Entrevista Vital Souza - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Vital Souza1.jpg

VITAL SOUZA: O entrevistado da semana é Vital Souza; natural de Brusque nascido aos 22.05.52; filho do saudoso Caetano Souza e de Saturnina Fagundes de Souza; casado com Lúcia Erthal Souza, com a qual têm dois filhos:Dirceu e Greice . Torce pelo Brusque, Palmeiras e Botafogo. Atualmente tem um bar localizado na rua Guilherme Steffen, em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Steffen

Memórias de criança?

Vital Souza2.jpg

Como todo garoto de minha época, jogava futebol, caçava, pescava, tomava banho na lagoa do Steffen e ajudava o Sr Rodolfo fazer farinha.

Sonho de criança?

Ser jogador de futebol.

Pessoas que influenciaram?

Meus pais e meus professores.

Como conheceste a Lúcia?

Trabalhava no Posto da Volkswagem e ela morava com uma irmã ali onde fica o Bistek. Namoramos por uns cinco anos, noivamos por uns dois anos e subimos ao altar da Igreja São Luiz Gonzaga.

Escolaridade?

Fiz o primeiro ano no Feliciano Pires, o segundo e terceiro no Alberto Torres e o quarto na Augusta Knorring.

Um grande professor/a?

Maria Terezinha Krieger

Equipes em que atuou?

Atuei pelo América F.C. (Steffen) e no juniores do Carlos Renaux. Fui para o juniores do tricolor brusquense aos 16/17 anos, onde permaneci por uns dois anos.

Quem comandava os juniores do tricolor brusquense?

O treinador era o saudoso Mário Vinotti, que também era o massagista da equipe principal e o Estandislau João Vinotti (in memoriam), popular Stel, era o roupeiro. Na verdade o Stel fazia tudo no clube; era funcionário da Prefeitura e estava à disposição do clube.

Posição em que atuava?

Atuei mais como lateral esquerdo.

Grandes atletas do futebol amador?

Rubens e Rico Quindota, Aderbal Tórmena, popular Balo , Arnaldo André Tórmena, popular Tito(in memoriam), Ademir e Aderbal, popular Deba, Visconti, Tinho Carneiro, Nica, Laurindo e Osmar Ristow , Nico Torresani e os saudosos Caraca e Vado.

vitória memorável?

Foi a vitória por 1 x 0, contra o Santa Luzia, na decisão do torneio início,. Gol anotado pelo Tito Tórmena, em cobrança de falta, ressaltando, que a partida foi disputada no campo do Santa Luzia.

Gol inesquecível?

Foi numa partida contra o São Luiz, quando vencemos por 2 x 1, fiz o gol da vitória, quase ao apagar das luzes, cobrando uma falta.

Derrota que ficou atravessada?

Foi a derrota por 2 x 1, na partida realizada pelo campeonato da Liga, num jogo contra o Floresta – rua Nova Trento, partida esta realizada no estádio Maria Steffen.

Tílulos?

Campeão do torneio início , no Santa Luzia, atuando com a jaqueta do América F.C.

Quem era o seu ídolo no futebol?

Mané Garrincha.

Grande dirigente?

O saudoso Werner Régis

Treinador?

Também, o saudoso Werner Régis

Árbitro?

O saudoso Rudi Maffezzolli.

Um fato marcante acontecido numa das partidas em que participou?

Atrás do estádio Maria Steffen ficava o Engenho de farinha e o alambique, onde está atualmente o Posto de Saúde e, a lagoa, o centro comunitário – e o ribeirão e a casa do Sr Rodolfo Steffen, onde fica a rua e a sede do América. Numa das partidas realizadas, Batista Torresani e Octácilio disputava uma jogada próximo da lateral do campo, de repente os dois caem dentro do ribeirão. Batista levantou-se e estava todo ensangüentado ... foi assustador, mas ao mesmo tempo engraçado.

O que apostou na juventude e não deu certo?

Desejava seguir a carreira na aeronáutica, mas não passei na inspeção, face ter quebrado o braço e ter ficado um pouco torto.

Como foi sua trajetória profissional?

Trabalhei no Bruno Jonk, Malária, Posto Volkswagem, Posto Azza, Schlosser , Buettner e Latina.

Quais obras/serviços são mais necessárias na sua localidade?

Seria necessário a colocação de um orelhão, aqui em frente a Igreja Nossa Senhora Aparecida, policiamento na saída das crianças da Escola e uma fiscalização da Prefeitura para que consertassem o buraco existente na calçada, ali próximo da Igreja Assembleia de Deus, na descida do morro, salientando que já caíram pessoas naquele buraco.

Costuma ler jornais?

Atualmente não, estou sem óculos. Estou para fazer uma cirurgia no olho.

Referências

  • Entrevista publicada no EM FOCO, aos 20 de setembro de 2011.