Entrevista Norival Fischer - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Nosso entrevistado Norival Fischer (Diretor Industrial de Irmãos Fischer).

O entrevistado da semana é o Diretor Industrial da empresa Irmãos Fischer S/A Ind. e Com., Norival Fischer, filho de Olga e Arthur Fischer; nascido em Brusque aos 14.08.1952. Casado com a Secretária Municipal de Educação, Gleusa Luci Fischer, com a qual têm 5 filhos: Ana Paula Fischer (casada com Rafael Vieira), Arthur Fischer Neto (casado Flávia Machado Rebello Fischer), Ana Flávia Fischer (casada com Valmir Müller), Ana Claudia Fischer e Ana Luiza Fischer. Um neto: Benício Fischer Vieira (filho da Ana Paula). É vascaíno.

Quais as memórias de criança?

Tenho infinitas memórias, como brincar de pega pega, tomar banho no rio, jogar quilica, entre várias outras que são reflexos de uma infância feliz e saudável.

Sonho de criança?

Quando criança, pouco se pensa no amanhã, mas quando jovem, sonhava em ser alguém útil para a sociedade.

Primeiro/a professor/a?

Meu pai e minha mãe.

Grandes professores?

Maria Odete Espíndola, Euclides de Oliveira, Pe. Orlando Maria Murphy

Pessoas que influenciaram?

Os grandes mestres que tive ao longo de minha formação.

Espelha-se em algum empresário? Sim, Carlos Cid Renaux e José de Alencar.

Quais os melhores livros que já leu?

A história de Juscelino Kubitschek; Lembrança: Rosinha, minha canoa; Quem roubou meu queijo; Capital Trabalho entre outros.

Quais os principais produtos fabricados pela empresa?

Eletrodomésticos: fornos, cooktops, coifas, depuradores, microondas, secadora. Construção Civil: Carrinhos de mão, Betoneiras, e o mais novo produto: Casas Modulares. Transporte Individual: Bicicletas.

Qual foi o objetivo da empresa Fischer, na qual você é diretor Industrial, e que tradicionalmente visava o setor metalúrgico e itens para a construção civil, iniciou a produção de casas metálicas populares?

O objetivo de nossa organização é a busca constante de produtos que venham contribuir com o bem-estar do ser humano. Entendemos que as casas construídas até então, possuem o método construtivo muito artenal e necessário se faz, a busca de aprimorar esta metodologia construtiva.

Em visitas a vários países onde esses processos de construção mais avançados tecnologicamente já são utilizados, visualizamos a oportunidade de adoção desse sistema no Brasil.

Como surgiu a ideia de fabricar as casas metálicas?

Como já comentado, conhecemos esse sistema inovador construtivo em visitas a outros países que já trabalham com este método. A ideia nos interessou principalmente pela facilidade de montagem, matéria-prima abundante, e com qualidade superior a qualquer outro material utilizado. Este material é de aço com liga de estanho e alumínio, tendo assim uma resistência inigualável.

Porque a decisão de lançar casas metálicas populares?

Em função da velocidade do processo de construção, onde uma casa de 39,4m², após o radier(fundação) construído, o tempo de término da montagem não será superior a 48 horas trabalhadas em sua totalidade.

A inspiração para a fabricação das casas metálicas requerem muito investimento?

Todo e qualquer novo produto requer primeiramente um bom grupo técnico e este é o maior investimento de nossa indústria. O produto especificamente “Casa”, para toda a elaboração, desde terreno, fábrica e equipamentos/tecnologia, exigiu um investimento financeiro em torno de 60 milhões de reais.

Com a nova modalidade de atendimento houve geração de empregos ou só remanejamentos de pessoal?

Com a instalação da nova fábrica, houve sim geração de emprego e temos perspectiva de aumento deste número para este ano.

Há uma previsão de unidades fabricadas por ano? E o preço/unidade?

Em torno de 7.000 casas ao ano. O valor da casa gira em torno de R$ 30.000,00, neste valor não está incluso o custo com a fundação (radier), que ficará a cargo do proprietário ou da empresa construtora.

Daria para descrever como é uma casa metálica?

A Casa Modular Fischer possui 39,4m², internamente é dividida em 2 quartos, 1 banheiro, sala e cozinha conjugadas. Possui um sistema construtivo inovador composto por paredes estruturais, constituídas de painéis tipo “sanduíche”, com uma chapa metálica galvalume em cada face, intercalada por composto químico rígido de poliuretano, formando o miolo dos painéis. A cobertura é formada por telhas tipo “sanduíche”, com uma chapa metálica na face exterior, na face interna e com miolo em poliestireno expandido (EPS), podendo conter também o composto químico feito especialmente para regiões com maiores temperaturas.

Fale um pouco de sua trajetória profissional e da sua história de vida, algo que você aposto e não deu certo.

Essa decepção eu ainda não tive, ate porque sempre me preocupei com aquilo que é palpável e realizável.

O que faria se estivesse no início da carreira e não tivesse coragem de dar o primeiro passo?

No início de uma carreira, não há como saber se teremos sucesso ou não, o que pode-se fazer é, buscar o maior número de informações e conhecimentos possível para minimizar as chances de fracasso. Particularmente, acredito que o medo e a falta de coragem não são características de um empreendedor, claro que é preciso ter cautela e conhecimento, mas para isso, a pesquisa e o planejamento estratégico servem para auxiliar no processo.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

A disciplina, perseverança, educação e a busca contínua pelo conhecimento.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

Mesmo acreditando em um Ser superior a nós, e sabendo que a vida na terra é apenas uma passagem, as grandes decepções que sofri foram as mortes prematuras de meu irmão Anselmo e meu sobrinho Luis Gustavo. Considero também como uma decepção, pessoas que se utilizam do voto para entrar no poder, e quando lá estão não cumprem suas promessas e ainda se beneficiam particularmente desviando os recursos dos cidadãos. Já as grandes alegrias que tive, com certeza foram os nascimentos dos meus filhos e de meu neto.

Como vê a administração Paulo Eccel/Evandro de Farias? Ou quais os pontos positivos da Administração?

Uma administração cautelosa e calçada no compromisso com a sociedade brusquense. Atenta às solicitações dos cidadãos e associações de moradores e trabalhando com muita transparência.

O PP em Brusque e no Estado?

O PP em Brusque continua forte, buscando cada dia mais se solidificar junto com a administração local. E no estado, apoiando o governador naquilo que vem de encontro com a sociedade catarinense.

O PP sai novamente em dobradinha com o PT?

Em princípio não há nada que possa contrariar esta afirmação. Mas se isto não se concretizar, o PP buscará outro caminho para ajudar a construir uma Brusque ainda melhor.

Costuma ler jornais? O jornal EM FOCO está no caminho certo?

Sim vários. Entendo que todo informativo que leva o saber e o conhecer ao cidadão é de suma importância para a sociedade.

Uma palhinha sobre a presidência do PP?

No decorrer de muitos anos ocupei este cargo, em nada me arrependo na forma como a conduzi, até porque, todas as decisões ali tomadas foram sempre de comum acordo pela maioria dos seus membros integrantes. Portanto, sinto que minha missão foi cumprida dentro dessa organização. Espero que o atual presidente a conduza sempre visualizando o bem estar de seus membros e da nossa Brusque.

Os fogões de mesa ou cooktops

A diferença de cooktop para fogão é que para ele, é preciso que você o instale em uma bancada.

Outra diferença é o fato dele não possuir forno, mas você pode comprar um forno de embutir, ou não usar nenhum, ai vai do seu gosto!!!

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 29 de fevereiro de 2012.