Entrevista Murilo Casemiro Mattos - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Dr Murilo.

Filho de Maura Medeiros e Mirabeau Ribeiro Mattos, natural de Florianópolis/SC, nascido aos 16.02. 1962; casado com Elisabete Ferreira Mattos; filho Gustavo Ferreira Mattos.

Primeiramente fale de suas familiares, infância...

Nasci em uma família simples, sendo o filho do meio, entre irmão mais velho um ano –Marco Antônio – e uma irmã – Milene – bem mais nova, cuja infância foi repleta de recordações memoráveis, com brincadeiras bem diferentes das que atualmente as crianças, com a “evolução” atual apreciam, já que voltadas fundamentalmente ao contato com a natureza

Sonho de criança?

Quando criança, desejava ser psicólogo, talvez influenciado pelos acompanhamentos que foi submetido, já era uma criança imperativa – como se chama nos dias atuais – mas que na época era de difícil compreensão.

Pessoas que influenciaram?

As pessoas que mais influenciaram na minha formação foram minha mãe e meus avós maternos, com quem convivi muitos anos, cujos ensinamentos sempre foram a educação e à exemplificação dos valores morais.

Os estudos?

Iniciei meus estudos em escolas municipais, que naquela época eram verdadeiras formadoras de futuros cidadãos do mundo, com valores éticos e morais de extrema grandeza. Chego a lembrar dos nomes das professoras que lecionavam na escola: Hilda Teodoro Vieira, no Bairro Trindade e depois do Instituto Estadual de Educação, na Avenida Mauro Ramos, onde passei o maior tempo de minha pré-adolescência.

O que motivou optar pela carreira do Ministério Público?

O Ministério Público -Promotoria , surgiu como uma possibilidade real de profissão, mais ou menos na metade do curso de direito. O que mais atraia na carreira, era justamente a dimensão social da atividade que poderia ser exercida, livre de quaisquer interferências aos meus valores e com poder postulante para buscar aquilo que entendesse justo, em prol da sociedade.

Comarcas em que atuou?

Como Promotor de Justiça, desde janeiro /1990, atuei em diversas Comarcas de Santa Catarina: São Miguel do Oeste, Itapiranga, Concórdia, Chapecó, Seara, Ponte Serrada, Ipumirim, Pomerode, Ibirama, Itajaí e Florianópolis.

Como veio para o berço da fiação catarinense?

A cidade de Brusque veio como uma opção de uma cidade próxima ao litoral, mais ainda com traços de um município que apresenta raízes bem sólidas, no sentido de uma formação educacional mais comprometida com os valores éticos e tradições culturais, requisitos que tenho como fundamentais para auxiliar no caráter de nossos filhos.

O acolhimento foi a contento?

O acolhimento que recebemos não poderia ser melhor, quer no âmbito do trabalho, como também no convívio social, estamos plenamente satisfeitos. Espero contribuir, com o meu trabalho, o que tenho recebido.

Qual a sua avaliação sobre o modelo de MP instituído com a CF/88, em comparação com outros modelos adotados em outros países, e o relacionamento com o poder político e sua independência em relação aos demais poderes?

A constituição brasileira de 1988, como modelo social, verdadeiramente instituiu o Ministério Publico como um defensor do Estado Democrático de Direito, na medida em que ofertou mecanismos eficientes para garantir a exigibilidade dos direitos afirmados constitucionalmente.

No combate ao crime organizado e à corrupção, protagonizado por membros do Ministério Público, em ambas as esferas, têm de certa forma freado a sensação de impunidade que outrora habitava no imaginário de todo brasileiro e por que tanto berreiro quando são divulgados na mídia?

Esta nova visão, muito mais que um mero comprometimento formal formal de defender a ordem jurídica e o regime democrático, outorgou ao Ministério Público a tarefa de proteger os interesses s sociais relevantes, através de intervenções nas esferas judiciais e extrajudiciais, neles compreendidos, como no caso de minhas atribuições específicas nesta Comarca, o combate ao crime organizado e a corrupção.

Contudo, a tarefa não é fácil, as dificuldades no enfrentamento da tutela de tais direitos e interesses sociais é o maior desafio. A melhoria, ao meu ver, passa obrigatoriamente pela aproximação das instituições envolvidas no processo, Poder Judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil, imprensa e a própria sociedade catarinense – no caso brusquense – investindo em novas práticas, como por exemplo, o hábito de denunciar os atos de improbidade e o crime organizado.

E quais são os princípio que o Sr defende?

Os princípios que defendo como cidadão brusquense são justamente aqueles que norteiam os valores das instituições que pertenço; independência, ética, legalidade, efetividade, moralidade, solidariedade, harmonia, transparência, justiça e confiança.

Se não fosse Promotor?

Se não fosse Promotor de Justiça, provavelmente seria Professor. A idéia de poder participar da formação do cidadão é algo fascinante.

O que é uma sexta feira perfeita?

FOTO B Uma sexta feira perfeita é estar com a família reunida e os amigos, jogando conversa fora e apreciando um prato típico da cozinha açoriana com uma cervejinha, que ninguém é de ferro.

Referências

  • Jornal A Voz de Brusque. Entrevista publicada em 19 de julho de 2008.