Entrevista Ronaldo Teixeira - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 11h04min de 28 de março de 2013 por Alicas (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Ronaldo Teixeira1.jpg

RONALDO TEIXEIRA: Filho dos saudosos Aniceto Teixeira e de Leonor da Silva Teixeira; natural de Brusque, nascido aos 14.09.56. São em seis irmãos: Rosita, Rosimari, Rosália, Rosélia (in memoriam), Roberto e Ronaldo. Cônjuge: primeira esposa Maria Russi Teixeira e a atual é Roseli Coelho; quatro filhos: Ruan Aniceto, Rafael, Rafaela e Ronaldo Jr. Graduado em Educação Física -Furb e Pós-graduado em Desenvolvimento de crianças -Furb, com a monografia “ A prática do judô e sua importância no desenvolvimento infantil”. Torce para o S.C. Brusquense -CACR e Fluminense.

Como foi sua infância e juventude?

Ronaldo Teixeira2.jpg

Sendo o caçula, sempre tive um certo carinho pelo meu pai e irmãos mais velhos, vez que perdia a mãe aos seis anos de idade. Meu pai era policial e sempre se esforçou muito para manter a família unida, dando suporte necessário para a sobrevivência. Pratiquei o futebol até o infanto-juvenil no Renaux, Paysandu, Figueirense e outros clubes. Aos onze anos descobri meu potencial esportivo, através de constantes sonhos em arte marcial capaz de mobilizar e nocautear adversários em segundos, então conheci o judô, desde então, nunca mais desisti.

Algum ídolo?

Meu pais semrpe foi meu ídolo e é a ele que devo todo o meu profissionalismo, graças ao seu apoio, incentivo e recursos para que eu pudesse prosperar no esporte.Assim, em janeiro de 2006, fui promovido a mestre no judô, faixa vermelha e branca – sexto grau – pela liga Nacional e estadual de judô.

Como conheceu a Roseli?

Conheci a Roseli, aproximadamente há 11 anos. Eu em fase de separação e ela também. Tnho uma confecçãoe necessitava de alguém que trabalhasse as peças. Como ela era talhadeira fui apresentado por um amigo em sua residência, quando entreolhamos deu aquela química. Aí começamos a namorar a, deu certo. Tanto a Roseli, como eu, tínhamos três filhos no primeiro relacionamento. Interessante todos entraram para o judô.

Como foi o surgimento do judô?

O judô surgiu de uma necessidade de evitar intrigas nos relacionamentos. Utilizando-se de técnicas já conhecidas do jiu-jitsu aprimorou-se a capacidade mental, tornando-se compleca, porém de grande importância para o equilíbrio. No judô o praticante é envolvido na riqueza de uma filosofia oriental, que transforma a disciplina e o equilíbrio mental em formas de viver e encarar o semelhante Pelo treinamento em ataques e defesas, educa-se o corpo e o espírito, tornando-se a essência espiritual do judô, uma parte de seu próprio ser. Yigoro Kano criou o judô em 1982, em Tóquio (Japão).

Regrinhas básicas que o judoca deve seguir?

Disciplina, respeito, educação, desenvolvimento da força física e técnica são as cinco regrinhas básicas que o judoca deve seguir.

Quais são as faixa no judô?

oitava kiú, branca; sétima kiú, cinza; sexta kiú, azul; quinta kiú, amarela; quarta kiú, laranja; terceira kiú, verde; segunda kiú,roxa e primeira kiú, marron, registre-se estes oito graus constiuem o dangai. Em seguida, vem os cinco graus do faixa preta, yudanshas, e no grau máximo, o kodanshas, pós graduados de sexto a oitavo graus -mestres.

judô em Brusque?

O judô iniciou em Brusque em 1970, no Serviço Social da Indústria -Sesi, com o Professor Adalberto Appel, popular Beto Appel, faixa verde da terceira kiú. Como ainda não era graduado na modalidade, trabalhava nos atletas os Ukenus – quedas – e as técnicas básicas do judô para iniciação. Mesmo com muito esforço e dedicação, seus atletas participaram pela primeria vez dos Jasc, em 73, em São Bento do Sul, novamente em 74, em Criciúma, obtendo razoável classificação.

Destaques no judô brusquense?

Claudete Vargas, Túlio Tórmena, Bruno Werner Filho, Jonny Robert Boos, Enedina de Souza, Luciane Venãncio, Rafael Teixeira, Ronaldo Teixeira Júnior, Alessandro Veber, Maicon Russi, Roseli Coelho, entre outros.

E a participáção feminina?

Em 85, Brusque sediou o XXV Jasc, implementei através de reuniões e ofícios junto a Federação Catarinense de Judô, a inclusão do judô feminino, em caráter semioficial, já que essa modalidade era esporte olimpico. Brusque tinha interesse porque nessa época tinha equipe feminina de destaque, que ao participar em 85, tornou-se vice-campeão. Em 86, o judô feminino foi incluído oficialmente aos Jasc, constituindo uma vitória nossa.

Como está o judô , hoje?

Em se tratando de escolinha, Brusque, hoje, possui o maior número de atletas de todo o Estado; em torno de 800, entre crianças e adultos, divididos em cinco pólos de treinamento : Sesi – Centro Esportivo -Prof. Odirley da Silva Simas; Ribeirão Tavares, idem; Caic -Aguas Claras , Prof. Alessandro Veber; Guarani – Prof. Rafael Luiz Darós; Ginásio Multiuso- Professores Roland Alfredo Koelher, Diana Beple e Vera Lúcia de Souza dos Santos. ´Possuímos também o maior Centro de Treinamento do Estado, uma área de 200 m2, anexo a Arena Multiuso e com a contratação do maior medalhista dos Jasc de todos os tempos, João Carlos Maba – 18 medalhas de ouro; vejo o judô com rendimento também prosperando e num futuro promissor teremos atletas ' prata da casa', brilhando nos mais altos patamares do judô catarinense e brasileiro.

