Entrevista Telmo Ruzinski - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Telmo Ruzinski1.jpg

TELMO RUZINSKI: Filho de Olário e Cacilda; natural de Brusque, nascido aos 23.10.55. Cônjuge: Marli Fuchs Rusinski, casados aos 23.09.78; dois filhos: Ana Paula e Sérgio Roberto

Como foi sua infância e juventude?

Telmo Ruzinski2.jpg

Na minha infância, como todos os meninos de minha idade, ia á escola. Estudei nos colégios: Santo Antônio, São Luiz e Honório Miranda. Pratiquei basquetebol, tendo chegado, em duas oportunidades, a ser convocado para integrar a Seleção Catarinense. Desde os 19 anos, estive engajado no “mais querido da Pedro Werner”. Vivi grande parte de minha juventude no Paysandu, realizando o que mais gostava, os inesquecíveis carnavais, inclusive, estava participando de um dos bailes carnavalescos, quando fui noticiado do nascimento de minha filha, Ana Paula. Exerci todos os cargo de Diretoria no Paysandu, até fui treinador da equipe em 83,ressalte-se, época que o Paysandu tinha uma boa equipe, tendo disputado o Estadual. Presidi o “ mais querido” nos idos de 85.

Como foi a educação recebida de seus pais?

Foi uma das melhores educação, o pai sempre procurava transmitir comportamento salutares: bem me lembro de algumas lições: “ A primeira coisa que um homem deve ter é a fidelidade com os amigos”, outra:”Nunca mexa numa coisa que não é sua” e, outra ainda: “fazer o bem não importando a quem”; a mãe, preocupava-se em manter a família unida, e exigia que, aos domingos, almoçássemos todos juntos.

Como conheceu a Marli?

Na época que estudava, costumávamos ir na Lanchonete Real, e a gente se via. Eu com 13 anos conheci a Marli, logo começamos a namorar e após 9 anos subimos ao altar.

Quais as linhas mestras do PTB ? Quais os integrantes do comando em Brusque?

A linha mestra do PTB é traçada, mormente no social. Integram o comando do Partido, a nível municipal: Presidente, Telmo Rusinski, Vice-Presidente, Dr. Antônio Bastos, Secretário, Luiz Carlos Beuting, Tesoureiro, Luiz Francisco Reis, Presidente do PTB Mulher, Silvana Correa e PTB Jovem, Daniel Krause.

No cenário político, quais as coligações que estão sendo alinhavadas, com vistas ao próximo pleito?

O PTB já tem coligação consolidada com o PV. Terá candidato próprio nas majoritárias e encontra-se em negociação com três siglas para a efetivação do Vice. Também, vislumbrado coligações com todos os partidos existentes no município.

Quem será o próximo prefeito?

O próximo Chefe do Executivo Municipal passa pela indicação e apoio do atual Prefeito Ciro Marcial Roza.

Grandes nomes em Brusque, nas diversas atividades – no passado e na atualidade?

No passado, entre outros: os saudosos Cyro Gevaerd, Gentil B. Archer e Francisco R. Dal’Igna e na atualidade: Ciro Marcial Roza, Pilolo e Dr Celso Carlos Emydio da Silva.

Paysandú ou Renaux?

Paysandú!

Como aconteceu a fusão do Renaux e Paysandu em 87?

A fusão resultou por vários fatores: o Carlos Renaux estava desativado, a prática do futebol estava muito encarecida, culminando na idéia do Ciro Marcial Roza para criar uma força real no futebol berço da fiação catarinense. E foram o que aconteceu, tanto que o Brusque sagrou-se campeão Catarinense em 92. Registre-se que foi deixado de lado as paixões, imprimindo-se um trabalho profissional extraordinariamente forte, encima do futebol brusquense.

O encanto das duas agremiações – Renaux e Paysandu – para os torcedores mais antigos, não restou prejudicada com a fusão?

Para os mais antigos foi, porque quem era Renaux, era tricolor e quem era Paysandu, era esmeraldino. Eles não viam com bons olhos, olhavam mais a paixão do que o objetivo maior que era ter um futebol forte, competitivo e campeão. Fui um projeto muito perfeito, tudo muito bem estruturado. É importante frisar, que os torcedores na faixa de idade até a minha não admitiam, entretanto, a faixa etária dos idos de 75 para cá, nem lembram mais – ou se lembram, foi por ouvir dizer – dos dois tradicionais clubes brusquenses.

O que é preciso para um jornal semanal sobreviver em nossa cidade?

Todo problema é o seguinte: as pessoas têm um índice de leitura muito baixo dos jornais, tanto de periódicos de Brusque, do Estado ou os de nível nacional. Vale registrar, o índice de leitores não atinge o patamar de 10% da população, o que implica aos heróis dirigentes da pequena imprensa uma batalha, uma verdadeira luta árdua.

Quais são os lazeres preferidos?

Atualmente é a pescaria e o arrancadão.

A administração municipal está no caminho certo?

Muito certo, Brusque nunca foi tão divulgada pelo país como está sendo hoje, principalmente, após a conclusão do Ginásio Multiuso, aonde o esporte amador vem sendo olhado de maneira bem diferente de épocas anteriores, gerando uma divulgação ímpar com a parceria Brasil-Telecom, que vem divulgado a cidade, através da mídia: Rede de TV, rádios e jornais.

Na sua visão, o que está faltando, em termos de obras em Brusque, além da beira-rio, em ambos os lados?

Muito foi feito, mas a construção do Teatro Municipal, vez que a cultura irá perfectibilizar a cidade como pólo turístico, a construção do Estádio Municipal de Futebol moderno e a construção do Museu Internacional de Esculturas de B rusque, salientando-se que quando pronto será o maior Museu a céu aberto do mundo.

O Brasil tem acerto?

Hoje não.

Referências

  • Entrevista publicada na semana 09 a 16 de fevereiro de 2008, em A VOZ DE BRUSQUE.