Entrevista Ligia Maria de Oliveira - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Nossa entrevistada Lígia Maria de Oliveira.

A entrevistada da semana é Ligia Maria de Oliveira, nascida em Guabiruba, no dia 20 de janeiro de 1968. Filha de Natalia Fischer e Serafim de Oliveira.

Quais são as lembranças da infância?

Sobre minhas lembranças de infância, eu não poderia descrever somente uma delas, pois são inúmeras. Posso resumi-las dizendo que a vida é cheia de histórias, umas verdadeiras, outras imaginadas. Mas, o mais fascinante na minha opinião, é o que eu pude aprender com elas.

Ainda conserva amigos da infância?

Ainda tenho amigos da minha infância e da adolescência também, e se puder, quero ter este contato para sempre.

O que sente falta da época de sua infância?

O que sinto falta da minha infância, posso dizer que primeiramente, a presença dos meus pais e de alguns familiares que também já nos deixaram, sinto saudades das brincadeiras sadias, das peraltisses, sinto saudades de não ter que sentir preocupações como sentem os adultos.

Sonho de criança?

Meu sonho de criança era estudar medicina, mas como nossas condições financeiras eram poucas e depois meu pai adoeceu, tive que ajudar nas despesas em casa.

Quando você era criança queria ser adulto? Quando descobriu o gosto pelas letras?

Nunca pensei em ser adulta bem lá no fundo, tanto que a criança que eu fui um dia, continua aqui...a essência permanece. Sempre fui muito reservada...na adolescência descobri o gosto pelas letras...era como se eu tivesse a alma de Deus na ponta de meus dedos...era mágico aquilo.

O lançamento do livro “PROPÓSITO” está relacionado com o sonho?

Sim, hoje posso dizer, que de alguma forma me tornei médica de almas...acabei de lançar o livro "PROPÓSITO" que traz mensagens de auto- estima, relacionadas com minha superação em relação a minha doença e há 25 anos sou diretora e fundadora do Jornal Folha de Guabiruba.

Coincidência de datas históricas no lançamento do livro "Propósito"

Sim, a obra foi editada em 2012, ano que Guabiruba completa 50 anos de emancipação político-administrativa, terra onde o jornal , que leva o nome de "Folha de Guabiruba", completa 25 anos de fundação.

Você disse doença?

Acabei de citar sobre as mensagens de auto-estima do livro "PROPÓSITO", a doença que citei é que desde 2006 luto contra um câncer e estou no segundo tratamento até então.

Muita força interior em sua vida?

Eu perdi recentemente, a minha mãe...pensem então de como ficou minha vida...perdi a minha base, minha sustentação, uma das principais razões de estar lutando tanto para continuar viva... Um tempo antes da minha mãe nos deixar, conheci a terapia Reiki, com minhas amigas Joane Schaefer Riffel e Vera Lúcia Rothermel, hoje posso dizer que a terapia e o apoio delas foi fundamental para que eu continuasse a luta. É claro que tenho mais pessoas ao meu redor e outras também não tão próximas fisicamente, mas que se preocupam comigo...

Terapia Reiki?

Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei), através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico, mental ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde. Os cinco princípios do Reiki são: Somente por hoje não sentirei raiva. Somente por hoje não irei me preocupar. Somente por hoje eu darei graças por todas as minhas bênçãos. Somente por hoje farei meu trabalho honestamente. Somente por hoje serei mais gentil com os que me cercam e todos os seres vivos.

Então PROPÓSITOS em nossa vida?

Acho que todos nós temos vários PROPÓSITOS em nossas vidas...depois que descobri o câncer em minha vida, não poderia deixar de dividir com as pessoas o meu aprendizado. Não quero ser vista como um exemplo a ser seguida, afinal, sou um ser humano e também sou cheia de falhas e cometo muitos erros. Mas se eu aprendi a lutar contra essa doença, outros podem também e quem sabe ainda com mais força...

Como surgiu o livro “PROPÓSITOS”

Hoje eu traço metas e as sigo...decidi que iria escrever um livro e no momento certo, conversei com o meu amigo Saulo Adami a respeito, busquei ajuda com amigos e empresários, que não deixaram de apoiar o meu projeto e logo dia 27 de julho passado, surgiu o livro "PROPÓSITO".

Importância dos professores e dos pais sua formação?

Meus professores foram importantes demais para minha formação e eu seria injusta em falar apenas de um, por isso prefiro deixar como um todo. Mas falando em primeiros professores, posso dizer que foram meus pais...a família é a primeira e melhor escola de amor.

Algum medo?

Eu já senti muito medo...medos de várias coisas, motivos, sei lá...Mas depois que sua vida passa por um fio, você consegue enxergar a vida com outros olhos...isso aconteceu comigo. Hoje agradeço muito mais a Deus do que peço.

Desafios

Um de meus maiores desafios na vida, foi aprender a me admirar. Quando descobri o câncer na minha vida, meu maior desafio foi descobrir que minha única chance de prorrogar a vida, era ser forte...por enquanto acho que estou conseguindo...vamos ver...

Alegrias e tristezas ?

Acredito que por pior que seja a situação em que vivemos, a vida nunca é só desgraça ou só alegrias. Cabe a você escolher com que lado quer ficar, qual parte que você vai aproveitar. Pode escolher a dor, mas também pode escolher o amor, o amor por você!

E a Folha de Guabiruba?

A Folha de Guabiruba eu lancei em 10 de julho de 1987. Meu amigo e colunista social Wilson Silva(in memoriam), foi meu grande incentivador e depois também tive a ajuda do amigo Saulo Adami, que foi o primeiro jornalista responsável da Folha de Guabiruba.

Qual a periodicidade ? quantos números já saíram? E você tem todos os números em arquivo?

A periodicidade da Folha de Guabiruba é mensal, saindo sempre bem no início de cada mês e está na edição de número 326 e tenho em arquivo todas as edições , inclusive a primeira edição, já com 25 anos completados em junho deste ano.

Além da Direção da Folha de Guabiruba o que faz?

Além da Folha de Guabiruba, como falamos acima lancei recentemente o livro “PROPÓSITO”, e sempre uma e outra coisa jogamos no meio para ganhar um dinheirinho extra. Hoje meus gastos são muitos, principalmente com fraldas e absorventes geriátricos, que tenho que usar diariamente e trocá-los com muita frequência, devido a fístula que ficou devido ao câncer ter voltado pela segunda vez, que me levou para cirurgia e retirada de órgãos. Mas não me lamento, agradeço sempre a Deus por mais um dia e mais outro e mais outro...

Finalizando, alguma mensagem?

Finalizo dizendo que problemas acontecerão na vida da gente até o último suspiro. Somos feitos de luz e sombra, ou seja, todos nós temos defeitos e qualidades. Até mesmo as rosas tem espinhos, por mais lindas que sejam. Assim também acontece com você e comigo. Se puder conviver com os espinhos das pessoas que ama, conseguirá ser recompensado pelos méritos que só elas tem.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 28.08.12.