Mudanças entre as edições de "Entrevista Leonardo Loos - Luiz Gianesini"

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
(Criou página com 'O entrevistado da semana é o empresário '''Leonardo Loos''' – Diretor na Lotherm Ind. Com. Ltda - nascido em Blumenau, aos 18.12.38, filho de Osvaldo Loos e Maria Dirschnabel…')
 
Linha 112: Linha 112:
 
{{Referências|Referências}}
 
{{Referências|Referências}}
 
*Jornal Em Foco. Edição nº x. 2012.
 
*Jornal Em Foco. Edição nº x. 2012.
[[Categoria:Entrevista|Leonardo Loos]] [[Categoria:Entrevista Luiz Gianesini|Leonardo Loos]]
+
[[Categoria:Entrevista Luiz Gianesini|Leonardo Loos]]

Edição das 14h44min de 1 de novembro de 2012

O entrevistado da semana é o empresário Leonardo Loos – Diretor na Lotherm Ind. Com. Ltda - nascido em Blumenau, aos 18.12.38, filho de Osvaldo Loos e Maria Dirschnabel Loos; três filhos: Lotar Osvaldo, Luiz Carlos e Luciane Mery

Nosso entrevistado o Diretor da Lotherm Ind. Com. Ltda., Leonardo Loos.

Quais são as lembranças que você tem da sua infância? Jogar bola no campinho ao lado de casa com os amigos e vizinhos. Passei uma parte da infância (aos 7anos )que não podíamos andar na rua pois só falávamos a língua alemã, e em virtude da 2ª guerra mundial ,meus pais tinham medo da repreensão dos que falavam em alemão.

Você tem amigos da infância ainda?

Meus primos.

O que sente falta da infância?

Das horas de brincadeiras, do colo de mãe, escola.

Quando você era criança queria ser adulto?

Sim, acho que todos sentem essa vontade de ser adulto logo, mas quando chega essa hora você pensa,” ah que saudade da minha infância...”

Sonho de criança?Em que você sonhava ser quando era pequeno?

Padre

Como foi sua juventude? O que você mais gostava de fazer para se divertir?

Foi bem saudável, servi o Tiro de Guerra” 170”, gostava de ir aos domingos nos clubes para ver amigos e dançar, e gostava de participar dos carnavais de rua.

Quais eventos mundiais tiveram o maior impacto em sua vida durante a sua infância e juventude?

A 2ª guerra mundial e em 1964 a ditadura.

Pessoas que influenciaram ?

Meu pai Osvaldo Loos, que me alertava e ensinava para as diversidades da vida.

Como era a escola quando você era criança? Quais eram suas melhores e piores matérias? De que atividades escolares e esportes você participava?

A escola era bem simples, com carteiras para 2 alunos e várias professoras que lecionavam as matérias, com 1 quadro negro e giz. Melhor matéria: geografia. Pior matéria: matemática. Participava e gostava do futebol.

Formação escolar desde o início dos bancos escolares?

Comecei nos anos 1948 no Colégio Santo Antônio (das Irmãs Divina Providência) Brusque, hoje atual Colégio São Luiz. Estudei somente o primário (1ª a 4ª série do ensino fundamental). Em 1951 fui para Rio Negrinho estudar num colégio de padres. Em 57 fui para Floripa estudar no Senai desenho Técnico Mecânico, depois nos anos 60 já estudava no Senai de Brusque fazendo vários cursos técnicos, aproveitava todos os cursos possíveis de se fazer. Fui até professor do Senai de solda elétrica.

Primeira professora?

Irmã Marilda, Irmã Ludgéria,

Grandes professores?

Sim, alguns: na matemática D. Valéria Rubick, e Dona. Leonildes Knihs Dona Valéria Batistotti, das quais – Leonildes e Valéria - não recordo das matérias que lecionavam, entre outros.

Quais medos você tem ou teve? maior medo é o de envelhecer ou o de entristecer?

Não tive medos e nem tenho! Acredito que o maior medo é o de entristecer, pois o envelhecimento faz parte da humanidade, ninguém escapa. Já o entristecer é inerente de muitas pessoas. Então a tristeza é visitante que vem para partir em seguida. Partindo disso te digo, sou feliz, a tristeza vem, mas não "faz" mais nada em mim. Pois não podemos negligenciar nossa psiquê que precisa dar vazão aos sentimentos naturalmente.

