Entrevista Paulo Rodrigo Sestrem 2 - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
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Paulo Rodrigo Sestrem.

O entrevistado da semana é o Coordenador de Trânsito do Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade – IBPLAM, Paulo Rodrigo Sestrem, filho de José Carlos Sestrem e Sílvia Helena Bononomi, nascido em Brusque em 19.11.1980, casado com Juliana Trainotti Costa Sestrem. Torce para Vasco da Gama.

Quais suas atribuições como coordenador do trânsito em Brusque?

Tenho como atribuições a sinalização viária vertical e horizontal e também a Campanha Paz no Trânsito no Programa Educação e Segurança no Trânsito

O trabalho é individual ou é uma equipe?

Em equipe, possuímos hoje uma equipe pequena porém eficiente que tem por objetivo melhorar a segurança dos munícipes sejam eles pedestres, ciclistas, motociclista e motoristas. A equipe é formada pelos integrantes: Teles, Lindomar, Cláudio, Lorival, Ildo, Barbosa, Vitorino, Sérgio, Blumer, Ramos, Alexandre, Alex, Vagner e Paulo (eu).

Como surgiu a Coordenadoria do trânsito em sua trajetória profissional?

Paralelamente sendo instrutor prático – teórico de CFC (Antigas Auto Escolas), tive a oportunidade de realizar um curso de administração de trânsito em Itajaí (Univalli), e uma Pós Graduação em Gestão e Segurança no Trânsito em Florianópolis ( Faculdade Estácio de Sá), assim com a chegada do novo Governo Municipal apresentei meu currículo ao Secretário Alexandre Gevaerd, com aval do Prefeito Paulo Eccel e o Vice – Prefeito Evandro de farias já no final de 2008 fui contratado e comecei atuar já no dia 01.01.2009 até o dia de hoje e estou muito feliz.

Espelha-se em algum profissional? A pouco tempo as Prefeituras começaram em investir em profissionais da área, então sem sensacionalismo posso destacar o próprio Secretário Alexandre Gevaerd, Luís Henrique Blumer e o Engenheiro Dirk Reiter como grandes profissionais da área.

É uma preocupação constante sua garantir a mobilidade satisfatória numa cidade em que a taxa de veículos por habitante é demasiadamente alta ?

Com certeza, por isso estamos sempre atentos realizando contagens volumétricas, sinalizações horizontais / verticais, garantido a fluidez e segurança na circulação em pontos distintos da cidade.

Porém como a cidade está passando por várias obras, diga-se de passagem necessárias, algumas vezes esta fluidez fica prejudicada por conta de desvios, sendo que com o tráfego normal depois da virada do trânsito na área central teve uma melhora expressiva na circulação em geral, algumas vias que hoje são de sentido único, não suportariam o antigo tráfego. Outro aliado importante é a comunidade que nos auxilia com sugestões, opiniões e também críticas, pois estamos fazendo muito pelo trânsito Brusquense, mas temos a plena consciência que sempre vai faltar algo pois esta área é muito dinâmica.


Profissionais do Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade, IBPLAM, trabalham em parceria com os agentes da Guarda de Trânsito de Brusque visando a sinalização aos arredores e nas imediações das obras do PAC?

Esta é uma daquelas obras que citei anteriormente, a resposta é sim, estamos em plena comunicação com as diferentes empresas que prestam serviços para a Prefeitura, mas o serviço desempenhado pela GTB em parceria com o IBPLAM é fundamental para as imediações destas obras.

O pessoal que circulava antes da mudança do trânsito em Brusque reclama que a mudança acarretou um aumento demasiado na circulação para ir ao mesmo lugar que antes faziam com menos circulação, o que poderia ser justificado?

Temos algumas justificativas que seriam:

1- O crescimento de praticamente 6% ao ano da frota de veículos, as vias centrais não suportam mais vias com sentido duplo de direção, pois além de causar mais congestionamentos aumentam o número de ciclos do semáforo;

2- as vias com sentido duplo dentro da área central prejudicam demais a circulação, pois com elas as caixas das vias diminuem consideravelmente, além das conversões à esquerda que são sempre perigosas em função dos veículos terem que cortar a frente de outros condutores;

3- com as vias com sentido único conseguimos diminuir os tempos de vários semáforos, posso citar como um exemplo o cruzamento da Ponte Estaiada com a Avenida Arno Carlos Gracher. Antes da virada as filas chegavam na Rua Hercílio Luz até o Clube Caça e Tiro Araújo Brusque. No sentido da Avenida Arno Carlos Gracher a fila chegava facilmente no terminal urbano prejudicando e muito a saído dos ônibus do Terminal. Na Avenida Cônsul Carlos Renaux o centro ficava preso na saída com a Rua Adriano Schaefer. Com a inversão conseguimos diminuir o tempo do semáforo de três para dois tempos além de conseguirmos três faixas de rolamento na Rua Hercílio Luz e mais três faixas de rolamento na Ponte Estaiada possibilitando mais vazão do volume de veículos;

