Entrevista Ronaldo Teixeira - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 20h53min de 12 de março de 2013 por Alicas (discussão | contribs) (Criou página com ''''RONALDO TEIXEIRA''' '''Fale da implantação da ADEB''' ''' Como surgiu o Programa ADEB?''' O programa ADEB surgiu a partir de uma pesquisa de Pós-graduação que realizad…')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

RONALDO TEIXEIRA

Fale da implantação da ADEB

Como surgiu o Programa ADEB? O programa ADEB surgiu a partir de uma pesquisa de Pós-graduação que realizada, nos idos de 2000, nos principais bairros e localidades de Brusque. O objetivo era investigar a relação de tempo ocioso das crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, com o envolvimento com drogas. Tal pesquisa constatou que este envolvimento ocorria, na maioria das vezes, justamente nesse tempo, confirmando a hipótese levantada de que há relação entre o tempo ocioso e o envolvimento com drogas na população investigada.

Qual a destinação dos dados levantados? Os dados apresentados à Secretaria da Juventude, Cultura e Esportes e, conhecendo os resultados benéficos do esporte, optou-se por criar um projeto desportivo a fim de ocupar o tempo ocioso das crianças e dos adolescentes, oportunizando a prática desportiva e descobrir talentos no desporto brusquense.

Quando foi implantada e por que foi denominada ADEB? Este programa foi implantado em janeiro de 2001, sendo denominado de Programa ADEB – Associação Desportiva nos Bairros, por atender quase todos os bairros de Brusque.

Como está o Programa ADEB, hoje? O programa conta, atualmente, com 28 professores de educação física contratados pela Prefeitura que, diariamente, se deslocam aos bairros de Brusque, ensinando gratuitamente os primeiros passos para a aprendizagem de diversas modalidades, realizando trabalho de socialização, lazer e recreação a mais de cinco mil crianças e adolescentes, sobretudo carentes que anteriormente tinham pouco espaço no campo desportivo.

A priorização recai na população carente? O programa ADEB vem priorizar a população carente, pois esta, devido a sua condição financeira, acaba tendo pouca oportunidade de praticar esportes, bem como demonstrar se talento nesta prática, uma vez que o custo desta acaba sendo, muitas vezes, alto demais. Desta forma, o programa vem suprir esta dificuldade, disponibilizando não apenas um profissional para instruir seus participantes, mas também materiais que possibilitem a prática desportiva.

Além de constituir um programa esportivo é também um programa social? Conhecendo a importância do desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças e adolescentes, o programa ADEB foi implantado, ressaltando que esse não é apenas um programa esportivo, mas também social. Uma vez que não propõe a prática desportiva por si só, tendo o propósito de propiciar os aspectos acima citados, importantes para o desenvolvimento do indivíduo como um todo.

A ADEB vem enfrentando algum tipo de dificuldade? Sim, em virtude ao grande número de participantes, o programa vem tendo dificuldades de se manter, uma vez que o custo do material é altíssimo, sentindo a necessidade de ajuda financeira, para que esse programa possa continuar com sucesso. Por este motivo optou-se por expor tal situação ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a fim de adquirir recursos, matérias esportivos para o programa ADEB.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 30 de janeiro de 2008.