Entrevista Paulo Rodrigo Sestrem 3 - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
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O entrevistado da semana é o Secretário de Trânsito e Mobilidade, Paulo Rodrigo Sestrem, filho de José Carlos Sestrem e Sílvia Helena Bononomi, nascido em Brusque em 19.11.1980, casado com Juliana Trainotti Costa Sestrem. Torce para Vasco da Gama.

Quais os principais projetos desta administração para o transporte público?

Estamos sempre evoluindo, o primeiro projeto é informar todos horários e itinerários aos atuais e futuros usuários em todos os pontos de ônibus e em locais estratégicos da cidade para que os mesmos tenham confiança no serviço e a informação correta.

Outro projeto é a implantação de novas linhas e mesmo com os quase 300 novos horários ainda ampliarmos futuros horários.

Também estamos dando a continuidade da implantação de novos abrigos de passageiros, somente este ano já foram 68 novos e estamos com uma boa expectativa que possamos dobrar este número até o fim do ano.

Dá para considerar que o transporte coletivo está a contento?

Atualmente o transporte coletivo é um dos grandes desafios das cidades. Não somente das grandes, mas também das cidades de porte médio. Um cenário nacional onde se propicia uma série de incentivos para aquisição de automóveis, visando um aquecimento na economia. Temos a necessidade de priorizar o transporte coletivo e fazer com que o sistema se adapte de forma melhor atender a dinâmica dos usuários, tanto na flexibilidade de horários, como na ampliação de linhas, levando para novos locais onde o sistema atual não atinge. Estamos caminhando, mas ainda temos muito trabalho a ser realizado, pois mesmo com a licitação emperrada estamos evoluindo em negociações com a empresa da concessão.

A bilhetaria introduzida pela Lei foi bem recepcionada pelos usuários?

A bilhetagem eletrônica implantada no sistema de transporte além de diminuir o fluxo de dinheiro nos ônibus, visando maior segurança teve como principal objetivo permitir a integração das linhas, que hoje já acontece no terminal urbano. Esta integração permite com o pagamento de apenas uma passagem a utilização de mais linhas fazendo o transbordo dentro do terminal central. Ainda garante um desconto no preço da passagem para a compra antecipada pelo bilhete eletrônico que no início as pessoas não conheciam como funcionava, mas agora o número de cartões tem aumentado.

A licitação do transporte coletivo terá como objetivo organizar a prestação de serviço. A Secretaria está trabalhando para oferecer um serviço de qualidade para o usuário?

Como temos observado nas manifestações por todo país, as reivindicações não só aconteceram pelo preço das passagens, mas também pela qualidade dos serviços de transporte coletivo. A licitação garantirá a legalidade da prestação dos serviços de transporte. O contrato deverá garantir de forma clara os deveres e penalidades no caso de descumprimento das normas e trará também os direitos e garantias dos investimentos das empresas pelo prazo da concessão e pra isto acontecer, todos os projetos citados anteriormente terão que acontecer, assim melhorando o serviço prestado, e sempre com a intenção de atrair mais usuários ao sistema.

A Secretaria está trabalhando na atualização da legislação do transporte escolar?

A lei que regulamenta os transportes especiais, que inclui também o transporte escolar esta passando por reformulação, sendo encaminhada para aprovação da Câmara de Vereadores. Nesta revisão esta previsto uma melhoria na qualidade dos serviços aos usuários, facilitando também a fiscalização dos serviço pela nossa secretaria.

E a legislação dos táxis também será motivo de atualização?

A lei que regulamenta o serviço de táxis no município foi aprovada em 1997, certamente já tem necessidade de atualização em alguns artigos. Estamos sempre em contato com os taxistas, principalmente através do sindicato que representa a classe. Mas mesmo assim já tivemos alguns avanços significativos, como a padronização e identificação da frota de veículos, com o curso específico para os condutores. Semestralmente nossa secretaria realiza vistoria para verificação da documentação tanto do veículo quanto do permissionário, o estado de conservação e dos itens de segurança dos veículos, onde somente quando toda situação esta regular, emiti-se o certificado e o selo da cor variada para o semestre.

A Secretaria está se estruturando para enfrentar as situações ao transporte público – escolares – táxis e o transporte coletivo?

