Entrevista Osmar Ristow - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Osmar Ristow1.jpg

OSMAR RISTOW, popular Nene Ristow: Filho de Arnoldo Ristow (Vereador na Legislatura 67/70) e Laura Siemsen Ristow; natural de Brusque, nascido aos 09.02.44. Cônjuge: Marlene Mello Ristow; três filhos: Charles, Letícia e Andréia; quatro netos: Jéssica, Samuel, Thaís e Igor.

Está há muito tempo ligado aos esportes? Ainda continua?

Osmar Ristow2.jpg

Sim, desde os 12 anos de idade e, hoje, ainda integro os veteranos de Águas Claras.

Atuou em que equipes?

Osmar Ristow3.jpg

Atuei nas equipes do Santos Dumont, Nacional, São Paulo, Santa Luzia e Sete de Setembro.

Foi capitão das equipes em que atuou?

Osmar Ristow4.jpg

Fui capitão nas equipes do Santa Luzia e Sete de Setembro.

O que guarda – com carinho – de sua vitoriosa carreira esportiva?

Osmar Ristow5.jpg

Além de defender grandes equipes do futebol amador, como citei, foi ter sido convocado para a seleção amadora de Brusque, oportunidade em que enfrentamos a fortíssima equipe do Tupi de Gaspar e, o respeitadíssimo aspirante do Paysandu. Outro fato, que guardo é te sido campeão da promoção dos 50 anos do Clube Esportivo Paysandu, olha que foram 42 equipes que participaram e disputaram.

Algum fato curioso?

Um fato que jamais esqueço era quando o Santa Luzia jogava: o Valentim Casagrande, popular Tim – camisa 9 – nas jogadas de área, quando o Santa Luzia atacava, segurava o goleiro da equipe adversária, e muitas vezes o juiz não via e nós ó .... bola na rede. Outro fato curioso aconteceu, quando fomos a Blumenau enfrentar o Santos e vencemos por 5 x 2, naquela partida o Everton – filho do Bolinha- também jogou, naquele deslocamento de Brusque a Blumenau, por iniciativa, o Erlito Farias começamos a compor o hino do Santa Luzia.

Lembra de grandes jogadores – além de você evidentemente – do futebol amador do passado?

Ah, tivemos vários grandes craques da bola: Marcola, Valdir Rensi, Linor Hort, Móque, Nica, Davi, Ivo e Lélo Casagrande, Luiz Carlos Ristow, Cachorão, Sérginho (Santos), Erlito (Farias), Evérton (filho do Bolinha), e quanto a goleiros, gostaria de citar da equipe do Santa Luzia, que aliás, sempre teve bons goleiros: Minela, Merico e Você.

Como ingressou na vida política?

Foi nos idos de 82, convidado pelo Heraldo, ex Vice Prefeito, para sair candidato a vereador; enfrentei a parada e fui eleito. Só que teve um preço: precisei sair do emprego devido a empresa que eu trabalhava não aceitar.

Foi vereador? Em que legislaturas?

Fui em 83/88, 89/92, 97/00 e suplente na 2001/04. Disputei cinco eleições, não obtendo sucesso na legislatura 93/96 e nesta 2001/04, ficando como suplente, tendo já assumido por 30 dias.

Foi presidente da Câmara?

Sim, no ano de 1998.

Atrapalha integrar a bancada governista?

Atrapalha se não for da ala governista. Na administração Bonatelli/Zeno, compus a bancada governista, todavia na administração 97/00, mesmo não sendo da ala governista tive apoio do governo Hylário, apenas no final é que o apoio restou prejudicado.

Das atuais candidatos a Presidência da República?

Dos candidatos que estão aí, o que observo estar mais preparado é o Serra.

Dá para traçar um comparativo entre o esportista e o político?

Dois setores em que formam-se amizades, no esporte angariamos verdadeiras amizades, na política, também, travamos sólidas amizades, contudo, às vezes, surgem algumas controvérsias.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 11 de maio de 2002.