Entrevista Kátia Regina Furtado Trindade - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Kátia Regina Furtado Trindade1.jpg

KÁTIA REGINA FURTADO TRINDADE: Filha dos saudosos Jonas Furtado e de Nahir Furtado; natural de Blumenau, nascida aos 21.11.64; cônjuge: Moacir Cláudio Lopes Trindade; um filho: Cláudio, nascido aos 16.06.93.

O que mais marcou a sua infância?

Kátia Regina Furtado Trindade2.jpg

Foi o amor que recebi de meus pais.

Sempre gostou de estudar?

Kátia Regina Furtado Trindade3.jpg

Sim, acredito que devemos sempre estar atualizados na área em que trabalhamos. Formei-me em 1985, fiz vários cursos. Em 2005, conclui, minha primeira pós-graduação em “Programa Saúde da Família”. Em 2006, comecei a fazer pós-graduação em “Auditoria em serviços de Saúde”, que estou concluindo este ano. E agora, estou também fazendo pós em “Saúde Mental”.

Quando decidiu pela enfermagem?

Foi aos 16 anos, quando estava concluindo a terceira série colegial. Meu pai foi prático de enfermagem no exército e seus relatos me influenciaram com certeza. Meu objetivo profissional foi escolher uma profissão que eu pudesse servir ao próximo.

Como foi seu ingresso na Secretaria de Saúde?

Foi através do processo seletivo.

Quais são suas atribuições junto à Secretaria Municipal de Saúde?

Basicamente tenho três atribuições: a) articular e organizar os serviços de saúde junto com as equipes do PSF; b) orientar a comunidade referente aos serviços de saúde oferecidos pelo município e c) oferecer capacitação permanente para os profissionais de saúde, das equipes de PSF – médicos, enfermeiras, técnicos e, Agentes Comunitários de Saúde.

Já coordenou as Agentes Comunitárias de Saúde –ACS? Qual a importância da ACS?

Não. Só proporcionei capacitação aos ACS. São profissionais  muito importantes para mim, pois constituem o elo principal com as famílias às quais precisam dar assistência à saúde. O Coordenador dos ACS é Luiz Fantini, popular Luizinho; trabalhamos juntos na Coordenação do PSF.

O que é Agente Comunitário de Saúde?

É alguém que se destaca na comunidade, pela capacidade de se comunicar com as pessoas, funcionando como elo entre a Secretaria de Saúde e a comunidade. Está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância  e promoção de saúde, realizado por toda a equipe.

Em que local as ACS desempenham seu trabalho?

O seu trabalho é feito nos domicílios de sua área de abrangência.

Quais as atribuições específicas do Agente Comunitário de Saúde?

Entre as atribuições específicas do ACS, destacaria: realizar o mapeamento de sua área; cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco; identificar área de risco; orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde; realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal  de todas as famílias sob sua responsabilidade; estar sempre bem informada; e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação  das famílias acompanhadas, particularmente, aquelas em situação de risco.

Como vê o trabalho do Secretário de Saúde, Dr Celso?

Bom. Respeito muito como pessoa e profissional. Ele procura dar a melhor assistência  possível à comunidade na área da saúde.

Grandes nomes na área da saúde?

Em Brusque, o Dr Nica. Para mim foi e é um grande profissional na área da saúde.

O que poder-se-ia fazer para melhorar a área de saúde em Brusque?

Buscar recursos junto ao Ministério da Saúde, objetivando a abertura de mais Unidades de Saúde –PSF, uma vez que a população brusquense vem crescendo em índices elevados  nos  últimos anos e, também, a participação mais efetiva da comunidade, junto ao Programa de saúde da família, como responsáveis por sua saúde.

Resumo da vida profissional?

Trabalhei como enfermeira, por três anos no Hotel Plaza Itapema, depois como enfermeira na UTI,  por um ano no Hospital São José, também trabalhei  como enfermeira  em Clínica  Médica , por um ano, no Hospital Marieta Bornhausen. Em seguida, como Chefe de Enfermagem, por três anos , no Hospital  Infantil Menino Jesus; prosseguindo, por oito anos, também como Chefe de Enfermagem no Hospital e Maternidade  C. Carlos Renaux e finalmente, no Programa Saúde da Família –PSF, na Secretaria Municipal de Saúde do Município de Brusque, de 2002 a 2005 e, a partir de 2006, como Coordenadora do PSF.

Lazer preferido?

Ler a Bíblia – sou evangélica, passear na praia, fazer hidroginástica e sair com o Moacir, meu esposo, dialogar com meu filho – adolescente – passando conceitos de responsabilidade, educação e respeito ao próximo.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 12 de abril de 2008.