Entrevista Nelson José Bolognini - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

O entrevistado da semana é Nelson José Bolognini, popular Nelsinho Bolognini, nascido aos 28 10 1947, filho dos saudosos José Bolognini e Emília Pereira Bolognini; casado com Licir Wippel Bolognini. Três filhos:Rodrigo André,Ariane Luise e Ana Carolina.

Nosso entrevistado Nelsinho Bolognini com sua esposa Licir.

Como foi o início de sua trajetória no futebol?

Quando tinha 12 anos, escutei na rádio Araguaia, que o sr Mário Vinotti estava convocando garotos para formar um infanto-juvenil no Carlos Renaux, lá fomos e pela primeira vez calçamos uma chuteira, chuteiras essas que estavam em uma enchente – 1961 -que acabava de dar na cidade. Após esta apresentação fomos convocado pelo sr Mário para permanecer no clube. Em seguida passamos para o juvenil em com 16 anos estreamos no time de cima, atuando com as estrelas, Petruscky, Teixeirinha, Badinho, Pererinha, Sardo, Merízio e outros, isso em 1962 para 63.

Ariane, Ana Carolina e Rodrigo, e o bebê é o único neto (Arthur, hoje com 5 anos, filho do Rodrigo).

Uma palhinha de sua trajetória profissional e da sua história de vida?

Logo após comecei a trabalhar no banco agrícola mercantil, chamado pelo diretor de futebol o sr Jaques Brose, também gerente do banco. Sentindo que o futebol, não ia dar futuro, após ir treinar no Metropol e como não me deram emprego em um banco, voltei para a minha cidade e o meu banco, onde as saudades são grandes da época.

Posição em que atuava no futebol?

Lateral direito, depois meia armador

Grandes atletas com quem atuou?

Atuamos com atletas como: Teixeirinha, Petrusky, Badinho, Chelo, Bianchini, Pereirinha, Sardo Merizio, Bocinha, Alemão, Humberto, Juquinha, Belz, Julinho Hildebrand, Helio (in memoriam) Naure, Flázio, Valério, Luquita, Nilton Schaadt, Vinício Barbosa, Zé Carlos Natividade, e outros

Grandes treinadores?

Treinadores: Alípio Rodrigues, Nori Mosimann, Octávio José Bolognini, Manguilhotti, Dirceu, até o Mario Vinotti.

Grandes árbitros?

Bezerra, Octávio José Bolognini, Coelho, e outros que não recordo

Nelsinho Bolognini e equipe.

Um gol memorável que anotou?

gols foram poucos pois na época os laterais só marcavam. Depois nas peladas ai jogando no meio com os veteranos marcamos muitos gols. O mais memorável foi na sociedade esportiva bandeirante, em um torneio interno. olhando o goleiro Mauro Maffezzolli que jogava sempre fora da área pequena, pois tinha muita agilidade, e percebendo o lance, chutamos a bola do meio do campo, vindo a cobri lo.

Uma vitória inesquecível?

Vitória inesquecível contra o Perdigão, primeira partida de um estadual, onde entregamos a faixa de campeão ao Perdigão, onde vencemos por 2 a 1, lá a em Videira. Ressalte-se que o time do Perdigão era formado só por atletas vindo do São Paulo e se tornou campeão estadual.

Títulos?

Não ganhamos nenhum título na época

Por que pendurou as chuteiras?

Deixando de jogar futebol profissional, pois não tínhamos tempo para treinar, e passei a jogar peladas com os veteranos de Brusque e la no bandeirante quando iniciamos o futebol de campo na sociedade. Infelizmente o sonho de jogar futebol virou uma decepção, pois na época era difícil jogar, não se recebia, jogava por amor e por gostar muito do Clube Carlos Renaux, as perspectivas eram pequenas. Mesmo treinando no Metropol de Criciúma na época o melhor time do estado, campeão diversas vezes e podendo ter ficado e seguido uma carreira promissora, resolvemos optar pelo banco.

Uma grande alegria como profissional?

Foi quando após diversas anos na organização bancária, tornei-me gerente, valendo salientar que fui o único na organização a ficar gerente na própria praça aonde iniciamos, motivo esse de uma das maiores alegrias que tivemos como profissional.

Por que o Brusque não deslancha?

O Brusque não deslancha porque já iniciou derrotado, apesar de ter sido campeão do Estado uma vez. Na ocasião da fusão, houve envolvimento político, sendo assim, conseguiu ficar campeão do estado e depois, nada mais. O futebol hoje tem que ser bem administrado, pois os recursos são escassos, quanto mais em uma cidade que ainda prevalece a rivalidade de Clube Atlético Carlos Renaux e o verdão Paisandu

O que as Diretorias do Renaux e Paysandu deveriam fazer com os patrimônios, caso não retornem com o profissionalismo?

Com os patrimônios, os dirigentes deveriam fazer uma permuta com alguma construtora e fazer uma sede social em outro local, com campos de futebol suíço, quadra de tênis e piscina olímpica, investindo em escolinhas de natação, futebol etc. Não vejo mais saída para o futebol profissional, pois os gastos são razoáveis e a arrecadação não cobre as despesas. Sendo assim, ficaremos na saudade dos velhos tempos de Carlos Renaux e Paisandu.

O que faz Nelson Bolognini, hoje?

Hoje atuo na área de vendas de seguro, com corretora no município de Guabiruba.

Lazer?

Cozinhar!!!! Nos encontros com os amigos ou para a família, cozinhar está entre meus principais momentos de lazer. Além de gostar de longas conversas e boas risadas entre os amigos, nas reuniões da "turma" durante a semana ou na praia, nos finais de semana de verão.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 26.02.13.