Entrevista Orlando Fischer - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Orlando Fischer1.jpg

ORLANDO FISCHER e IDALINA CARMINATTI FISCHER: 55 ANOS DE VIDA EM COMUM - 08.11.47

Ele filho de Nicolau Fischer e Adelaide Angioletti Fischer; ela filha de João Carminatti e Ana Dietrich Carminatti; naturais de Brusque, ele nascido em 23.10.23 e ela, 26.09.26. Sete filhos: Alice, Alaíde, Alzira, Albertina, Armilda, Ana Lúcia e Adalmir; dezoito netos: Fabiano, Alexsandra, Débora, Alexandre, Serginho, Daniela, Daniel, Jean Pierre, Taís Cristina, Ivan Carlos, Caroline, Matheus, Felipe, Gabriel, Guilherme, Gabriele, Ana Carla (in memoriam) e Eloíse (in memoriam); cinco bisnetos: Emmanuele, Enrike, João Vítor, Gustavo e Natália. Torce pelo Fluminense.

Uma palhinha da descendência?

Orlando Fischer2.jpg

Alice casou com Hilário Giacomelli; Alaíde com Sérgio Vieira (in memoriam); Alzira com Vilmar Possamai; Albertina com Inácio Leoni; Armilda com Décio Gervási; Ana Lúcia com Sílvio Gianesini. Adalmir com Renilda Cirlene da Silva.

Como foi sua vida profissional?

Dos oito até os 24 anos, trabalhei como lavrador. Depois em 05.01.1948, entrei na empresa Buettner S/A, exercendo a função de emendador de rolos, permanecendo nessa mesma empresa até quando obtive o benefício previdenciário – aposentadoria – em 30.07.81. Exerci também nesse período a função de tecelão, passamento de rolo, medição de fazenda e caldeirista.

E a política no berço da fiação catarinense?

Atualmente acho que os políticos que representam Brusque, estão desempenhando muito bem suas funções, trazendo sempre que podem recursos para o desenvolvimento de nosso município. Um dos políticos que mais simpatizava e me deixou saudades foi o Dr José Celso Bonatelli.

O que esta faltando para o Brasil dar certo?

Falta consciência dos políticos em muito setores, mas o que mais me deixa triste é a falta de recursos para a saúde.

Como compara os casamentos de ontem com os de hoje?

Acho que os casamentos de antigamente eram bem mais sérios, vivia-se com mais amor e união. Os de hoje, eles já vivem juntos antes de casar.

Se fosse voltar o tempo, casaria novamente com a Idalina?

Sim. Porque nestes 55 anos de casado, ávida mostrou-me que ela foi e é minha companheira ideal, ajudando-me a ultrapassar todos os momentos de minha vida, tanto os difíceis, como os prazerosos.

Como foi criar sete filhos?

Foram criados com muito sacrifício. Em casa, tinha criação de galinhas, vacas leiteiras e principalmente criação de porcos, também plantava aipim, cana, milho, arroz e verduras, com os quais conseguia alimentar meus filhos. Com o salário da empresa, pagava roupa, remédio, estudo e com o que sobrava completava a compra de outras necessidades. Tudo isto com ajuda de minha esposa e filhos. Divida meu horário da seguinte forma: das 5,00 às 13,30 horas, trabalhando na fábrica e das 14,00 às 18,00 horas na roça.

Como compara a educação dos filhos, com relação à educação dada hoje aos netos?

Com relação aos estudos hoje sem dúvida esta bem melhor. Mas com relação à educação familiar, antigamente se respeitava muito mais que hoje.

O que faz Orlando Fischer, hoje?

Sou aposentado e trabalho no meu quintal, onde planto minhas hortaliças para consumo próprio.

Um pensamento?

Com fé em Deus e sem escolher trabalho, tudo se consegue, tudo é possível.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 02 de novembro de 2002.