Entrevista Vinícius José Bado - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Com os netos: Gabriela, Suzana, Gustavo, Sueli (esposa), Martina, Raquel e Maria Carolina.

VINÍCIUS JOSÉ BADO, popular Badão: Filho de Nicolau e Eulina Ternes de Córdova Bado, natural de Nova Trento, nascido aos 31.05.38. São em quatro irmãos: Antônio Abelardo, popular Dr Badinho, Danilo Henrique e Eulália Carolina, popular Lolita e Vinícius José, popular Badão. Cônjuge: Sueli Krieger Bado, casados aos 22.06.63; quatro filhos: Rubens Vinícius, Leila, Fabrício e Sabrina, popular Kika. Seis netos: Gabriel, Suzana, Martina, Raquel, Maria Carolina e Gustavo. Torce peço C.A. Carlos Renaux, Santos e Vasco da Gama.

Com os filhos: Leila, Sabrina (Kika), Fabrício, Sueli (esposa) e Rubens (Ube).

Vida profissional?

De 1956 a 60 trabalhei na Oficina Mecânica Leão Belli Ltda; em 61, no escritório de contabilidade Erich Hoffmann; de 61 a 62, na Prefeitura Municipal de Brusque; de 61 a 70, na Cia Industrial Schlosser; de 70 a 71, na Malharia Thiemann; de 71 a 72, em A Notícia; de 72 a 77, na Transportadora Vale do Itajaí Ltda.; de 78 a 80, na Empresa Uniã0o de Transportes S/A; de 80 a 83, Irmãos Krieger S/A; de 83 a 99, na Prefeitura Municipal de Brusque; de 94 a 95, na Assembléia Legislativa.

Seleção Juvenil da Coréia.

Cargos ocupados na Administração Municipal?

De 1983 a 88, Chefe de Gabinete do Prefeito José Celso Bonatelli; de 89 a 92, Coordenador do Plano Habitacional; 93, Gerente do Telecentro; 95/96, Diretor Técnico Administrativo; 97 a 99, - Chefe de Gabinete do Prefeito Hylário Zen.

Homenagem ao Padre João da Cruz Stuepp, na Câmara de Vereadores.

Grandes nomes na Administração Municipal?

O saudoso José Celso Bonatelli, Zeno Heinig e Ivo Barni, entre outros.

Bonatelli e Badão, na qualidade de presidente da CME, entregando placa a Emil Rached.

Grandes dirigentes no Esporte Amador?

O saudoso Arthur Schlosser, Ary Wehmuth e Alfredo Kohler ( in memoriam).

Desfile do Centenário - Debrassi, Werner Ristow, Gerhard e Badão.

No futebol?

Érico Bianchini, Leopoldo Bauer, Chico Wehmuth, Arthur Jacowicz e Gerhard Nelson Appel.

Badão, presidente do CME, indicado por Bonatelli, para encerrar o Campeonato Brasileiro Juvenil, realizado em Brusque - Nas costas de Bonatelli e Badão, encontra-se Luiz Henrique da Silveira - hoje governador.

Treinadores?

Futebol: Joel Castro Flores e Dirceu; voleibol: Bruno Appel e Ricardo Cruz; voleibol feminino: Fabrício Bado, popular Fabico. Segundo informações é o técnico com maior número de títulos em todas as categorias do vôlei feminino no Estado, inclusive, com dois títulos inéditos: o de campeão brasileiro infanto-juvenil por SC ( primeira divisão0 e o de campeão Sul-Americano estudantil pelo Brasil.

Grandes atletas do Renaux?

Entre outros: Mosimann, Isnel, Ivo Willrich, Euclides Bianchini, Agenor, Orival e Otávio Bolognini, Petruscky, Badinho, Venício Barbosa e Pereirinha

E do Paysandu?

Entre outros: Mima, Godoberto, Julinho, Nilo Boing , Kussi, Nego Kuhn, Péquinha e Benício.

Fale de sua participação nos esportes?

De 52 a 55, atleta dos juvenis do G. E. Olímpico, tendo obtido o Tetra-campeonato da Liga Desportiva Blumenauense, de 56 a 57, Aspirante do C. A. Carlos Renaux; em 57, também, iniciei no vôlei e basquete na S. E. Bandeirante;; de 57 a 65, atleta de Basquete da S.E. Bandeirante; de 57 a 72, atleta do vôlei da S. E. Bandeirante; diversos campeonatos da liga que representava Brusque, Blumenau e Indaial. Três convocações para a Seleção Catarinense de Adultos; 58, participação nos Jogos Abertos do Interior de São Paulo no basquete e voleibol; Em 60, atleta no vôlei e basquete nos primeiros JASC e Centenário de Brusque; 65, Campeão no vôlei, basquete, futebol de campo e salão, atletismo (salto em altura, distância, arremesso de peso e salto triplo), nas competições estudantis e do SESI; técnico de vôlei e basquete, tanto no masculino, como no feminino em diversas ocasiões; árbitro de vôlei de 68 a71, pela FAC e JASC; Presidente da Comissão Municipal de Esportes – CME - de 72 a 96 e de 83 a 88 e, ainda de 95 e 96.

Presidente do Conselho do C. A. Carlos Renaux e conselheiro, após o mandato; de 79 a 80, Presidente da S. E. Bandeirante e Conselheiro, após mandato; de 84 a 86, Diretor da Liga Desportiva Brusquense de Futebol; em 84, Coordenador por Brusque, da realização do Campeonato Brasileiro de voleibol juvenil feminino; Em 85, Presidente da CME e um dos organizadores do jubileu de Prata dos JASC, realizados em Brusque; de 72 a 2002, atleta da equipe de veteranos da S. E. Bandeirante e que mantém com Joinville intercâmbio e congraçamento há 53 anos, realizando duas partidas anuais, uma em cada cidade; em 92, Chefe da Delegação e representante do Presidente da FAC nos XXXII campeonato Brasileiro de seleções juvenis masculino – primeira divisão em Manaus/Amazonas.

Algum reconhecimento especial?

Em 96, recebi a Comenda do Mérito Esportivo de SC, pelo Conselho de Desporto –CED 2000, presidente da CCO/JASC,nos 40 JASC, realizados em Brusque.

Referências

  • Jornal A VOZ DE BRUSQUE. Entrevista publicada em 28 de fevereiro de 2003.