Bem, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade foi criada no início deste ano, claro que ainda temos algumas necessidades internas a serem resolvidas para melhorarmos ainda nosso trabalho de planejamento , acompanhamento, fiscalização dos serviços e principalmente nos projetos de educação para o trânsito, visando sempre a mudança de comportamento e a conscientização do usuários do trânsito em geral.

Quem vem da Felipe Schmidt e quer ir ao comércio após a rua Centenário e/ou na Otto Renaux do cruzamento da João Bauer até a Centenário é obrigado a se deslocar até a Rio Branco – não tem como ser evitado este afunilamento ?

Sim, pode-se chegar nestes trechos utilizando a própria Rua Centenário ou ainda a Rua Barão do Rio Branco no trecho da Caixa Econômica..

Existe este tipo de situação em várias ruas da cidade na área central, isto acontece em razão da alteração das vias de duplo sentido para sentido único.

Vamos analisar rapidamente, se invertemos o sentido da Rua Marcos Malossi, os moradores desta rua teriam que se deslocar até a Rua Carlos Gracher para acessar o centro, e ainda teríamos uma saída na Avenida Otto Renaux perigosa e sem semáforo.

Caso seja invertida a Rua João Bauer no trecho da Felipe Schmidt até a Avenida Otto Renaux, perderíamos uma faixa de rolamento inteira, neste trecho além de o semáforo do posto modelo possuir mais um tempo, ainda afunilando este trecho para os condutores que vem da Rua Barão do Rio Branco e também voltaríamos a criar a conversão à esquerda que apresentava grande números de acidentes e seria prejudicada consideravelmente a fluidez nestas vias.

De acordo com as novas estimativas do IBGE 2013, Brusque tem hoje 116.634 habitantes. O número é 6,08% maior do que a projeção feita para a cidade em 2012, quando o instituto estimou que o município teria uma população de 109.950. O comparativo foi feito pelo setor de estatística da Prefeitura de Brusque, o Brusque em Dados, e aponta um grande crescimento anual. A projeção é que para 2030, a continuar tal crescimento, teremos aproximadamente 240 mil veículos em circulação. Tal projeção assusta a Secretaria de Transportes e mobilidade?

Na realidade,deve preocupar toda a cidade, pois todos vamos ser direta ou indiretamente atingidos. Porém, com a situação atual, estamos já investindo nas melhorias no transporte público e implantação de ciclofaixas e ciclovias, sendo que não vejo alternativa positiva, se não darmos preferência a estes modais. Além disso a Prefeitura esta com projetos em curso do início da implantação de 10km do Anel Viário, abertura de novas vias, prolongamento da Beira Rio, novas pontes e outras intervenções que visam maior fluidez e segurança no trânsito. Hoje estamos vivendo um momento especial, recentemente foi lançado o Congresso da Cidade, onde, juntamente com outras ferramentas, temos a oportunidade de discutir o futuro. Devemos dar muita atenção para Mobilidade Urbana e começar a trocar a palavra eu por nós. O senso coletivo tem que ser muito maior do que o individualismo de alguns, mas entendo que estamos no caminho certo e temos que semear agora para colher no futuro.

Como você vê a Mobilidade Urbana em Brusque em comparação com cidades vizinha?

Estamos bem, claro que precisamos evoluir no transporte coletivo, novas vias e mais educação no trânsito, mas comparado com outras cidades aqui perto de nós que em certos horários não se transita mais, estamos sempre atentos a possíveis intervenções pontuais para melhorar a fluidez e segurança do trânsito. Estamos incentivando o uso da bicicleta, melhorias no transporte público como alternativas de mobilidade, tendo em vista o crescente número de veículos que Brusque possui, lembrando que atualmente temos maior frota de veículos proporcional ao número de habitantes do Estado de Santa Catarina, na frente de Blumenau, Itajaí, Florianópolis, Joinville entre outras.

Como está formada sua equipe?

