Entrevista Maria Aparecida Morelli Belli - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Maria Aparecida Morelli Belli1.jpg

MARIA APARECIDA MORELLI BELLI: A entrevistada da semana é a Secretária Municipal de Saúde Maria Aparecida Morelli Belli, filha de José e Clara Morelli; nascida em Botuverá aos 31/01/54, tem 4 filhos e 3 netos: Fabrício (casado com Andréia, 02 filhos: José Enrico e Ana Lara); Fernanda (casada com Francisco Jr., tem 01 filho: Luís Eduardo); Frederico e Felipe são os nenês da casa.

Quando criança o que mais gostava de fazer para se divertir?

Maria Aparecida Morelli Belli2.jpg

Fui uma criança hiperativa, adorava jogar clica, pião, bicicleta, fazer malabarismo(imitando os circenses), mas fazíamos muitos cozinhados para batizar as bonecas e enterrar os passarinhos (malvada). Acho que sonhava em ser Grande

Como foi sua juventude?

Maria Aparecida Morelli Belli3.jpg

Com todas as dificuldades de uma adolescente. Entender as mudanças e ser entendida... Comecei a trabalhar cedo, fazer todo o aprendizado para preparar para o casamento. Pude debutar, danças, participava do Grêmio Estudantil, fazia Programa de Rádio (Grêmio Estudantil 8 de Março). Cantei no Big Show Rádio Araguaia que acontecia no Clube Atlético Carlos Renaux aos domingos pela manhã. Jogava bolão no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque aos sábados à tarde (temos o Grupo até hoje: Bolinha Boliche Club. Participava de Movimentos da juventude da Igreja Católica, enfim, tudo que era inerente da idade.

Escolaridade?

R: Pré-escola Divina Previdência; Ensino Básico: Escola Dom João Becker; 5ª a 7ª série: Colégio São Luiz; 8ª série e Ensino Fundamental: Honório Miranda; “Magistério”: Projeto Loogus II; Pedagogia: Unifebe/FURB; Especialização: Psicologia Educacional – UNIVALI - Adolescência – PUC/PR - Aconselhamento Pastoral – FSL

Primeira professora?

Marília Carneiro

Grandes Professores ?

Licinia Carvalho Ramos da Luz, Pe. Orlando, Maria Luci Batisttoti, Julia de Oliveira, Maria Glória Dietrich

Matérias que mais gostava?

Artes, Música e OSPB

Matérias que mais detestava?

Não conseguia decorar ou entender: Física e Química

Pessoas que influenciaram?

Creio que quem mais influenciou minha vida na família: meus pais e minhas irmãs (eram interessantes). Na escola : meu pai e na fase adulta meu marido Adelson. Na política, meu pai era um político autêntico, mas era uma ação inatingível pelo caráter. Mas, quando o LULA começou a surgir ele me fascinou.

Quantos Postos de Saúde já temos em pleno funcionamento?

São 18 Unidades Básicas de Saúde.

Quais os próximos Postos de saúde a serem implantados?

Bairro São Luís, Paquetá

Quantas agentes de saúde integram o quadro municipal? É pensamento aumentar o número?

Hoje contamos com 107 ACS's. Faremos processo Seletivo para mais 125.

Quantos funcionários compõem a Secretaria de Saúde?

452 funcionários.

Você tem acompanhado o trabalho COMAD de Brusque?

O COMAD tem um trabalho específico, penso que haverá avanços, as campanhas com certeza, devem ser permanentes. Alertar também a família para que exerçam sua função educadora. Faço parte de um Governo que se preocupa com a Saúde da População.

Como membro da Comissão Municipal de Defesa Civil, representando a Secretaria de Saúde, o que espera desta equipe?

É uma nova experiência, mas a possibilidade de preparar a população e os serviços para ação nas catástrofes. São grandes avanços para uma cidade vulnerável a eventos desta natureza.

Fale um pouco de sua trajetória profissional e da sua história de vida?

