Entrevista Neri Merlo - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Neri Merlo.

O entrevistado da semana é o corretor de imóveis e escritor Neri Merlo. nascido em Ibicaré/SC. aos 13.04.1956. filho de Luiz Domingos Merlo e de Ema Rover Merlo. casado com Silvana Heinig Merlo. com a qual tem um filho: Arthur. É torcedor do Brusque e do Santos.

Como surgiu Brusque em sua vida?

Em 1989 vim para Brusque transferido de Florianópolis para trabalhar no Banco Bradesco.

Quais são as memórias de criança?

Pescaria, futebol de salão.

Sonho de criança?

Montar uni time de futebol.

Como foi sua juventude?

Eu sempre gostei de dançar, eu era frequentador da matinês de domingo e bailes nos interiores, pois pegava o trem para ir dançar em Piratuba. Capinzal e outras cidades. Tinha meu próprio time de futebol o Ferroviário Futebol Clube. Trabalhei no IBGE, Caixa Econômica Federal e. Sempre gostei de natação.

Pessoas que influenciaram?

Os padres e as freiras nos educandários onde estudei. pois tinha que ler muito e estudar latim era um problema. porque eles cobravam e meu pai também. Tinha que ajudar o padre que celebrava missa para as finuras freiras de um convento. tocar os sinos e segurar a patena quando o padre dava comunhão durante a missa. Tinha que levantar às 5 da manhã. (A Patena é unia espécie de prato utilizado pelos católicos nas Missas onde se consagra o pão e o vinho).

Como conheceu a Silvana?

Conheci na balada. no antigo samurai por um acaso.

Vida escolar?

Primeira Série educandário São José em Herval d'Oeste. segunda série Governador Celso ramos em Joaçaba e posteriormente em Barracão no estado do Paraná pois fui trabalhar na Alfândega. "Custom". Aos 44 anos fui estudar direito na Unifebe e me formei em direito. Fiz Pós Graduação em direito Constitucional

Primeiro Professor/a?

Irmão Marista Waldemar Correia.

Grandes professores/as?

Dr. Moreira. Dr. Schmidt. Dr. Rodrigo José Leal, Mestre. Adriana Bina Silveira. Dr. João José Leal.Mestre. Ricardo José Engle. Luiz Elias Valle e o Dr. Luiz Henrique C'ademartori "Hermenêutica Constitucional e a prática do direito".

Como surgiu a ideia de escrever o livro O Ouro de Hitler?

Durante minha Pós - graduação em direito constitucional aprendi a pesquisar com os meus professores. doutores em direito aqui na UNIFEBE. O OURO DE HITLER. é um trabalho de fôlego de 1 (um ano e seis meses de pesquisa que envolveu quase 5 mil páginas pesquisadas. compra de livros etc. possui 379 páginas. Quando você escreve com o intuito de aprender você transfere conhecimentos aos outros de forma sublime e quase não se escuta nem a respiração dos que estão ouvindo você fazer a transferência de conhecimentos. Um livro sem a intuição de ganhar dinheiro. A falta de opções desse gênero nas livrarias. religião. política, ciência. ficção.

Uma palhinha sobre a obra?

A cor da pele é apenas uma mutação genética. O livro mostra como os judeus foram exterminados durante a segunda r queira mundial, como foram descrimina- dos desde a crucificação de Jesus cristo e a lança de longinus que poderes sobre as nações que ela tem, mas o livro não é só isso. envolvimento dos falsários. argentários, envolvendo como neutros, não só a Suíça mas todos os países satélites. como se a Alemanha fosse o centro de tudo. Vai ver também porque algumas nações estão em apuros econômicos hoje. O ouro monetário, você sabe é lógico que um dólar era considerado uma grama de ouro. mas o que você não sabe é quanto ouro monetário foi roubado, quanto ouro do holocausto foi tirado das mãos, dos dentes. das contas bancarias dos judeus. ciganos e outros povos. Como fez para encontrar tantos judeus e saber onde moravam quanto possuíam e quantos deveriam morrer para se apoderar desse ouro e diamantes para unia oferenda do holocausto: A palavra holocausto tem o significado de oferenda queimada. E a bomba atômica o porque dessa matança e porque foi lançada no Japão. existe uma outra narrativa ou você ainda acredita emi mentiras contadas a 62 anos atrás, estamos no século XXI. Hitler falou ao povo alemão até a -ultima gota de sangue" para defender o que? existia algo? Outra frase dele "Uma mentira contada muitas vezes se toma unia verdade". Não é só no Brasil que estão lendo este livro mas em mais "Cinquenta e duas línguas".

E você já leu dê sua opinião eu sou suspeito a falar Esse escritor esporta cultura é isso... ?

Combinamos assim: fica a curiosidade para o leitor? Só unia palhinha? Será uma das obras mais lidas nos últimos tempos.

Pensa em lançar o segundinho? (Livro), que assunto abordaria?

Tenho já outro pronto e posso até adiantar "TERCEIRIZAÇÀO DOS SERVIÇOS PARA MANUTENÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS PENAIS COMO ALTERNATIVA À FALÊNCIA DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO. E tem ainda um terceiro que não posso revelar.

Tem preferência ao escrever por algum tema?

Não. escrevo ou pesquiso o que eu gosto.

O que aplica de seus aprendizados no dia a dia?

Paciência. ética e humildade.

Em que apostou e não deu certo?

Loja de loterias.

Algo cômico que aconteceu na sala de aula?

Durante a minha Pós Graduação minhas notas foram muito boas tinha tirado tudo A. Foi durante um apresentação para o Mestre professor Ruy Samuel Espindola, na Pós Graduação em direito constitucional. quando na minha apresentação sobre vetores constitucionais. uma explanação de (15) quinze minutos ao final lógico eu falava do livro do ilustre professor. quando ele fez a pergunta. Quem escreveu sobre isso que você acaba de transmitir aos seus colegas. respondi bem alto na sala foi (Ruy Manoel Espindola). ele respondeu o maneca? Foi cômico. mas uma letra B nas minhas notas alertaram para a minha falta de atenção ao não referir ao professor errando seu nome.

O que faria se estivesse no inicio da carreira e não teve coragem de fazer?

Afrontar alguém.

Grandes obras que leu e gostou?

Rex Deus. Irmandade do Santo Sudário. O livro Negro do Capitalismo. Dialogo no inferno entre Montesquieu e Maquiavel. O príncipe, e o Homem Delinquente.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

Sonhos que não deram certo, foram minhas maiores decepções. Minhas maiores alegrias meu casamento e o nascimento de meu filho.

Costuma ler jornais? Já leu o EM FOCO? Está trilhando no caminho certo?

A folha de São Paulo. jornal do estado Santa Catarina e os jornais do município de Brusque. O Em Foco leio sim é muito bom e tem bons jornalistas.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 18 de outubro de 2011.