Hoje estamos divididos nos seguintes setores:

  • Transportes: Luís Henrique Blumer, Carlos César Ramos e Bernardino Lúcio Albino que são responsáveis pelo Transporte Coletivo, Fretamento, Taxi, Transporte Escolar, Abrigos de Passageiros e em fase de conclusão o Moto Frete.
  • Na Guarda de Trânsito: Adalberto Zen, Marcelo Perrone, Gabriel Rodrigues da Costa Noel que são responsáveis pela escalas de serviços, eventos, Operações de Trânsito, Itinerário dos Agentes, confecção de cartões para idosos e portadores de necessidades especiais, autorizações para vias públicas. Ainda na GTB, contamos com dezoito agentes de trânsito que são: Américo, Barbosa, Charles, Éder, Ferreira, Gonçalves, Lima, Luciano, Marcel, Marcelo, Marcos, Marlon, Martins, Marques, Meurer, Reis, Romi e Pavesi, todos responsáveis por toda fiscalização de trânsito nas regras de circulação, estacionamento, parada e operações de cargas e descargas. Este ano especificamente com a criação da Secretaria de Trânsito e Mobilidade os agentes que são autoridades de trânsito abraçaram o Programa Paz no Trânsito e estão participando ativamente com abordagens educativas, projeto pé no bairro, palestras em empresas, projeto futuro condutor que é dentro dos Centro de Formação de Condutores e a futura Transitolândia que será inaugurada no mês de agosto no Quartel da Polícia Militar.
  • Setor de Infrações e Recursos: atualmente as pessoas que trabalham neste setor são: Pâmela Oliani e Cláudia Cesari, responsáveis pela liberação de veículos, defesas de autuação, recursos à (Jari) Junta Administrativa de Recursos e Infrações e 2ª via do AIT (auto de infração).
  • Setor de Sinalização: neste setor hoje contamos com o Chefe de Sinalização:Telles, e mais nove profissionais dez que são: Vitorino, Lindomar, Lorival, Ildo, Luan, Paulo, Cláudio, Carlos e César, que são responsáveis por toda sinalização vertical, horizontal, indicativa, semafórica além da implantação de ilhas de segurança e defensas metálicas, mesmo aparentemente uma pequena equipe, mas que trabalha muito para melhorar cada dia mais nossa sinalização.
  • Educação para o Trânsito: este setor a pessoa responsável é Sabrina Hoefelmann que é responsável por toda organização do Programa Paz no Trânsito alimentando toda equipe com agendas, materiais de apoio, e organização dos eventos e palestras. Ela também é responsável pelo setor administrativo da Secretaria.

Qual a sua aspiração atual? É realizar um bom trabalho no cargo que ocupo.

Qual a sua maior ambição? Não tenho uma maior ambição, mas me empenho sempre para um crescimento pessoal e profissional, no intuito de colher sempre bons frutos.

O que mais o incomoda? A falta de cidadania e o individualismo do ser humano

De quê sente orgulho? De minha família, amigos e bons trabalhos realizados

Em quem tem fé? ' Em Deus

Maior desafio que enfrentou? Ter me lançado no meio Político

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia? Com certeza tratar as pessoas como gostaria de ser tratado, muito diálogo, dedicação e honestidade

Quais as maiores decepções e alegrias que teve? Me considero uma pessoa abençoada, tive muitas alegrias, com certeza ter feito 1053 votos na última eleição foi uma delas, quanto a decepções já tive algumas, mas nenhuma que mereça destaque.

O que faria se estivesse no inicio da carreira e não teve coragem de fazer? Bom, acabei fazendo tudo que tinha que fazer, assim que as portas foram se abrindo fui abraçando as chances, pois sou uma pessoa que acredito muito em Deus, e tenho certeza que quando pedimos algo a Deus, ele nos dá a oportunidade de realizar nosso pedido e temos que saber a hora certa de agir.

Algo que você apostou e não deu certo? Posso citar a carreira no futebol, pois depois que tornei profissional achei que iria dispontar e não foi o que aconteceu, porém voltando ao futebol amador, tive a possibilidade de fazer muitas amizades e me dedicar a esta carreira na área de trânsito

Finalizando, quais os pontos positivos da administração Paulo Roberto Eccel /Evandro de Farias?

Já tive oportunidade de responder tal indagação em entrevista anterior e reitero: transparência, coragem, dedicação e respeito ao cidadão são marcas registradas desta administração.

Referências

  • Entrevista publicada no EM FOCO aos 20 de setembro de 2013.