Entrevista Marco Antônio Pizarro da Silveira - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Marco Antônio Pizarro da Silveira.

O entrevistado da semana é o Advogado e Professor Universitário Marco Antônio Pizarro da Silveira, nascido em São Gabriel aos 05.07.41, filho de João Ignácio Fontoura da Silveira e Ruth Pizarro da Silveira; casado com a Professora Vera Maria Bina da Silveira, com a qual têm 3 filhos: Adriana (advogada e Professora) Rafael (advogado e empresário) e Ana Paula (Médica Veterinária ) e um netinho: Luca. Graduação superior: Formado em Ciências Econômicas – Universidade da Campanha – Bagé – RS (1966-70); Ciências Jurídicas e Sociais (1970-74) – Universidade do Vale do Itajaí ; Licenciatura Especial para Professores - Universidade Federal de Santa Catarina (1977). Pós-graduado em Aperfeiçoamento para Docentes de Nível Superior (1976); Especialização para Docentes de Ensino Superior – Direito Empresarial (1978); Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia – Escola Superior de Guerra – RJ (1989; torce para Grêmio, Santos , Vasco da Gama.

Lembranças da infância?

A rua das Flores, onde nasci e morei até os 18 anos e a fazenda de meus pais, onde eu, meus cinco irmãos e uma irmã e os irmãos de criação e amigos passávamos as férias escolares em São Gabriel /RS

Ainda tem amigos de infância?

Poucos, Luiz Antônio d’Dutra, Cláudio Firpo, minhas primas, a maioria já partiu para o Oriente Eterno

O que sente falta da infância?

Dos amiguinhos (as) que se reuniam para brincar, namorar e organizar festinhas em suas próprias casas ou clubes da cidade para dançar.

Quando criança queria ser adulto?

Sim, sonhava poder estudar, trabalhar, enfim , ser independente financeiramente

Sonho de criança?

Ter uma família (mulher, filhos), ter uma profissão sólida (militar/ advogado), ter uma casa própria

Como foi sua juventude?

Muito, muito feliz. Gostava de jogar futebol, tênis e dançar

Quais eventos mundiais tiveram o maior impacto em sua vida durante a sua infância e juventude?

O término da 2ª Grande Guerra Mundial e suas consequências, a morte do grande estadista Dr. Getúlio Vargas e o desempenho de nossa seleção brasileira de futebol

Pessoas que influenciaram?

Meus pais Ruth e João Ignacio, meu avô materno Dr. Manoel Luiz Pizarro, Dr. Getúlio Vargas, Dr. Luiz Antônio d’Dutra, Charles Chaplin, D. Helder Câmara, Gal. José Fragomeni, Brig. Leonardo Collares e Marthe Chagas...

Como era a escola quando você era criança? Quais eram suas melhores e piores matérias? De que atividades escolares e esportes você participava?

Sempre fui muito compenetrado e dedicado aos estudos, minha formação escolar e cultural teve uma forte influência dos Irmãos Maristas, escola religiosa, muito rigorosa e competente. Matérias que mais gostava- História, Geografia e Estudos Sociais, as que tinha maiores dificuldades -- : línguas estrangeiras, matemática e física. Sempre participei de grêmios estudantis e atividades sociais e culturais das escolas que frequentei e os esportes que mais me atraíam : o futebol e o tênis de campo.

Formação escolar?

Estudei em escolas públicas nos primeiros anos, após no Ginásio Marista de São Gabriel, cientifico parte no Centro de Educação Média em Brasília/DF e o restante no Colégio Júlio de Castilho em POA/RS. Posteriormente curso Técnico em Contabilidade, iniciando em POA, após Uruguaiana, concluindo em Criciúma /SC. Graduação Superior- Formado em Ciências Econômicas – Universidade da Campanha –Bagé/RS(1966/70); Ciências Jurídicas e Sociais Universidade do Vale do Itajaí(1970/74); Licenciatura Especial para professor – Universidade Federal de SC(1977). Pós –Graduado em Aperfeiçoamento para Docentes de Nível Superior(1976); Especialização para Docentes de Ensino Superior – Direito Econômico Empresarial(1978); Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia – Escola Superior de Guerra(ESG- Rio de Janeiro -1989)

Primeira professora?

D. Judite- Grupo Escolar Fernando Abott -S. Gabriel/RS

Grandes professores?

Prof. Carlos Rocha, irmão Gilberto, irmão Sinésio,irmão Ambrósio e Dr. Djalma Gomes da Silveira

Além de Diretor da Secretaria da Vara do Trabalho, Professor Universitário e Professor no Honório Miranda que Atividades e Funções exerceu?

