Entrevista Vilson Afonsio Moresco - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Vilson Afonsio Moresco1.jpg

VILSON AFONSIO MORESCO: Filho de Agostinho Moresco e Nair Zuchetti Moresco, natural de Claraíba, Nova Trento. Casado com Dailva Moresco, tendo o casal dois filhos: Morgana (27) e Franco(19). Torce para o tricolor das Laranjeiras. Superintendente da Fundação Ecológica e Zoobotânica

Como foi a sua infância?

Vilson Afonsio Moresco2.jpg

Até aos sete anos só brincava e estudava, após os sete, estudava e trabalhava na roça, plantando fumo, com os vizinhos, ganhando assim, uns trocados por dia.

Qual era o seu sonho quando era criança?

Queria ter uma Kombi de carroceria de madeira para poder ajudar minha tia  na manutenção do pátio da casa; minha mãe que eu fosse Padre. Só não fui para o Seminário porque meus pais não tinham condições de comprar o enxoval.

Como foi a sua juventude?

Vilson Afonsio Moresco3.jpg

Minha juventude foi praticamente igual a todo jovem do interior; continuava trabalhando na roça com os vizinhos, estudava, jogava futebol nos finais de semana e freqüentava bailes e tardes dançantes da região.

Quais as pessoas que influenciaram em sua vida?

Minha mãe, meus professores e meus vizinhos.

Formação escolar?

Segundo grau completo. Cursei da primeira à quarta série na E.E.R.R. João Bayer Sobrinho, na Claraíba, da quinta à oitava série, na E.B. Lacerda Coutinho, Nova Trento e, da primeira a terceira do segundo grau no Colégio Professor Francisco Mazzola, também em Nova Trento.

Primeira Professora?

Eulina Maria Bayer Valle.

Melhor Professora? Por quê?

Dona Eulina foi a melhor professora, porque ela tinha carinho de mãe.

Qual é a importância da Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque?

A importância é no sentido de desenvolver hábitos de preservação do meio ambiente tendo em vista que a sua própria vida está relacionada à preservação da natureza; é também uma ferramenta  de entretenimento e de conscientização ambiental, inclusive, extraí-se da Lei 3139/08, que a Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque “visa a preservação, conservação, recuperação e renovação da fauna e da flora, buscando a sustentabilidade ambiental”,

Quais os objetivos elencados para a Fundação Ecológica e Zoobotânica?

São objetivos: I – conservar, preservar, recuperar e renovar o meio ambiente nas áreas por ela administrada; II) desenvolver, difundir e incentivar práticas de educação ambiental; III) implementar políticas de preservação da fauna e flora; IV) articular-se com mecanismos municipais , estaduais, federais e internacionais, públicos e privados, visando obter recursos financeiros  e tecnológicos para o desenvolvimento de programas  de proteção ao meio ambiente e de reprodução de espécies da fauna e da flora regional, bem assim de outras regiões do pais e do exterior; V) celebrar contratos, convênios, acordos, ajustes e termos de compromisso ou protocolos com pessoas e entidades públicas ou privadas, inclusive estrangeiras, no propósito de desenvolver a política de recursos  da Fundação; VI) promover campanhas educacionais e de treinamento com o fim de despertar a consciência ambiental da população para com os problemas de preservação e proteção ambiental; VII) promover a conscientização política para a proteção do meio ambiente como processo permanente, integrado e multidisciplinar, em todos os níveis de ensino, incluindo a criação de espaços formais e informais para a construção de uma cidadania ambiental, especialmente em crianças e adolescentes.

Afinal o Parque Zoobotânico de Brusque obteve a autorização de manejo da fauna silvestre no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama)?

Sim, depois de dezessete anos de fundação. Em 2005, o Zoológico chegou a ser embargado, após uma operação do Ibama. A ação não permitiu que o Zoológico de Brusque recebesse novos animais. Desde janeiro, o Zoobotânico passa por ações de revitalização e reorganização.

Conte-nos algo que você queria fazer e não deu certo?

Ser Vereador.

Algo cômico  que aconteceu na sua trajetória?

Eu estava com minha família em Parque Cascata. Convidei minha esposa para descer no topogan, mas ela não aceitou e disse que ficaria logo abaixo para me ver passar; quando estava na minha  vez de descer, uma moça que estava bem perto da minha esposa apontou para cima e disse para algumas colegas: “olha só como aquele careca está vermelho”.

Algo que apostou e não deu certo?

Carreira política..

O que faria se estivesse no início da carreira  e não teve coragem de fazer?

Eu ganhei um concurso de vendas na Hermes Macedo e como prêmio fui assistir a Copa do Mundo na Itália. Como descendente de italianos tive vontade de ficar por lá; procurei e achei  telefone e endereços de alguns Moresco, mas não tive coragem de ficar, pois tinha deixado minha filha de sete anos sozinha no Brasil. Talvez se fosse solteiro a decisão fosse outra. Outra coisa: teria aceitado viver segundo os ensinamentos de Deus, se ele me tivesse sido apresentado.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Aprendi a ser educado com as pessoas, a respeitar as autoridades e administrar pelo exemplo.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

Maiores decepções: A repentina morte de minha mãe; a justiça dos homens. Maiores alegrias: meu casamento e os nascimentos de Morgana e Franco.

O que você  mudaria se pudesse na profissão  que exerce?

Mudaria a quantidade de recursos para investimentos  e  uma parte da equipe, para isso seria necessário maior autonomia por parte da lei.

O que é uma sexta feira perfeita?

Uma sexta feira perfeita é aquela em que terminou uma semana de trabalho com a sensação de dever cumprido e, com a alegria de poder desfrutar de merecido descanso, com certeza de que Deus esta comigo.

Uma palhinha de sua trajetória profissional?

De 01/1981 a  07/83 trabalhei na Souza Cruz, como Encarregado do Controle de Qualidade, e de 03.11.83 a 30.11.91, na Hermes Macedo, sendo dois anos e meio como  vendedor e três anos e meio, como Chefe de Vendas e,  dois anos, como Chefe de Loja; de 01.12.91 a 30.01.96, na Seletron Parabólicas, sendo dois anos e meio como vendedor e dois anos como Supervisor de Vendas. De 01.02.96 a 10.04.09, proprietário da Di Moresco Parabólicas, onde cadastramos 10024 clientes , registramos mais de 19 000 visitas realizadas e durante todo esse tempo não recebemos nenhuma reclamação através do Procon. Em 02.02.09, assumimos a Superintendência do Zoobotânico, cargo que ocupo até hoje.

Referências

  • Matéria publicada no EM FOCO, em 14 de dezembro de 2010.