O que você acha da programação da televisão de hoje?

Falta um tanto de ética moral, pudor, está muito decadente. A TV invade nossos lares sem pedir licença e nos empurra goela abaixo uma programação fútil, nada útil, imbuída de distorções de valores humanos e fundamentais. Incentiva e estimula a violência, a imoralidade, é apelativa, até mesmo se tratando do jornalismo, o que deveria apenas cumprir seu papel de informar e dar a notícia.

Qual foi o maior desafio até agora?

O maior desafio é a própria vida, o ato de viver, somos desafiados constantemente no nosso dia a dia. É certo que de quando em quando você enfrenta obstáculos que lhe parecem difíceis de superar. Mas a maior barreira à uma vida feliz é reconhecer suas falhas e lutar para vencê-las.

Você se arrependeu de alguma coisa que disse ou que fez ?

Com certeza, acredito que ninguém passa por aqui sem se arrepender de deixar de fazer algo ou de falar algo. Quem ainda nunca se arrependeu então não viveu, por isso tenho o pensamento de que à cada dia devo melhorar nem que seja um simples cumprimento, qualquer atitude. Sobre coisas de que me arrependi, eu agradeço à Deus por ter me dado a oportunidade de poder me remediar.

Você tem algum ressentimento?

Se analisar profundamente, já tive, mas consegui superar e perdoar. Guardar ressentimentos fere única e exclusivamente a quem os sente. Não bastasse ter passado pela experiência negativa que outra pessoa nos infringiu, perpetuamos os sentimentos de mágoa e raiva dentro de nós. Alguns carregam por uma vida toda. Precisamos sempre estar em busca da paz de espírito e do engrandecimento espiritual. É possível perdoar e impor limites, perdoar e se afastar. Isso por que o perdoar diz respeito apenas a dissolver sentimentos negativos internos seus, para livrar você da perpetuação de um sofrimento O ressentimento vai embora, o aprendizado fica.

Fale um pouco de sua trajetória profissional e da sua história de vida?

Comecei a trabalhar muito precoce, com apenas 12 anos de idade com meu pai na Fundição Hércules, onde fiquei até os anos 1984 quando assim me aposentei. Paralelo a isso, trabalhei com tecelagem: a Tecelagem São Luiz e Fiação Hércules localizadas no bairro Guarani. Depois de aposentado abri uma empresa com meus filhos, para trabalharmos juntos com peças de teares, fabricação de aparelho de felpa e atualmente trabalho junto com minha filha Luciane em uma outra empresa, a Lotherm Ind. Com Ltda, onde fabricamos cortinas térmicas para balcões de frigorífico e portas de tiras para câmara fria e depósitos, atendendo todo o Brasil. Nessas empresas familiar, pude fabricar o teleférico de Brusque – Zoo Botânico, contribuí também com as esculturas: Oscar Niemayer: Torturas nunca mais; e do Sr Machado: Dança na chuva (sombrinha) com a prestação de serviço metal e soldas.

Como foi sua experiência na administração do Zoo?

Foram 8 anos de uma experiência sem igual, lidava com os funcionários que guardo uma lembrança agradável e de muitos, uma amizade que ficou. Fizemos de tudo e um pouco mais, para ter um parque um local agradável de visitar. Lá passavam 2.500 a 4.000 visitantes mensal. Era gratificante ver a alegria das crianças que lá iam visitar o parque. No dia das crianças fazíamos promoções com entrega de brindes. Até para os idosos nós fazíamos promoções. A pracinha com o chafariz, o serpentário que não deu para inaugurar, pois estava no final da minha gestão ,mas foram idealizações minhas.

E sobre a participação no Lions ?

