Entrevista Vilton de Melo - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Vilton de Melo.

VILTON DE MELO: O entrevistado da semana é o agrimensor Vilton de Melo, nascido em 16 de setembro Palhoça/SC, filho de João Firmino de Melo e Anna Júlia de Melo, casado com Luiza, com a qual tem três filhas: Jiane Mara de Melo Heil – Arquiteta e Urbanista – Universidade Federal de SC; Shirley Cristiane de Melo Eufrázio – Engenheira Civil (Universidade Federal de SC) e Scheila Luiza de Melo Bianchini (Personal trainer - Furb)

O que você sonhava ser quando criança?

Sonhava sem ser engenheiro Civil.

Como conheceu a esposa Luiza?

Como todo jovem fazia antigamente frequentávamos as praças públicas, onde todos se encontravam para namorar e frequentar cinemas e numa dessas conquistei dona Luiza.

Quais as pessoas que influenciaram você?

Meu pai e meu padrinho, que também era agrimensor.

Em quais estabelecimentos escolares você frequentou e que séries?

Escola Maria do Carmo Souza (Palhoça); Grupo Venceslau Bueno (Palhoça), Colégio Governador Ivo Silveira (Palhoça), Escola Federal (Florianópolis), Febe e Furb (Blumenau)

Lembra com carinho de alguns dos professores?

Entre outros bem me lembro de Dona Julinha, Amadeu Schaidt e o cidadão honorário Evaldo Moresco

Como surgiu Brusque em sua trajetória?

Após a formatura em Florianópolis, na Escola Federal, nos idos de 1969, em seguida no ano de 1970, eu e outros colegas fomos convidados para trabalhar no PLAMEG -Plano de Metas do Governo, órgão este que tinha como finalidade fiscalizar as empreiteiras na construção de rodovias estaduais, assim sendo participei de uma dessas equipes, que veio para Brusque para trabalhar nas rodovias: Itajaí/Brusque -SC 486; Brusque/Botuverá – SC 486 e Brusque/Gaspar -SC 411, quando no ano de 1974, fui convidado pelo então Prefeito César Moritz, para fazer parte da equipe da Prefeitura, onde permaneci até o ano de 2009, perfazendo exatos 35 anos .

O que faz um agrimensor?

Realiza levantamentos e implantações topográficas e geodésicas - ciência que estuda a forma e as dimensões da Terra buscando determinar, também, o seu campo externo de gravidade.; executa, por meio de técnicas de mensuração e automatização , a coleta de dados para o georrefenciamento - é tornar suas coordenadas conhecidas num dado sistema de referência - de imóveis; Interpreta fotografias aéreas ou imagens de satélites; elabora plantas, cartas e mapas georreferenciados, participa de planejamento de loteamentos, desmembramentos e obras de engenharia e locação

O que objetiva a agrimensura? Conhecer uma área através da sua representação gráfica – tais como : plantas, mapas, cartas – definindo tamanho, contorno, relevo, acidentes naturais, detalhes como edificações e sua posição relativa em uma parte restrita da superfície terrestre.

Como você descreveria o perfil do técnico agrimensor?

Vejo como um profissional com forte embasamento técnico-científico habilitados a atuar na descrição, definição e monitoramento de espaços físicos, além da criação, organização, preservação e atualização de arquivos de informações geográficas e/ou topográficas.

Como está o mercado de trabalho para o técnico agrimensor? O que é preciso para ter sucesso na profissão?

O mercado de trabalho está e sempre esteve muito bom, e para alcançar sucesso é como em qualquer outra profissão, ter vocação, pois assim sendo você faz de seu trabalho, um lazer e que tenha um objetivo e depois é só lutar por ele.

O que você considera uma vantagem e uma desvantagem da profissão?

Como vantagem eu diria, que além de estar a cada dia em lugar diferente, ainda trabalha-se ao ar livre, junto à natureza, ao sol, ao vento, sob as matas, é muito gosto, não dando colher de chá ao stress, como desvantagem não posso citar nenhuma.

Muitas cobras encontradas nas medições de terrenos?

É são muitas , como em toda América do Sul, predomina a jararacuçu, uma cobra aproximadamente de 1, 20 m, mas elas parecem ser nossas amigas, são lindas, serenas, deslizam harmonicamente, porém o que incomoda um pouquinho não são elas, mas sim as abelhas africanas, que mesmo sua picadas, ainda trazem certo benefício, segundo a medicina.

Por quanto tempo trabalhou na Prefeitura Municipal de Brusque?

35 anos exatos ou seja de 1974 a 2009.

Você trabalhou com os Prefeitos, César Moritz, Alexandre Merico, José Celso Bonatelli, Ciro Marcial Roza, Danilo Moritz , Hylário Zen e Paulo R.Eccel. Como conceituaria em uma palavra cada um deles?

Em uma única palavra? Você é muito esperto, mas irei te responder:

César Moritz – Revolucionou; Alexandre Merico – pregador; José Celso Bonatelli – Honestidade; Ciro Marcial Roza – Agilidade; Danilo Moritz – intelectual; Hilário Zen – Rigidez; Paulo Roberto Eccel - expectativa

O que você diria para quem está começando agora na área de agrimensura?

Primeiro analise suas vocações, veja se é isso mesmo que você quer, caso positivo, desempenhe seu curso com dedicação, seu campo de trabalho será vasto, pois lembre-se você terá, botas nos pés e chapéu na cabeça. Você será um operário de rua.

Qual maior área e mais complexa em levantamentos topográficos feito pro você?

Fui perito judicial do Fórum de Brusque aproximadamente há 20 anos, numa destas ações demarcatórias, fui nomeado para levantamento e demarcação de uma área de aproximadamente 10 milhões de metros quadrados, área esta situada na localidade denominada Canelão. Terreno este que ocupava parte dos municípios de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Blumenau. Neste trabalho fui auxiliado pelo agrimensor Anívio Graf e sua equipe, o qual agradeço até hoje.

Referências

  • Jornal Em Foco. Publicado em 13 de setembro de 2011.