Entrevista Márcia Regina Mosimann Negruni - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Márcia Regina Mosimann Negruni.

MÁRCIA REGINA MOSIMANN NEGRUNI: A entrevistada da semana é a Professora Márcia Regina Mosimann Negruni, locada na E.E.F. Professora Georgina Carvalho Ramos da Luz. Natural de Brusque, nascida aos 28.04.61, casada com Vilmar Negruni, com o qual têm dois filhos: Naiana e Lucas. Ingressou na Prefeitura em 1991 e, foi efetivada em 1993, após o estágio probatório. Pós-Graduada me Educação Matemática -Furb.

Como foi a sua infância?

Foi ótima, bom bastante brincadeiras , muitos irmãos (sete), uma mãe super presente e um pai trabalhador, mas sempre nos educando bem e presente nas refeições.

Sonho de criança?

Sonhava desde a quinta série- quando tinha dez anos – ser professora de ciências.

E a juventude?

Fui uma jovem estudiosa e gostava de ficar em casa com meu irmão assistindo TV.

Como conheceu o Vilmar?

Éramos professores no Honório Miranda. Primeiro ficamos amigos, começamos a paquerar, depois começamos a namorar. Após um ano casamos.

Pessoas que influenciaram?

Destacaria o meu pai – Osmar Mosimann e minha primeira professora, a Professora Ivone de Souza.

Formação escolar?

Fundamental primeira a oitava série no Feliciano Pires, o segundo grau no São Luiz, Ciências na Febe, Biologia na Furb e a Pós, também na Furb, em Educação Matemática.

Que matérias mais gostava e quais as que mais destestava?

A disciplina que mais gostava era ciências e a que mais detestava era a educação física.

De que atividades escolares mais gostava de participar?

As conversas antes do primeiro sinal e as brincadeiras na hora do recreio. Gostava muito também das festas juninas, quando sempre dançava quadrilha.

Grandes Professores?

Foram: Ivone de Souza na primeira série e Clarize Zucco, professora de Ciências, na sexta série, no Feliciano Pires.

O que leciona na E.E.F Georgina Carvalho Ramos da Luz?

Leciono Matemárica e Ciências nas sextas e oitavas séries.

Alem da E.E.F. Georgina Carvalho Ramos da Luz, lecionou em outros estabelecimentos de ensino?

Além de lecionar na E.E.F. Georgina Carvalho Ramos da Luz, lecionei Biologia, para o segundo grau no Honório Miranda, por aproximadamente, cinco anos – 88/93. Lecionei Ciências para o Supletivo, também no Honório Miranda e por uns dois anos lecionei Biologia no João Hassmann.

Além do magistério integra outras entidades?

Respondo pela Secretaria dos Aposentados, no Sindicado dos Servidores Públicos – gestão 2008/12. Integro o CAE – Conselho Alimentar Escolar -Portaria 7172/10. A comissão do concurso de Guarda Municipal, uma comissão de Sindicância na Prefeitura – Portaria 7447/11 e represento os professores na Associação de Psis e Professores da E.E.F. Professora Georgina Carvalho Ramos da Luz.

O que compete a Secretaria dos Aposentados?

Seguimos uma pauta encaminhada pelo Presidente Orlando Soares Filho e pela Vice, Tânia Mara Bompemeyer. Procedemos os devidos encaminhamentos e, anualmente, a proposta orçamentária.

Ensinar, atualmente, é uma missão espinhosa?

Hoje em dia “ensinar” e “aprender” se misturam em sala de aula. Não acho que seja espinhosa, pois gosto muito do que fço. Existe mais momentos prazerosos e de aprendizagens.

A educação é responsabilidade apenas da escola?

A educação pública primeiramente é de responsabilidade do poder público, da comunidade escolar, dos pais, professores e funcionários.

Grandes nomes na educação?

Entre outros destacaria: Paulo Freire, Cristóvão Buarque, Bernadete Fischer e Evaldo Moresco.

Se não fosse Professora?

Seria Cantora.

O que você aplica dos ensinamentos, das aprendizagens no seu dia a dia?

Ética, humildade, amigos sinceros e companheirismo.

Maiores alegrias, tristezas/decepões?

Alegrias: nascimento de meus filhos: Naiana e Lucas. Tristezas: a morte de minha irmã e de meu pai. Decepções: crianças nas ruas sem comida, escola, com drogas sem objetivos futuros.

O que faria se estivesse no iníco da carreira, e que não teve coragem de fazer?

No início da carreira, a gente é bem mais idealista, menos experiente para lidar com determinadas situações, onde gerou algumas atitudes que se pudesse, voltaria atrás.

Algo cômigo que aconteceu no transcorrrer de sua vida profissional?

Eu sempre trabalho de salto alto. Certa feita, já na primeira aula, um dos saltos quebrou, guardei o salto na bolsa, e fiquei as outras quatro aulas mancando: com um pé de salto e o outro sem. Foi uma situação muito engraçada; todos os alunos notavam e comentavam. Acabamos rindo juntos.

O que acha da eleição para diretores da rede municipal?

A eleição para Diretores da rede municipal é um meio avanço. Seria um avanço total se contemplasse todas as escolas municipais e não somente as de ensino fundamental.

Quer acrescentar algo?

Agradecer a oportunidade que Vera Huber, Diretora da escola, gestão 2009/12, pela confiança depositada em mim, ao me convidar, como Secretária, durante o ano letivo de 2010. Foi um grande aprendizado, disciplina e suor. Muitas horas no “terceiro turno”. Não menos importante, mais imprescindível na escola; aprendi muito com a Coordenadora Jamira Alves Chaves, pela sua postura profissional e grande conhecedora do tema “educação”. Não poderia deixar de falar dos cafezinhos da dona Tina, nas noites frias de trabalho intenso.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 26 de julho de 2011.