Entrevista Luiz e Solange Carminatti - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Luiz e Solange Carminatti1.jpg

Ele filho de Angelin Carminatti e de Maria Gandolfi Carminatti, ela filha de Valmor Pavesi e de Marli Gallassini Pavesi, ambos naturais de Brusque, ele nascid as 04.09.64 e ela, em 06.02.70, três filhos: Sheila, Luan e Larissa.

Fale sobre a iniciativa

Luiz e Solange Carminatti2.jpg

Foi uma iniciativa nossa com forte contribuição do Juiz da Vara Criminal, Infância e Juventude, Dr Edemar Leopoldo Schlosser; Encontra-se em fase final de construção – construção de muros. O Lar Sagrada Família, iniciada nos idos de Marc de 1999, entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, sob o CNPJ 03 132 520/0001-46, localizada à rua Sã Pedro, proximidades de Angelina Material de Construção, Alsácia, n/ Cidade e Comarca, tendo como finalidade máxima em abrigar crianças em situação irregular, e no reencaminhamento das mesmas ao seu lar de origem, com a criação de programas específicos, com o objetivo de solucionar problemas existentes. A construção de uma casa de passagem, comporta as cidades da Comarca, a saber: Brusque, Botuverá e Guabiruba. Visa a construção e administração de um abrigo provisório para crianças carentes, em situação irregular e disponíveis à adoção. Obtivemos a autorização junto ao CMDCA, que é órgão competente, para construção desses tipos de construção - Abrigo provisório, e posterior implantação de um programa de atendimento às crianças eventualmente em situação irregular ou disponíveis à adoção.

A denominação

Luiz e Solange Carminatti3.jpg

A denominação Lar Sagrada Família, resultou de uma votação por 97 pessoas presentes em reunião, que escolheram a mencionada denominação entre três nomes: Lar Sagrada Família, Lar da Esperança e Lar Acolhedor

A construção

Luiz e Solange Carminatti4.jpg

A terraplenagem foi realizada pela empresa Zucco e as plantas pela saudosa Eng. Jucélia Ludwig. A obra é uma construção com 600 m2 – em uma área aproximada de 4 mil m2, ou seja, 8 lotes de 15 x 30 metros. Já foram investidos R$ 111 000,00, faltando aproximadamente R$ 46 000,00, para terminar de murar toda área, instalação elétrica e hidráulica, vasos sanitários, colocação de portas internas, chuveiros etc

Apoio fundamental

Tendo como parceiros em apoio institucional, o Poder Judiciário através do Juízo da Infância e Juventude, as Prefeituras Municipais de Brusque, Guabiruba e Botuverá, que compõem nossa Comarca e, principalmente, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Brusque. A iniciativa, só obteve êxito face as contribuições do Juizado da infância e Juventude e do Conselho Tutelar de Guabiruba, nas pessoas de: Cláudi Schlindwein e Jacinto Luiz Fischer, que na mediram esforços e, ressalte-se, acompanhando tudo de perto. Outro apoio que merece ser destacado foi de Denise M. Roza e de Roseli C. Marchi Martins.

Diretoria atual

Presidente: Luiz Carminatti; Diretora Jurídica: Sandra Tomazoni; Tesoreiro: Sérgio Fischer; Secretários: Cláudio Schlindwein e Jacint Luiz Fischer.

Missão primordial

O abrigo temporário, Instituto Lar Sagrada Família, tem como finalidade o auxílio no reencaminhamento da criança e do adolescente - faixa etária de 0 a 12 anos – ao lar de origem ou a uma família substituta, sendo o intuito do abrigo retirar a criança do lar somente em situações extremas, como em caso de agressão por pais e familiares, ainda podem existir ocasiões , em que as crianças são recolhidas para aguardar o período de detenção carcerária de seus pais ou até a conclusão do tratamento químico ou alcoólico. Na proposta prevê-se o acesso à educação, saúde, recreação e profissionalização.

Fiscalização

Par o Juiz da Vara Criminal da Infância e Juventude “ é imprescindível a existência de um abrigo temporário na Comarca, que deverá ser fiscalizado , frequentemente, pelo Juiz, Conselho Titular e Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, no sentido de garantir a integridade das crianças abrigadas”.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, na semana de 24 a 28 de fevereiro de 2006.