Entrevista Maria Luiza Walendowsky 2 - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Maria Luiza Walendowsky.

Filha de Hilário Walendowsky e de Arlinda Zimermann Walendowsky; natural de Brusque, nascida aos 20.06.56; uma filha: Patrícia Luiza

Como surgiu a trova em sua trajetória?

Surgiu no ano de 2006, através de uma amiga e trovadora, Gledis Tissot, de Balneário Camboriú. Na ocasião cursávamos o curso superior de Extensão Universitária da Vida, na Univali. Sabendo que aprecio e escrevo poesia, convidou-me para participar dos II Jogos Florais de Balneário de Camboriú. Nesse encontro tomei conhecimento desta modalidade literária; desde então iniciei meu aprendizado descortinando um mundo de enriquecimento, de troca de experiências, novas amizades, conhecimentos e criatividade.


Como definiria a trova?

A trova é uma modalidade literária de poesia, é a arte da sintese, pois trata-se de um poema completo. É uma forma fixa de verificação, composta de quatro versos (linhas), sete sílabas – redondilha maior, portanto os versos são metrificados com sete sílabas poéticas. Na trova, a rima é obrigatória, rim

A trova tem a sua história ligada a UBT – União Brasileira de Trovadores?

A trova tem a sua história ligada à UBT, entidade que congrega a quase totalidade dos trovadores ativistas. Foi fundada em 21 de agosto de 1966, no Rio de Janeiro e, insstalada em todo o território nacional, tendo sede histórica e foro na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, o trabalho de divulgação dos trovadores brasileiros já vinha sendo realizado mesmo antes dessa época. O marco inicial do movimento, poderá ser situado na publicação do livro Descantes (Cantar ao som de instrumentos musicais), editado por cinco estudantes do Recife, dentre os quais, Ademar Tavares. Mas, só a partir de 1951, quando Luiz Otávio iniciou uma pesquisa entre os trovadores brasileiros, foi a trova ganhando terreno nos jornais, livros e revistas. Em 1956, Luiz Otávio, baeado em uma pesquisa publicou o livro Meus irmãos,os traovadores, que obteve grande sucesso. Hoje a UBT, através de suas seções e delegacias expandiu-se por todo o território nacional.

A UBT possui Hino? De quem é a letra e a música?Emblema? Patrono?

A UBT possui o seu hino – o Hino dos Trovadores, com letra e música de Luiz Otávio. A UBT possui um emblema que tem base uma rosa vermelha – símbolo do lirismo e, quatro linhas douradas, que representam os quatros versos da trova. O Patrono da UBT é o Santo Trovador, São Francisco de Assis, cuja oração é declamada durante os festejos.


A UBT cultua alguns expoentes da trova?

A UBT cultua a figura de três expoentes da trova: Ademar Tavares, rei dos trovadores, Luiz Otávio, principe dos trovadores e Lilinha Fernades, rainha dos trovadores.

A UBT é considerada de utilidade pública?

A UBT foi considerada de utilidade pública através da lei 1 783 de 3 de dezembro de 1968 – Estado da Guanabara

O que são Jogos Florais? Comente sobre o concurso de trovas?

Os Jogos Florais forammuito populares na idade média. Era um torneio cultural, promovido, anualmente,em Toulouse, França, inspirado em tradições originárias da Roma Antiga. Por se realizar na primavera, esse torneio, que envolvia várias modalidades literárias, oferecia prêmios – troféus – em forma de flores, dai o nome “Jogos Florais”.Os primeiros Jogos Florais de Nova Friburgo constaram de um grande concurso de trovas, com o tema “amor”. A festa de premiação, em maio de 1960, reuniu na bela cidade serrana fluminense, além dos vencedores do concurso, outros ilustres intelectuais, entre os quais Antônio Olinto, Eneida, Jorge Amado, Manuel Bandeira. Dali por diante,dezenas de outras cidades passaram a promover torneios semelhantes. Alguns com o nome de Jogos Florais , outros simplesmente como concursos de trovas. Na maioria dessas cidades, a festa hoje faz parte do calendário de eventos, constituindo importante atração turística. O concurso de trovas propõe um ou mais temas, a partir dos quais trovadores de todo o Brasil e também de Portugal produzem seus versos. Ao final do prazo estabelecido para remessa dos trabalhos, uma comissão julgadora seleciona as trovas premiadas – vencedoras, menções honrosas e menções especiais. Os autores das trovas contempladas são convidados a comparecer à cidade promotora do concurso para uma festa que dura de um a três dias. Nessa ocasião, além dos passeios, recitais e outros programas, faz-se uma reunião solene para entrega de prêmios -diplomas, troféus e medalhas. Não há prêmio em dinheiro. Quando há recursos disponíveis, os premiados ganham hospedagem e refeições, mas as despesas de transporte correm por conta de cada um. Por ser um movimento literário que se caracteriza pela fraternidade, tal costume é aceito tranquilamente. Nos dias 07, 08 e 09 de novembro acontecerá o III Jogos Florais de Balneário de Camboriú e Brusque, com sua delegada da UBT, que sou eu -Maria Luiza Walendowsky – possibilitará aos participantes uma tarde em nossa cidade dia 07 de novembro, onde os trovadores representantes de vários países e estados brasileiros conhecerão os pontos turísticos, nosso comércio e será oferecido um café colonial com atrações de etnias alemã e italiana, além da presença da rainha e princesa da Fenarreco. Pessoas que apreciam esta modalidade de poesia e para maiores infrmações sobre esse trabalho entrar em contato comigo, no endereço eletrônico “inhawalen@hotmail.com”, ou pelo telefone 3351-4973, à noite.

Como aconteceu sua nomeação, como Delegada da UBT?

Minha nomeação aconteceu por indicação da Sra. Gislaine Canales, Presidente da UBT, secão de Balneário de Camboriú, sendo posteriormente oficializada no dia 25.11.2007, através do Presidente Nacional da União Brasileira de Trovadores, Sr Eduardo A.O. Toledo.

Qual o objetivo de uma delegada?

Entende-se que o objetivo de uma delegada é de divulgar e promover a trova como instrumento de cultura.

Referências

  • Jornal A VOZ DE BRUSQUE. Edição de 24 a 30 de abril de 2008.