Professor Universitário – Fundação Universidade Regional de Blumenau – Furb – 1984 a 1995; Professor Universitário – Fundação Educacional de Brusque – UNIFEBE – 1977 a 2007; Professor orientador de diversas monografias; Advogado – AOB/SC nº 8675; Diretor da Secretaria da Vara do Trabalho de Brusque por mais de 20 anos; Membro do Núcleo de estudos catarinenses – Udesc e UFSC – 1986; Professor secundário Colégio Cenecista Honório Miranda – 1972 – 1987. Presidente da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – setor Brusque”; Presidente do Mobral – setor Brusque; Presidente da Associação de Bairros “Amigos do jardim Maluche”; Nomeado pelo Decreto 2.155/89 para membro do Conselho Curador da Fundação Educacional de Brusque, como representante da Congregação de Professores; Nomeado pelo Decreto 2.156/89 para representar o Conselho Curador da FEBE junto ao Conselho Administrativo da mesma instituição de grau superior – 1989; Membro eleito do Colegiado de Curso da Universidade Regional de Blumenau – 1994 a 1996; Presidente por várias oportunidades de comissões examinadoras nos Concursos Públicos para docentes na área de Direito Privado na Universidade Regional de Blumenau; Presidente de Mesa Eleitora em vários períodos na Justiça Eleitoral de Brusque; Coordenador e membro ativo em várias campanhas de cunho comunitário, tais como: Criação do Corpo de Bombeiros em Brusque; ampliação da rede telefônica na Região do Vale do Itajaí; criação de novos cursos universitários em Brusque; construção e remodelação de nossas estradas de rodagem e trevos de acesso; construção da Capela Mortuária em Brusque; campanhas de vacinação em massa e trânsito; construção do Lar dos Idosos; Atualmente em campanha engajada para a ampliação da rede telefônica no vale de Azambuja.

O que lembra dos tempos áureos no Honório Miranda?

Ao chegar em Brusque, março (1971) fui convidado a lecionar as disciplinas de Economia e Mercados,e Direito e Legislação. Foram longos e alegres anos de convívio com gente simples, trabalhadora e dedicada que procuravam através da educação melhorar suas condições de vida. Ali aprendi a conviver com o espírito de companheirismo e solidariedade entre alunos/professores, administração e direção de uma escola com foco nas camadas mais necessitadas da comunidade de Brusque. Realmente foram tempos áureos, as dificuldades eram muitas, mas o bom ambiente que reinavam entre nós (direção, colegas, secretaria, alunos e familiares) prevalecia sempre em qualquer circunstância. Quadro de professores- sim , lembro de alguns- lembro com saudades de nosso competente diretor Celso Westrupp, -colegas- Marli Maluche, Oli Rodrigues, Mário Mayer, Sônia Wilrich Bina, Pe. Nelson Westrupp, Euclides Visconti, Amélia Visconti, José Zen, Darcy Diegolli, Tânia, Euclides de Oliveira, Hilda Krause, Wilmar Walendowsky, Nilo Imhof, Roberto Knihs, Luiz Gianesini e outros

Lembro do Sr como governador do Lions, eu até fazia parte dos leoninos, como foi sua vida leonina?

Sócio-fundador do Lions Clube Berço da Fiação; Presidente por três gestões; Passou por todos os cargos do Clube, tendo desde a fundação (1972) até a presente data, 100% de frequência; Presidente de Divisão; Como presidente de Divisão, fundou o Lions Clube de Florianópolis – Ilha; Governador do antigo Distrito L-10 – 1985-86; Como Governador, fundou o Lions Clube Canoinhas Ouro Verde; Passou por diversas Assessorias do antigo L-10, hoje LD-5; Diretor da Escola de Dirigentes do Distrito L-10, vários períodos; Palestrante oficial de fóruns leonísticos para novos sócios por todo o Brasil; Editor da Revista do Distrito L-10 – 1982-83; 1986-87; Ministrou inúmeros seminários e fóruns leonísticos em várias gestões pelo Brasil; Orador e Palestrante oficial em várias oportunidades pelo Brasil; Participou em cinco anos consecutivos como monitor e supervisor do Seminário para Domadoras; Assessor nacional de preparação de líderes – gestão 1993-94, 1995-96; Treinador Oficial do Programa Internacional “Treine o Líder” para atuar no Múltiplo L – Brasil, durante 3 anos; Participou das Convenções Internacionais: Dallas – Texas - USA; Montreal – Canadá Philadefia – USA e Bangkok – Tailândia; Participou dos seguintes FOLACs: Buenos Aires – Argentina; Rio de Janeiro – Brasil; Salta – Argentina; Mazatlan –México; Cocgabamba – Bolívia; Lima - Peru; Costa Rica e Goiânia; Presidente do Conselho Nacional de Governadores – 1996-97, oportunidade em que obteve a Medalha Paradigma por ter sido o Distrito com maior aumento de sócios no mundo; Visitou e entrou em contato com leões, domadoras, companheiras-leões e leos nos seguintes países e regiões geográficas: Alemanha, Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Áustria, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Costa Rica, Egito, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Índia, Israel, Itália, México, Nepal, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Tailândia, Uruguai, Venezuela.