Iniciei no Archer SA Comércio com 15 anos, depois do casamento trabalhei no comércio com meu pai. Acompanhei meu esposo nas transferências do Banco. Ao retornar para Brusque, já lecionava na Guabiruba. Comecei a fazer encomendas para fora; abrimos o Cida Coffe Haus – foi um sucesso temporário. Fomos para a AABB, depois abrimos o Farofa's no Centro, trabalhei 2 anos no refeitório da Prefeitura (Licitação). Voltamos para a AABB onde permanecemos no ramo até o passamento do meu esposo, isto deu 30 anos de Luta.

Algo que você apostou e não deu certo?

O Cida Coffe Haus, a população ainda não estava aberta para este serviço

O que faria se estivesse no início de carreira e não teve coragem de fazer?

Penso que sempre fui corajosa, faria tudo novamente, tudo foi bom para construir esta Cida.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Respeito ao próximo, amor à Pátria, responsabilidade, persistência, enfim, tudo o que aprendemos é aplicado no dia a dia e avaliar, o que é bom ou ruim, mas, acima de qualquer coisa: Ser Feliz.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

Decepções houvera sim, mas tudo se supera, pois, alegrias foram maiores e se sobrepõem as tristezas. Na vida as coisas boas, as conquistas, são maiores que as decepções, é não deixar a sombra ficar encoberta pelas nuvens, mas, que o brilho do sol alimente nossa esperança.

Quais são os pontos positivos da administração Paulo Roberto Eccel/Evandro Faria?

Fica difícil enumerá-los, mas com certeza: a Ética, a Transparência, a Persistência, a Atitude, Deseja de acertar, o Respeito ao Cidadão. É um Governo Corajoso, Realizador, enfim, uma Administração que ama esta Cidade, por isto “Ousado”.

Costuma ler jornais? O EM FOCO está no caminho certo?

Com certeza, a leitura é essencial. O EM FOCO está no caminho certo porque é um veículo de informação, com liberdade de expressão, idôneo, dinâmico, objetivo e tem imparcialidade.

Por observação no dia a dia e pelas leituras estamos vendo que em que pese o dever do Estado de garantir o acesso a serviços e ações de saúde, a demanda pelos mesmos é maior do que pode suportar, gerando insatisfações tanto individuais quanto coletivas, O Judiciário e Executivo vêm tentando, cada um, fazer o seu melhor afim de implementar o acesso de todo cidadão à saúde. A precipitação em querer implementar, sem a observância de qualquer tipo de limites, uma dada prestação social poderia inviabilizar o atendimento de outras necessidades coletivas, para as quais já havia um prévio planejamento/orçamento. Como a Secretária vê a questão?

Em observância a Lei 8080, de 19 de setembro de 1990, no artigo 19 ,em que dá competência ao MS, de incluir,excluir e alterar medicamentos e insumos farmacêuticos na RENAME (Relação Nacional de Medicamentos) de forma contínua e oportuna; estes,financiados pelos três entes federativos,de acordo com as pactuações nas Comissões intergestores e as normas vigentes para o financiamento do SUS. Não somos uma ilha,temos normas,regras a serem seguidas,não violando o direito ao acesso da população á Assistência Farmacêutica. O Executivo tem se desdobrado,sim,para atender a demanda de acordo com a necessidade e o que preconiza o SUS, muitas vezes não compreendida pelo usuário ou pelo Judiciário. Estar atenta as necessidades da população, respeitando a Universalidade, Efetividade e a Eficiência, proporcionando a melhor resposta terapêutica aos usuários com menores custos ao SUS. Como Gestora,tenho a preocupação constante:que não depende somente do Executivo, fazer cumprir a legislação. Depende também do usuário, a racionalidade do uso da medicação e a responsabilidade da Ass. Farmacêutica dentro do seu Plano Municipal,aprovado pelo Conselho Municipal. É direito de todos e dever do Estado, garantir o acesso,desde que o usuário respeite os protocolos através da porta de entrada.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 14 de fevereiro de 2012.