Entrevista Juliano da Silva - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Juliano da Silva.jpg

JULIANO DA SILVA

O que é ostomia?

Ostomia é um procedimento cirúrgico que visa estabelecer um canal de comunicação entre o órgão excretor e o exterior – exterioriza a alça intestinal ou o ureter na parede do abdome – objetivando a drenagem do conteúdo fecal ou urinário, num paciente impossibilitado de evacuar ou urinar normalmente.

Como costuma ser a reação de uma pessoa que, de uma hora para outra, passa a ter que conviver com uma bolsa acoplada ao corpo?

As reações das pessoas ao uso da bolsa são as mais variadas possíveis, cada paciente reage de forma diferenciada. Há aqueles que manifestam temor, medo, rejeição, nojo, resistência, enquanto outros acreditam ter nascido novamente. A ostomia é apenas um fator que precisa ser superado.

Que tipo de prejuízos psicológicos e para a auto-estima, uma pessoa ostomizada costuma enfrentar?

As emoções, relações sociais, familiares, profissionais e afetivas tendem a ficar degeneradas diante do desconforto gerado. As ostomias alteram a imagem corporal, criando ansiedade e desconforto, frene ao medo da exclusão e às próprias limitações, fazendo aflorar no paciente a culpa pelo desajuste social que a sua própria condição produz, trazendo repercussões altamente negativas para a sua auto-estima. Ele foge dos eventos sociais, buscando a reclusão e, quando se permite visitar alguns lugares, adota uma postura “síndrome de Cinderela”, ou seja, não sente suficientemente seguro para viver em plenitude, com receio de ser discriminado.

Qual o papel da Associação?

Aproximar uma convivência, por constituir essa convivência entre ostomizados o caminho mais curto na recondução dos pacientes à vida social. Ver um ostomizado levando uma vida normal é perceber que o esforço de viver tem buscado nas subtrações do dia a dia o equilíbrio. É perceber ainda que o ostomizado tenta encontrar soluções que visem contrabalançar as deficiências propostas nas equações humanas, procurando nas limitações a plenitude de ações que não se realizarão em breve segundos. À busca permanente de informação, orientação e, sobretudo, convivência participativa dentre do grupo de auto-ajuda. O envolvimento do ostomizado dentro do grupo restabelece as energias para enfrentamento da doença e suas consequências e, por meio das experiências vivenciadas, passa a ter a ostomia como o símbolo da vida. Também a promoção do encontro do otimizado com outros pacientes já bem recuperados e que são exemplos de que vale a pena viver. A Associação de ostomizados também procura organizar atividades que visam suprir as deficiências e a inexistência de recursos, sejam materiais ou assistenciais, iniciadas ainda no hospital.

E a declaração dos Direitos dos Ostomizados?

Objetivando uma qualidade de vida satisfatória para as pessoas ostomizadas a “International Ostomy Association emitiu a Declaração dos Direitos dos Ostomizados. Receber orientação pré-operatória, a fim de garantir um total conhecimento dos benefícios da operação e os fatos essenciais a respeito de viver com uma ostomia. Ter um ostoma bem feito, local apropriado, proporcionando atendimento integral e conveniente para o conforto do paciente. Receber apoio médico experiente e profissional, cuidados de enfermagem especializada no período pré-operatório e pós-operatório, tanto no hospital como em suas próprias comunidades. Ter acesso as informações completas e imparciais sobre o fornecimento e produtos adequados disponíveis em seu país. Ter a oportunidade de escolha entre os diversos equipamentos disponíveis para ostomia sem preconceitos ou constrangimento. Ter acesso a dados acerca de sua Associação Nacional de Ostomizados e dos serviços e apoio que podem ser oferecidos. Receber apoio e informação para benefício da família; dos cuidadores e dos amigos a fim de aumentar o entendimento sobre as condições e adaptações necessárias para alcançar um padrão de vida satisfatório para viver com a ostomia. Assegurar que os dados pessoais a respeito da cirurgia de ostomia serão tratados com discrição e confiabilidade, a fim de manter a privacidade. (Comitê Executivo da IOA – Associação Internacional dos Ostomizados, junho de 1993, e revisado em junho de 1997).

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 17 de março de 2007.