Entrevista Márcio Clóvis Schaefer - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Márcio Clóvis Schaefer.

Filho de Euvaldo e Edla Rauen Schaefer; natural de Brusque, nascido aos 01.11.37; Irmãos: Murilo Rubens (médico Neurologista em Curitiba), Marcel Cláudio (médico Oftamologista em Portugal); cônjuge: Ione Miriam Gerlach Schaefer – casados em 15.05.69; dois filhos: Márcio Clóvis Schaefer Filho - especialista em software e gerente de projetos em Softwae na Datasul (Joinville) e Daniela Schaefer Dell’ Agnollo – formada em Administração e casada com o empresário Gian Carlo Dell’ Agnollo (Brusque).

Uma palhinha sobre a formação?

Fiz o Primário no Grupo Escolar Santo Antônio, hoje é o Colégio São Luiz; o Ginasial e o Científico no Colégio Santo Antônio em Blumenau. Medicina cursei na Universidade Federal do Paraná, obtendo colação de grau em 1962. Sou pós-graduado na especialidade de Ginecologia –Obstetrícia, no Hospital das Clínicas em São Paulo e Medicina do Trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina.

Alguma lembrança positiva do tempo dos bancos escolares?

Tive ao representar minha turma de Medicina como orador, por ocasião da formatura. Ressalte-se minha turma formou-se no ano do cinquentenáio da Universidade Federal do Paraná, que foi fundada em 18.12.1912, sendo que daqui a 8 anos comemorará o seu centenário de fundação. Se eu tiver vivo, serei o orador oficial.

Como surgiu a Medicina , algum antecedente familiar?

Como minha família é de formação cristã e, tendo eu feito o curso primário no Colégio das Irmãs da Divina Providência e, os cursos Ginasial e Cientifico, no tradicional e modelar estabelecimento de ensino que é o Colégio Santo Antônio, dos Padres Franciscanos, em Blumenau, onde eminentes e ilustres mestres, que sempre nos orientam para uma vida correta, justa e perfeita e, para fazer o bem ao próximo optei por seguir a Medicinaa.

A vida profissional?

Durante 35 anos trabalhei no Centro de Saúde local, tendo sido médico chefe, e também durante o mesmo período no SUS – antigo Inamps – e Samdu. Durante 22 anos trabalhei nos dois hospitais de Brusque,e há 42 anos clínico no Hospital Evangélico, onde ainda continuo trabalhando apenas reduzindo o ritmo. Durante 32 anos tive orgulho de trabalhar nas empresas Renaux , como Clínico Geral e Médico do Trabalho.

E as especialidades médicas?

Na época em que me formei médico, todos éramos clínicos gerais. Já havia as especialidades, mas antes de se especializar, o formando tinha que passar pela clínica geral, para depois fazer especialidade, pois o ser humano é um todo e não, uma parte.

O médico de ontem e de hoje?

Nesses 42 anos de profissão, posso dizer que mudou muita coisa. Primeiro no modo como a profissão é exercida. Antigamente tínhamos o médico da família. O mesmo médico tratava o vovô, o papai, a mamãe. As pessoas adquiriam confiança num médico que tratava de quase todas doenças e fazia uma acompanhamento dos pacientes. Hoje, quase não se encontram mais clínicos gerais, só especialistas.

E os avanços tecnológicos?

Uma grande mudança. A tecnologia evoluiu muito na área da saúde. Hoje temos exames bem mais detalhados como ultrassonografia, ressonância magnética, ecocardiograma, a tomografia computadorizada e a vídeo-cirurgia e daí por diante...

Em 05 de fevereiro do corrente ano, a Associação Médica Brasileira - AMB – concedeu o título de sócio jubilado o que representou para Dr Márcio esse honroso título?

Ao receber a comunicação fiquei surpreso e ao mesmo tempo feliz... é um reconhecimento... além de todo esse tempo na profissão, eu trabalhei a vida inteira com dignidade, de maneira séria e honesta. Essa postura deve ter sido levada em consideração. Estou muito orgulhoso.

Que lema adota?

A vida só é digna de ser vivida, quando se faz algo pela vida, em vida, com dignidade.

Se não fosse médico?

Seria médico.

A globalização contribui com a medicina?

Sim, porque houve intercâmbio mundial.

A Medicina vencerá as doenças ditas incuráveis?

A evolução tecnológica trouxe grandes esperanças, nesse particular e sempre aparecem novas coisas, mas, sabe-se que no meio do trigo sempre existe o joio.

O cigarro é venenoso?

Bota veneno nisso!

E o mundo atual?

O mundo de hoje está tão doido, com toda essa violência, cada vez menos valores... a TV só exibe programas de cunho muito baixo e o povo não tem mais discernimento. Quase não se lê mais, não se adquire mais cultura. Eu dou muita importância a isso; os políticos com raras exceções , pouco se interessam pela coletividade, pelo povo e pelos interesses pátrios.

Participação na comunidade?

Entre outras atividades na comunidade: sócio fundado da Sociedade Brusquense de Medicina e seu ex orador e ex presidente. Sócio remido da Associação Catarinense de Medicina, Sócio jubilado da Associação Médica Brasileira. Membro titular da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia. Membro titular da Associação Catarinense e Nacional de Medicina do Trabalho. Membro associado do Colégio Brasileiro de Cirurgiões . Ex presidente do Lions Clube de Brusque-Centro, onde milito há 41 anos, ex professor de Biologia no C. Carlos Renaux, ex Médico diretor do Hospital Evangélico e Maternidade C.C. Renaux

Nunca pensou em ser candidato?

Não. Se eu fosse me meter em política não teria tempo para a medicina. Além disso, minha formação moral, não aceita determinadas coisas e certos conchavos...

Referências

  • Jornal A VOZ DE BRUSQUE. Edição de 15 a 22 de outubro de 2004.