Entrevista Saulo Tavares - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
O grande Saulo Tavares.

Filho de Fohy e Mavalda Tavares, natural de Brusque, nascido aos 24.04.47; torce pelo Vasco da Gama e pelo Carlos Renaux. Apresentador do Programa “Informativo Havan” e “Saudade de uma Saudade”.

Como foi o início na Rádio?

Quando garoto ouvia todos os grandes apresentadores de programas radiofônicos e muito a Rádio Nacional. Desde tenra idade alimentei o sonho de trabalhar em teatro e rádio e, como meu pai desfrutava da amizade de Wilson Santos, consegui que eu iniciasse a trabalhar na Rádio Araguaia, como sonoplasta em 1962. Bom, acho que sou o apresentador com mais tempo de trabalho numa mesma emissora.

1968 - Peça "Os Ossos do Barão", apresentada inclusive no Festival do Teatro Amador no Carlos Gomes, Arnaldo Tórmena, José Luiz Gonzaga (in memoriam), Saulo Tavares e Jocenir Zimmermann Moreli.

Que programas apresenta na Rádio Araguaia?

Apresento dois programas: “Informativo Havan”, de segunda a sábado – das nove ao meio dia- e “Saudade de uma Saudade”, aos domingos – das sete e meia às oito e quarenta e cinco. Este último, um programa com ênfase cultural, onde apresento dados sobre o compósito, a época da gravação, predominando os anos 30, 40 e 50.

Um paralelo entre o rádio , antigamente e hoje?

O rádio do passado era um rádio mais romântico, não havia a concorrência da TV e das rádios FM. Tinha mais qualidade, apesar dos ouvintes não serem tão críticos como hoje. Hoje, o rádio é mais globalizado, é mais fácil obter um disco, e hoje temos aí o CD. Com o avanço da tecnologia, talvez até ficou mais fácil de apresentar um programa, todavia, a presença das rádios FM e da TV, carrega, em determinado horário, uma parcela significativa da população, que constituía o universo dos ouvintes da Rádio AM.

Algum índice comparativo de audiência entre rádio e a TV?

Olha o IBOPE há dois anos, aproximadamente, fez uma pesquisa, resultando que das 5 horas da madrugada até 18 horas, o rádio tem 70% de audiência e após as 18 horas, perde audiência mais significativamente devido as telenovelas e os noticiários.

Grandes nomes do Rádio?

Respondo o questionamento da seguinte forma: a nível nacional: O locutor padrão do radio brasileiro, em voz e improviso é César Ladeira. Depois, não podemos esquecer o pessoal que hoje está na TV, mas originários do rádio, tais como: Silvio Santos, Flávio Cavalcanti (in memoram), J. Silvestre (in memoriam), Raul Gil, Blota Júnior , Cesar de Alencar. Na área esportiva: Inicialmente, não podemos omitir um trio que ficou famoso na Copa de 58: Pedro Luiz, Edson Leite e Mário Moraes (comentarista) e, citaria mais: Fiori Gilioti, Jorge Curi, Valdir Amaral, Osvaldo Cósi, Ruy Porto e o mais independente dos comentaristas esportivos: João Saldanha. Em termos de Brusque: Início com duas expressões : a Rádio Araguaia fundada em 1946 ,pela família Schaefer, teve como um dos pioneiros o Dr Raul Schaefer – um vozerão, Wilson Santos, foi o primeiro locutor profissional no rádio, e cito ainda, Celso Teixeira (in memoriam), Clemente Dominoni, Dario Silva, Jota Duarte, Joel do Vale,Mário Pessoa, Alfredo Alberto, Camargo Filho, Ivo Sutter, Nilton Haas (sonoplasta e discotecário), Erondino Fagundes de Moraes (técnico eterno do transmissor no início do Rádio em Brusque), Élio Gonçalves (operador do transmissor)), José Carmelino Scalvim (no início como sonoplasta e agora no jornalismo), Luiz Agusto Wippel (in memoriam), Rubens Kistsner (in memoriam), Nilson da Costa (in memoriam), Onildo José Pereira.

Como escalaria a seleção de futebol de Brusque, em todos os tempos que acompanhou o futebol?

Mosimann, Bianchini, Di, Orival Bolognini, Ivo Willrich, Isnel, Teixeirinha, Heinz Appel, Petruscky, Julinho Hildebrandt e Agenor.

Um grande dirigente?

Nilo Debrassi.

Um grande treinador?

Itamar Montresor.

Melhor jogador eu teve o Carlos Renaux?

Isnel

Melhor jogador que teve o Paysandu?

Heinz Appel.

Lazer preferido?

Respiro rádio, gosto de tomar uma cervejinha com os amigos, pássaros e de futebol.

Fatos curiosos?

Tem vários fatos que poderiam ser enquadrados como curiosos nos 40 anos de rádio, todavia, cito três casos que bem lembro: - No final da década de 50, tinha um comercial ao vivo na Rádio Araguaia indicando que para ir bem nos estudos e nos esportes deveria comer macarrão e talharim. Um locutor da Rádio Araguaia, num belo dia, trocou e disse: “Para ir bem nos esportes coma Macarim e talharão”. Em outra época, faleceu um diretor famoso do Carlos Renaux, no jogo seguinte foi dado um minuto de silêncio, como ainda é costume. Acontece que o locutor ao terminar o minuto de silêncio, disse: “ Acabaram de ouvir um minuto de silêncio” Antigamente, às terças feiras, no Cine Coliseu, passava a sessão das moças. A Rádio divulgava a propaganda, e certa feita o filme que passaria, denominava-se “Com a mão na massa”. O saudoso Celso Teixeira, em determinado momento ao divulgar aquele filme levou ao ar o seguinte. “Hoje, na sessão das moças, o filme: ‘Com a mão na moça’, olha, deu um bafafá e até o grande Bratting ligou envenenado da vida reclamando do ocorrido.

Cassiano Tavares que escreve em “Tribuna”, tem parentesco com você?

Sim. É meu filho.

Lê a Coluna Dez?

Leio Direto.

Referências

  • Jornal A Voz de Brusque. Entrevista publicada em 14 de setembro de 2002.