o maior evento da humanidade

Pessoas que influenciaram?

Na realidade não sofri influência de nenhuma personalidade em particular. Porém, meu pai foi o maior incentivador na minha formação artística. Considero o Papa João XI, a maior personalidade do século XX; Mahatma Ghandi, Leonardo Boff, Luther King, Cora Coralina (poesia); Irmã Tereza de Calcutá, evidentemente muitos outros que fugiram à minha memória.

Formação escolar?

Minha formação escolar vai do ensino fundamental; na escola técnica estadual Visconde Cayrú de período integral, fiz o ginasial e técnicas industriais,em seguida fiz um curso técnico de contabilidade.

Primeira professora?

Minha primeira professora no fundamental, chamava-se Ivone, e foi minha primeira paixão platônica (ela nunca soube).

Grandes professores?

Tive grandes professores, mas o que marcou, foi um professor de latim de origem africana, e obviamente, de etnia negra. Era um homem alto de voz volumosa e extremamente culto .

Quais dos artigos escritos que lembra com mais carinho? O artigo que mais repercutiu?Teve algum artigo que trouxe algum transtorno? O que não publicaria novamente?

Escrevo na imprensa de Brusque há dezenove anos, não lembro de nenhum com carinho. Lembro porém de um artigo escrito na Tribuna Regional, no qual fiz uma crítica aos vereadores da Câmara Municipal, em especial à base da situação, cujo artigo foi rasgado por um vereador. Não posso dizer que houve algum transtorno, porque no ano seguinte – em 2005 - fui homenageado pela Câmara com um Título de Cidadão Honorário

Já pensou em reunir os artigos em livro?- Pensa em lançar algum livro que não seja sobre a compilação dos artigos escritos?

Várias vezes tentei, ou melhor, pensei em reunir artigos em livro. No momento estou reunindo artigos, ensaios e contos em um só livro. Essa obra está sendo encaminhada para participação num próximo evento cultural pela Fundação Cultural de Brusque

Walter de Oliveira artista plástico, escultor? Que obras lembra bem de tê-la dedicado à comunidade?

Fiz muitas obras em Brusque, mas não especificamente dedicadas à comunidade, mas fazem parte dela: São Cristóvão em concreto com dois metros de altura – Igreja Católica Dom Joaquim; Porta entalhada na Igreja Santa Luzia; Porta gravada em vidro na Igreja N.Sª. Aparecida – Limeira; seis portas entalhadas em residências em Brusque; Brasão de Brusque na Câmara Municipal; Busto em concreto do ex-Prefeito Carlos Boos, em Guabiruba, Brasão de Guabiruba na Prefeitura; Brasão de São João Batista – em São João Batista; N. Sª Aparecida em mosaico com 2 metros – São João Batista – Bethânia; em Ibirama – busto do Prefeito Sheidemantel; em Ibirama

Premiações?

Em 1971 – 1º prêmio de Escultura em São Paulo no acervo do Estado e em 1977, menção honrosa em São Paulo

Algo que você apostou e não deu certo?

Em algum momento de minha vida tentei ser empresário. O que tinha de talento profissional e artístico, faltou-me competência administrativa.

O que faria se estivesse no inicio da carreira e não teve coragem de fazer?

Provavelmente faria tudo o que fiz até hoje, com exceção das tentativas de ser empresário.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Os grandes educadores não são profissional, são missionários. Como missionários nasceram com a capacidade de cumprir sua missão pedagógica a serviço de uma sociedade insensível. Neste ponto há uma grande convergência entre o Artista e o Educador. Ambos com objetivos voltados às excelências, às virtudes de suas missões.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

As grandes decepções estão inseridas na vida de todos nós, com relação a algumas pessoas que julgávamos bons ou grandes amigos e num determinado momento nos decepcionamos. Portanto as grandes decepções existem no âmbito das relações humanas. A maior alegria que tive em minha vida foi quando casei.

A imprensa cumpre o seu papel?

A imprensa como toda e qualquer instituição não cumpre seu papel integralmente. A chamada grande imprensa nacional - como qualquer outra - é movida por interesses econômicos, e evidentemente não há unanimidade de posições ideológicas Suas performances são conflitantes. Temos por exemplo a “Folha de São Paulo” censurada por denúncias contra a família Sarnei. Nenhum outro órgão se posiciona contra esta censura.

Traçaria um paralelo entre o catolicismo e o espiritismo?

Como todo brasileiro, nasci sob o vínculo da religião católica. Traçar um paralelo entre o Catolicismo e o Espiritismo apensar de ambas nascerem sob a égide do Cristianismo, exigem profundas diferenças dogmáticas. A doutrina Espírita (não religião) fundamentalmente Cristã, tem no evangelho seu ponto de confluência com a Igreja Católica. A doutrina de Allan Kardec é mais uma obra baseada na ciência espírita, do que nos dogmas da Religião Católica. O Evangelho da Doutrina Espírita é analisado como um Tratado de Comportamento Diário, a caridade, todos os ensinamentos de Jesus Cristo.

Costuma ler jornais?

Leio diariamente jornais.

O que faz hoje?

No momento estou tendo uma pausa nas minhas atividades em razão de mudanças de domicílio. Mas já tenho algumas encomendas a caminho.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 31 de maio de 2011.