4- outro ponto muito importante foi o desvio do tráfego de passagem, pois antes da virada para os condutores atravessarem o rio, os mesmos eram obrigados a passar pela Avenida Cônsul Carlos Renaux. Hoje possuímos anéis de contorno, como por exemplo, os condutores que vem da Avenida 1º de Maio sentido bairro São Luiz podem utilizar tanto a Rua Rodrigues Alves, como toda a Avenida Arno Carlos Gracher e no sentido contrário podem utilizar a Rua Barão do Rio Branco e agora a Rua Alexandre Atanásio Gevaerd, ou seja, o condutor tem boas alternativas. Ademais, de estarmos aquecendo e expandindo o comércio de Ruas que antes não eram utilizadas;

5- quanto a volta mais longa, hoje o condutor ganha mais agilidade, pois ficar com o veículo parado com motor ligado também consome uma quantia considerável de combustível. Nem para todos os usuários o trajeto ficou mais longo. É claro que quando se implanta uma alteração deste porte, pensa-se no geral e não no pontual, pois se formos comparar, todas as cidades de médio e grande porte aqui mesmo no Estado não possuem ruas com sentido duplo na área central;

6- assim também a cidade de Brusque ganha uma nova visão da Praça Barão de Schneeburg, da Igreja Matriz e da Igreja Luterana, sendo que a entrada fica favorecida aos turistas que vem da BR-101, Litoral e Nova Trento e não perdendo a chegada de Blumenau e Gaspar até a Avenida Cônsul Carlos Renaux;

7- outro número importante também é que, das 33 vítimas fatais no trânsito em 2010, 32 foram em via com sentido duplo. Estando as vias com sentido único, se evita a pior colisão no trânsito, que é a colisão frontal;

O que já foi feito nesta administração em termos de coordenadoria do trânsito?

Além da alteração de trânsito na área central, estamos sempre aperfeiçoando a sinalização vertical e horizontal das vias, com implantação de ilhas de segurança, canteiros centras, faixas, semáforos para pedestres, travessias elevadas, ciclofaixas, sinalização indicativa, além do carro chefe que sempre é a educação no trânsito com a parceria da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, GTB, Empresas privadas e outros colaboradores. Entendemos que, para a segurança no trânsito acontecer temos que atingir o famoso triângulo da segurança no Trânsito que é composto por: Engenharia, Fiscalização e Educação, esta última a mais importante, pois é ela que vai diminuir os acidentes e mortes futuramente. É sim uma mudança de cultura, mas temos certeza que estamos no caminho certo.

Quais as ações efetivas que estão sendo implantadas?

Esta depende do momento que saíra a matéria. No momento estamos prolongando o trânsito da Avenida Cônsul Carlos Renaux até a Rua Alexandre Atanásio Gevaerd, proporcionando uma saída mais ágil do centro da cidade, situação esta que não foi implantada anteriormente em função da dificuldade de sinalizar algumas vias que estavam em paralelipípedos. E agora com a nova pavimentação, está sendo possível, além atendeer uma solicitação dos lojistas daquela região;

Caso a administração seja reeleita, quais as ações que deverão serem implementadas?

Continuaremos com nossos cinco eixos principais que são:

  • 1- Programa de Educação e Segurança no Trânsito;
  • 2- Modernização do Transporte Coletivo,
  • 3- Pavimentação de Corredores,
  • 4- Sistema Viário Estrutural Urbano e Rodoviário;
  • 5- Reformulação da Circulação Viária.

A rótula da Daniel Imhof com a São Leopoldo sairá logo?

Este serviço está a cargo da Secretaria de Obras e o IBPLAM está planejando a sinalização horizontal e vertical.

No cruzamento em frente do mercado Alves, não daria para implantar uma sinalização para aqueles que se dirigem à Rua São Pedro permanecerem aguardando no centro da pista, em vez de ficarem ao lado direito da pista atrapalhando quem pretende dobrar no sentido bairro/centro?

Neste local específico temos um grande volume de conversões de veículos longos e hoje estamos falando de uma via de paralelepípedo aonde a sinalização horizontal não funciona, após aquela via ser pavimentada, estuda-se sim alguma ação, que pode ser uma faixa de conversão com uma retenção recuada ou alguma outra medida que melhore a circulação naquele local.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 27 de março de 2012.