Sou um dos fundadores do Lions Clube do Berço da Fiação nos anos 1972 data de fundação. Atualmente sou o presidente do Lions Clube Centro 2012/2013 fundado em 1954. O Lions é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Uma das grandes conquistas do Lions de Brusque é o Lar dos Idosos situada no Paquetá, com 50 idosos, deixando aqui o convite a todos que desejarem visitar e conhecer o lar, que sejam bem vindos. Fazemos durante o ano muitas campanhas para ajudar as pessoas carentes e o lar de idosos, como: arrecadação de alimentos, cafés/chá; pedágios; vacinação; operações de cataratas entre outros. O Clube sempre manteve uma assistência durante o Natal aos carentes. Tem o Programa Permanente de doações de Cadeiras de Rodas e é o Clube que mais movimenta crianças no Concurso do Cartaz da Paz, com aproximadamente 4.500 delas. Além do muito que já produziu e realizou dentro do lema "Servir", a cidade de Brusque orgulha-se de ter o Lar dos Idosos - Lions Clubes, uma obra que a engrandece o Leonismo Brasileiro e Internacional, com especial atenção ao Distrito LD-5. Os Leões assim chamados, atendem às necessidades das comunidades locais e do mundo. Nossos mais de 1,35 milhão de associados em 206 países e regiões geográficas são muito diferentes em diversos aspectos, mas todos nós acreditamos no mesmo ideal: “A comunidade é ,o que fazemos dela. “

E a Lotherm Ind. Com. Ltda? Hoje já aposentado, passei o bastão para minha filha Lucianne. Oriento e ajudo onde posso. A empresa Lotherm, atuando desde 1984, fabrica cortinas noturnas para balcões de frigorífico, onde atendemos supermercados e empresas fabricantes de balcões refrigerados. É outra invenção minha estas cortinas, é um produto patenteado e que gera uma economia de energia, sendo assim um produto de sustentabilidade. Também fabricamos portas de tiras para câmaras frias e depósitos, um produto muito utilizado e exigido hoje pela vigilância sanitária.

Comente sobre sua participação nos esportes. Nos anos 70 comecei minha experiência no clube Carlos Renaux, fui 3x presidente do Clube Atlético Carlos Renaux, onde me realizei nos esportes, achei gratificante participar de tantos eventos esportivos e receber pessoas de grandes nomes, ídolos do esporte como ex: No ano de 78 trouxe para Brusque o Clube de Recatas Vasgo da Gama, com o time completo e com o craque Roberto Dinamite e Mazarope. E em seguida trouxe o Fluminense com o time completo: Marinho, Rivelino, dentre outros. Deixou saudades de uma época de grandes conquistas e idealizações.

Como estão encaminhados seus três filhos?

Tenho três filhos: Lotar Osvaldo Loos, casado e com 2 filhos : David Leonardo Loos e Arthur Henrique Loos. Atualmente atua na área de vendas. Luis Carlos Loos, casado e com 2 filhos: Victória Niebur Loos e Pedro Emílio Loos. Atualmente atua na área de vendas. Lucianne Mery Loos, casada com 2 filhas: Gabriela Loos Duarte e Ana Carolina Loos Duarte. Atualmente administradora da empresa Lotherm Ind Com. Ltda. Estão todos bem encaminhados, cada um com seu próprio negócio. Na luta diária com toda força e entusiasmo.

Luiz Carlos, Luciane Mery , Leoonardo e Lotar Osvaldo.

Algo que você apostou e não deu certo?

Não poderia dizer que não deu certo, se acabou, durou o tempo que deveria durar, mas fiz. Sinto-me realizado em todos os sentidos.

O que faria se estivesse no inicio da carreira e não teve coragem de fazer?

Na mente sempre vem à concorrência desleal, onde tira um pouco o ânimo de ir a frente, mas isso faz parte do engrandecimento profissional e não existe mercado sem concorrência. Com certeza se pudesse começar agora com a experiência adquirida de todos esses anos, as coisas seriam mais fáceis de enfrentar e conquistar. Coragem em minha vida nunca faltou!

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Sem dúvida alguma, seria a capacidade de ir à luta, correr atrás do meu ideal, não ter medos e ser honesto com todos. Usar sempre dos princípios Moraes e éticos.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

Decepções sempre temos, mas a vida ensina esquecê-las, temos que deletá-las e não olhar mais para trás e relembrar, isso resultaria em uma dor desnecessária. Então apaga de sua mente. Alegrias? Muitas como: meu casamento (Lilian R. Loos, in memoriam), o nascimento de meus três filhos, dos netos, e a família, a primeira conquista de um carro novo, uma moradia, viagens dos sonhos, amigos, festas inesquecíveis, enfim, felicidade se conquista a cada dia e é feito de pequenos momentos.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição nº x. 2012.