Entrevista José Germano Schaefer - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Pilolo, um craque.

Formação escolar?

Com aproximadamente 3 anos de idade, já íntimo com a bola.

Fiz o Primário – até aos 11 anos – no Colégio Santo Antônio das Irmãs (Brusque); o Ginasial – 1937/41 – no Colégio Santo Antônio dos Padres Franciscanos em Blumenau, registre-se a última turma de 5 anos; Contador de 1944/46, também no Colégio Santo Antônio em Blumenau.

Atividades profissionais?

Em 1943 fui nomeado escrevente juramentado do Cartório de Registro Civil de Brusque. De 44 a 46 integrei o quadro de funcionários do Banco Inco, em Blumenau. Em 46, fui nomeado Oficial do Registro Civil de Brusque, em cujas funções me aposentei. Saliente-se que no período de 52 a 64, fui colaborador na Escola Técnica de Comércio São Luiz – Brusque, nas Cadeiras de Contabilidade Bancária e Técnicas Comerciais. Também de 79 a 81 presidi a Cimenvale e de 81 a 83, Diretor Adjunto do Procape (Florianópolis).

Idos de 45, campeão do torneio início, defendendo a jaqueta do Olímpico - Hélio Olinger e Pilolo, 6º e 7º, respectivamente em pé da esquerda para a direita.

Onde e quando iniciou a prática esportiva?

Iniciei no Tamandaré em Blumenau, quando cursava o ginasial e depois passei a defensor do C.A. Carlos Renaux – antigo Sport Club Brusquense .

Fale da participação efetiva e filiação do tricolor brusquense no final da década de 30, na década de 40 e na de 50 ASVI – Associação Sportiva Vale do Itajaí, depois em 25.03.54 , que após passou a denominar-se LEVI –Liga Esportiva do Vale do Itajaí, sendo que o tricolor ficou filiado até 28.05.46. Em 03.07.46, como Blumenau atravessava auspicioso período no futebol, o Clube passou a integrar a Liga Blumenauense de Desportos, que passou a denominar-se Liga Blumenauense de Futebol, sendo que em 59, o Atlético Renaux solicitou sua desfiliação. Ressalte-se que o Clube levantou uma série de títulos nesse período.

Equipe campeã de 50 pelo Atlético Brusquense.

A criação da LDB – Liga Desportiva Brusquense/

O desejo vinha sendo acalentado há anos. Mas a existência de apenas dois clubes na primeira divisão em Brusque constituía empecilho legal. Vários fatos levaram os diretores atleticanos , em reunião realizada em 05.01.59, a delegar poderes a Olegário Muller para entrar em entendimento com o C.E. Paysanu, a respeito da fundação de uma liga, em Brusque, todavia , sem resultado. Dois meses após, via-se nosso Clube desconsiderado em seu direitos por parte de co-irmão blumenauense. Foi quando o então presidente Adherbal V. Schaefer tomou a iniciativa de acertar outro plano com vários clubes da região. Reunidos em nossa sede 13 de março de 1959, fundaram a Liga Desportiva Brusquense. Presidiu a reunião o presidente da FCF, Osni Mello, participando representantes do Paysandu, Tiradentes (Tijucas) e Humaitá ( Nova Trento), o Presidente da Sociedade Amigos de Brusque e a Diretoria do Clube Atlético Carlos Renaux.

Idos de 1941, no Tamandaré.

Por que e quando o Clube passou de Sport Club Brusquense para Clube Atlético Carlos Renaux?

Pilolo assinando a súmula, sendo observado por Otávio Bolognini e Tesoura.

Por força do Decreto-Lei do Governo Federal vedando oficializar qualquer clube esportivo com denominação relacionada com: Nação, Brasil, Território, Estado, Município e seus derivados. A 19.03.44, após várias sugestões, resolveu-se, por votação, alterar a tradicional designação de Sport Club Brusquense para Clube Atlético Carlos Renaux.

Em 44, atuava no Tamandaré –Blumenau e ao mesmo tempo no tricolor brusquense?

Sim, atuava no equipe do Colégio Santo Antônio dos Padres Franciscanos em Blumenau e no Atlético Brusquense.

Que posição atuava?

Inicialmente atuava como centroavante, mas como o Clube tinha o centroavante número 1 do Estado, o Hélio Olinger , passei a atuar de centromédio.

Um grande treinador?

Carlos de Campos Ramos, popular Leléco.

Grandes Dirigentes?

Citaria dois: Érico Bianchini e João Bauer.

Visita do Governador Colombo M. Sales, idos de 73-Pilolo e Norma ladeados pelos saudosos Alexandre Merico e Guilherme Renaux, juntamente com o Dr. Nica.

Grandes arqueiros?

Arno Mosimann e Adolfinho (Avaí).

Grandes nomes na posição em que atuava?

Isnel, que inclusive me substitui no Clube e acabou indo para o São Paulo e Jalmo (Blumenau).

Três grandes atletas do Atlético e do Paysandu, naquela época?

Pelo Paysandu: Heinz Appel, Aristides Salces e Osvaldo Appel, pelo Atlético: Dirceu Mendes, Hélio Olinger e Teixeirinha.

A base da equipe campeã estadual de 50 foi a mesma que levantou o caneco estadual de 53?

José Germano Schaefer09.jpg

Sim, a mesma base.

Quando pendurou as chuteiras?

José Germano Schaefer08.jpg

Em 54, pendurei as chuteiras, foi quando então veio o Isnel para ocupar o meu lugar de centromédio.

Fatos marcantes , além dos dois títulos estaduais?

O nascimento de meus filhos e netos; ter sido vereador e Prefeito; O autógrafo concedido pelo Ademir Menezes (O Queixada).

Referências

  • Jornal A Voz de Brusque. Entrevista publicada em 30 de janeiro de 2004.