Já publicou algumas obras ?

Obras e trabalhos publicados e realizados:

“Os sindicatos, as igrejas e as organizações comunitárias como centros de poder político no Brasil”; “Revisão e crítica da doutrina e dos métodos preconizados pela Escola Superior de Guerra”; “Institutos da estabilidade de do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço”; “A articulação Universidade-empresa e as vocações econômicas de Santa Catarina”; “A representação classista na Justiça do Trabalho”; Diversos, pela Revista do Antigo Distrito “L-10” do Lions Internacional.

Títulos honorários obtidos?

Cidadão honorário de Brusque; Comenda Medalha Marechal Deodoro, no grau de Comendador – Sociedade do mérito cívico – 1984; Medalha de Governador 100%, por três vezes; Membro titular da Cadeira nº 27 da Academia Brasileira de Cultura Leonística; Filho distinguido de São Gabriel – RS, com o prêmio “Gabrielito”; Visitante distinguido da Alcadia de Maracaibo, estado de Zulia – Venezuela (1992); Moção de congratulações -Câmara Municipal de Brusque – 1989; Medalha e diploma – Tribunal Regional do Trabalho – 12ª Região, por mérito – 1992; Medalhas, placas de prata e diplomas recebidos na órbita do Movimento Leonístico – épocas diferentes; Medalha presidencial, conferida pelo presidente Internacional de Lions Clubes, Agostin Soliva - 1997; Representou o Leonismo brasileiro como presidente do C.N.G. 96/97 na ONU em Nova York, com assento nas cadeiras; Recebeu da Associação Internacioal de Lions a plaqueta “Membership Development Award Zone Chairman – 1974-75; Governador 100% do movimento Leonístico Brasileiro Medalha Paradigma – Lions Internacional.

Maior desafio?

Ter saído de casa na tenra idade, para me aventurar em um mundo desconhecido a procura de uma discutível felicidade plena.

Você se arrependeu de alguma coisa que disse ou que fez?

A priori não. Porém é possível que tenha ao longo de minha vida magoado alguém, mas se o fiz, foi involuntário ou por convicção equivocada, não por maldade consciente.

Algo que apostou e não deu certo?

Graças a Deus as minhas apostas, quase sempre vingaram e de nada eu posso me queixar.

O que faria se estivesse no inicio da carreira e não teve coragem de fazer?

A vida é um eterno recomeçar, por isto , a qualquer momento de minha vida se não fosse feliz não teria pudor de dar outro rumo à minha existência.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Não ter medo de dizer a verdade, ser autêntico mesmo que isto lhe custe alguns aborrecimentos e incompreensões. Por pior que seja a verdade ela é sempre melhor que a mentira.

Quais medos você tem ou teve? maior medo é o de envelhecer ou o de entristecer. ?

De envelhecer sem saúde e dar trabalho as pessoas mais queridas. O envelhecer não me assusta, mas o entristecer e a depressão eventual me apavora.

Arrependimentos?

Sinceramente não os tenho.

Algum ressentimento?

A priori não. Mas sou humano e quando sou machucado ou ofendido ou quando ofendem alguém de minha família ou muito amiga é claro que sofro e fico um pouco sentido.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

A maior decepção é sentir que na Humanidade não se pode confiar piamente, pois muitas vezes de quem menos se espera , pode surgir uma traição. As alegrias de minha vida são muitas, mas destaco: ter nascido e criado em S. Gabriel, em um ambiente de muito amor, paz e harmonia; ter constituído família, onde reina o carinho, o respeito mútuo e a admiração entre pais , filhos e agregados, Pertencer a grupos fraternos, amigos e de grande valia, que com certeza comungam conosco em toda e qualquer situação..

Finalizando? Por derradeiro deixo aqui duas singelas reflexões: “ A individualidade genética é gratuita, mas a individualidade social é conquistada” e “ Nós não morremos quando deixamos de viver, nós morremos quando deixamos de amar e sermos amados” ( Charles Chaplin)

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 19 de junho de 2012.