Entrevista Nilton Rosini - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Nilton Rosini.jpg

NILTON ROSINI: Filho de Olegário e Lydia Ristow Rosini; cônjuge: Ivone Diegoli Rosini; três filhos: Andreza, Rodrigo e Guilherme. Farmacêutico-bioquímico – com mestrado em Farmácia. Torce pelo Santos e Vasco da Gama.

Como foi sua infância e juventude?

De origem humilde e para a década de 1960, a atividade principal se dava na escola e fora desta a participação em atividades esportivas, destacando o futebol e o vôlei.

Como eram seus pais? Influência na disciplina e na formação?

Meu pai trabalhou na fábrica de tecidos Carlos Renaux e na Loja Renaux. Minha mãe trabalhou na Loja Renaux, dedicando-se, posteriormente, às atividades do lar. Em relação a profissão que exerço meus pais sempre me deixaram com total liberdade para optar pelo caminho que achasse haver maior afinidade.

Formação escolar?

Cursei o Primário no Colégio Santo Antônio, o Ginásio e Científico no Colégio São Luiz; Quanto a curso superior: Faculdade de Farmácia/Análises Clínicas, a especialização em Ciências do Laboratório Clínico, e Mestrado em Farmácia, opção Análises Clínicas, todas na Universidade Federal de Santa Catarina

Como surgiu a Bioquímica em sua vida?

O metabolismo no ser humano envolve uma série de reações químicas e a curiosidade pelo seu conhecimento foi crescente no sentido de compreender todo o processo envolvido. Nesse contexto as análises clínicas será a ciência relacionada à área da saúde que de forma mais completa poderia satisfazer minha curiosidade.

Fale sobre sua especialização

O Farmacêutico-Bioquímico é uma graduação que permite a atuação em uma série de atividades profissionais. Com farmacêutico, o profissional poderá atuar na pesquisa de novos fármacos e responsabilidade pela produção dos mesmos na indústria farmacêutica, além da responsabilidade pela dispensação dos medicamentos e assistência farmacêutica na farmácia comercial ou pública. Já o Bioquímico, opção análises clínicas, está reservada a atividade em laboratório de análises clínicas, realizando exames laboratoriais, auxiliando desta forma, no diagnótico das mais diversas patologias. Em ambas, o profissional poderá optar pela carreira docente, junto as instituições de ensino superior.

Quanto às áreas - áreas afins – em que o Bioquímico pode se especializar?

Ao Farmacêutico-Bioquímico é permitida a realização de cursos de especialização desde a área de pesquisa na indústria farmacêutica ou análises clínicas às atividades administrativas afins, Por outro lado, os cursos de pós-graduação, como Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado permitem ao profissional desenvolver o lado fascinante da pesquisa clínica ou química relacionada, principalmente, ao ser humano.

A aplicação do conhecimento teórico se limita ao trabalho profissional diário ou é mais abrangente?

A exigência com a qualidade e a busca constante por novos conhecimentos é de fundamental importância para o bom exercício das análises clínicas. Isso permitiu que participasse de vários cursos de aperfeiçoamento, especialização em análises clínicas e mestrado pela Universidade de Federal de Santa Catarina. Além disso, permitiu que realizasse trabalhos de pesquisas e apresentações destes em Congressos Brasileiros de Análises Clínicas, de Cardiologia e de Aterosclerose, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. Desta forma, a aplicação do conhecimento teórico não se limita ao “trabalho profissional diário” , mas a um universo bem maior, envolvendo a pesquisa e, em última análise, sua aplicação no ser humano, resultando em melhor qualidade ou expectativa de vida.

A internet e a globalização no dia a dia do Bioquímico?

A internet, bem como a globalização, permite acesso mais rápido às informações, desde setores estritamente profissionais, como técnicas e pesquisa, como de conhecimentos gerais.

Qual o melhor livro que já leu?

O Monge e o Executivo.

Costuma ler jornais?

Sim , leio DC, A Notícia, jornais locais.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 22 de setembro de 2007.