Como se desenvolveu o judô brusquense?

Em 74, aproximadamente parti de Brusque para servir a Base aérea de Florianópolis e, paralelamente me especializei em judô, através de treinamento e curso em Florianópolis, São Paulo e em todo o Estado. Em 76, retornei à Brusque, como faixa marron de primeira kiú – uma antes da preta de primeiro grau – sendo convidado para lecionar judô no Sesi, tendo aceito e permanecendo até 90, como funcionário, envolvendo em suas atividades, aproximadamente, 400 alunos. Atualmente, mesmo após o desligamento do Sesi, continuo com escolinhas em forma de comodato com o Sesi

Como o judô brusquense começou a competir no Estado?

Como os objetivos Sesianos era o lazer através da massificação e sabendo que o judô é um esporte competitivo por sua própria natureza, senti a necessidade de criar um clube ou associação para filiar os atletas junto à Federação Catarinense de Judô e, consequentemente, participar dos campeonatos estaduais.

E a Associação Brusquense de Judô – ABJ?

Inicialmente reuni um grupo de amigos, pais e atletas abnegados pelo judô, expus a ideia, então em 06.03.89, eu já faixa preta de quarto grau, juntamente com o Juiz de Direito, Dr Carlos Prudêncio, atualmente Desembargador, o Advogado Ricardo Viana Hoffmann, o médico ortopedista, Antônio Custódio de Oliveira Filho, o empresário Válter Stoltenberg, o jornalista e atualmente integrando a assessoria de impresa da Câmara de Vereadores, Holmes Brasil Goçalves de Castro, o Comerciante Rubens Kormann, o saudoso João Batista Dalago e o Veterinário João Alves Moraes, entre outros criamos a Associação Brusquense de Judô – ABJ, desde então, muitos destaques surgiram no judô de Brusque.

Quais as dificuldades encontradas pela ABJ?

Sempre a principal barreira foi a financeira, pois até 2000, havia um certo descaso por parte do poder público e das empresas privadas, pelas modalidades individuais. A canalização dos recursos era para as modalidades coletivas e de elite, cujos pais, possuíam influência política e financeira. O auxílio prestado era insuficiente. Hoje, a Prefeitura criou o Programa ADEB e são muitas as condições para a prática esportiva em várias modalidades – gratuitas, vez que os professores são pagos pela municipalidade.

E a família vive o judô?

A companheira Roseli é faixa preta de primeiro grau; o filho mais velho, meu enteado Rafael L. Darós, também é graduado em faixa preta de primeiro grau e. Ainda é Professor de Judô, no Programa ADEB; meu filho mais velho, Rafael Teixeira é faixa preta de segundo grau, Os demais não chegaram ainda a se graduar.

Fale da implantação da ADEB

Como surgiu o Programa ADEB? O programa ADEB surgiu a partir de uma pesquisa de Pós-graduação que realizada, nos idos de 2000, nos principais bairros e localidades de Brusque. O objetivo era investigar a relação de tempo ocioso das crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, com o envolvimento com drogas. Tal pesquisa constatou que este envolvimento ocorria, na maioria das vezes, justamente nesse tempo, confirmando a hipótese levantada de que há relação entre o tempo ocioso e o envolvimento com drogas na população investigada.

Qual a destinação dos dados levantados? Os dados apresentados à Secretaria da Juventude, Cultura e Esportes e, conhecendo os resultados benéficos do esporte, optou-se por criar um projeto desportivo a fim de ocupar o tempo ocioso das crianças e dos adolescentes, oportunizando a prática desportiva e descobrir talentos no desporto brusquense.

Quando foi implantada e por que foi denominada ADEB? Este programa foi implantado em janeiro de 2001, sendo denominado de Programa ADEB – Associação Desportiva nos Bairros, por atender quase todos os bairros de Brusque.

Como está o Programa ADEB, hoje? O programa conta, atualmente, com 28 professores de educação física contratados pela Prefeitura que, diariamente, se deslocam aos bairros de Brusque, ensinando gratuitamente os primeiros passos para a aprendizagem de diversas modalidades, realizando trabalho de socialização, lazer e recreação a mais de cinco mil crianças e adolescentes, sobretudo carentes que anteriormente tinham pouco espaço no campo desportivo.

A priorização recai na população carente? O programa ADEB vem priorizar a população carente, pois esta, devido a sua condição financeira, acaba tendo pouca oportunidade de praticar esportes, bem como demonstrar se talento nesta prática, uma vez que o custo desta acaba sendo, muitas vezes, alto demais. Desta forma, o programa vem suprir esta dificuldade, disponibilizando não apenas um profissional para instruir seus participantes, mas também materiais que possibilitem a prática desportiva.

Além de constituir um programa esportivo é também um programa social? Conhecendo a importância do desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças e adolescentes, o programa ADEB foi implantado, ressaltando que esse não é apenas um programa esportivo, mas também social. Uma vez que não propõe a prática desportiva por si só, tendo o propósito de propiciar os aspectos acima citados, importantes para o desenvolvimento do indivíduo como um todo.

A ADEB vem enfrentando algum tipo de dificuldade? Sim, em virtude ao grande número de participantes, o programa vem tendo dificuldades de se manter, uma vez que o custo do material é altíssimo, sentindo a necessidade de ajuda financeira, para que esse programa possa continuar com sucesso. Por este motivo optou-se por expor tal situação ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a fim de adquirir recursos, matérias esportivos para o programa ADEB.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 30 de janeiro de 2008.