Entrevista José Germano Schaefer2 - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

EX-PREFEITO JOSÉ GERMANO SCHAEFER: Filiação Germano Schaefer e Mathilde Schaefer; nascido aos 06.06.25. Cônjuge: Norma Schaefer; três filhos: José Germano Filho, Maria Eugênia e Noberto.

Como surgiu o apelido Pilolo?

A história é um pouco longa, mas surgiu do nome de um cachorro que se chamava Pilolo.

Qual o grau de parentesco com Germano Schaefer e Adriano Schaefer que foram Prefeitos?

Germano Schaefer foi meu pai e o Adriano Schaefer meu avô, ambos foram prefeitos. (Germano Schaefer foi Prefeito nomeado pelo Resolução 7945, do Governo Estadual, assumindo em março de 1940 e, saindo em fevereiro de 1943).

E com Vicente e João Schaefer? Também chefes do Poder Executivo ? E o Otto Schaefer de grandes jornadas?

Foram meus tios.

Como foi a escolha para Prefeito? Além do Sr tinha mais algum candidato?

Fui indicado pelo diretório da ex Arena e, concorri com o Érico Contensini.

Além da aquisição do terreno para a construção do João XXIII e instituir a FEBE, que obras o Sr ressaltaria de sua administração? Estava prevista a construção da JCJ na rua Germano Schaefer?

Uma obra que reputo importante para o contexto brusquense foi a construção do Centro de Treinamento Têxtil – LAFITE, construída em um convênio com a Prefeitura, graças ao apoio decisivo do inigualável empresário Carlos Cid Renaux, na época presidente da FIESC. Outrossim gostaria de ressaltar, as obras de construção e reformas de diversas Escolas. As Praças Arthur Schlosser (pela Lei 1080/83, passou a denominar-se Praça Operário Padrão Herbert Knop) , Guarani e no Barriga Verde.(as Praças Guarani e Henrique Fischer foram denominadas pela Lei 508/72). Gostaria de lembrar, também, a inauguração de três cemitérios: Parque da Saudade, com a colaboração decisiva do Cônego Guilherme Kleine, o Cemitério de Santa Terezinha, com a colaboração do Padre João da Cruz Steep ( ambos agraciados com o título de Cidadão Honorário de Brusque, Cônego Guilherme Kleine pela Lei 98/62 e o Padre João da Cruz Steep, mediante a Lei 16/66) e o Cemitério do Rio Branco. Também registraria a instalação de 13 038 metros de rede de água, 1422 ligações de água efetuadas e, aproximadamente 68,5 mil metros de paralelepípedos e 8,8 mil metros de lajotas. Ainda, construímos pontes de concreto na Rua Florianópolis, na Travessa Dom Joaquim, e Santos Dumont, além de diversas pontes de madeiras. Em estradas acrescentamos entre construção, alargamento e retificação 30 930 metros no sistema viário brusquense.

Quanto ao Acervo jurídico?

Na administração 70/73, o acervo jurídico foi aumentado em 73 Leis ( de números 450 a 523), 196 Decretos e 229 Portarias.

Lembra da primeira obra de seu governo?

Lembro bem: foi o alargamento da Rua São Pedro.

A Câmara votava a favor dos projetos de interesse da Comunidade?

Com raras exceções, sempre tive apoio da Câmara Municipal.

Quem dirigia o Legislativo no triênio em que o Sr governou Brusque?

De 70/71, foi Arno Ristow; e de 71/73, Euclides Cardeal.

Foi vereador? Em que Legislatura? Lembra dos demais integrantes? Presidente?

Fui vereador eleito em 1962, com vistas a ocupar a quinta legislatura, a saber de 31.01.63 a 31.01.67. A Câmara era composta por cinco vereadores do ex PSD: Antônio Heil, de saudosa memória, José Germano Schaefer, Ingo Arlindo Renaux, Arno Ristow e Arthr Jacowiczs, quatro da ex UDN: Kurt Schlosser, Alexandre Merico, Carlos Moritz e Orlando Munch e dois do PTB: Dr Antônio Luiz da Silva e Dr Germano Hoffmann.

Quem ocupou a Presidência do Legislativo naquele triênio?

Em 63/64, Germano Hoffmann; 64/65, Arthur Jacowicz; 65/66, Kurt Schlosser e 66/67, Carlos Moritz.

O Sr confia no foto eletrônico?

O voto eletrônico foi lançado pelo Dr Carlos Prudêncio, sendo de inteira confiança.

O que faz Pilolo, hoje?

Aposentado, fazendo aquilo que todo aposentado gosta: encontrar os amigos, conversar, jogar dominó, cumprimentar a todos os brusquenses e ser cumprimentado.

A figura do Sr Carlos Cid Renaux foi importante no contexto brusquense?

Carlos Cid Renaux desempenhou um papel de extrema importância no berço da fiação catarinense, não só na administração das empresas Renaux, como também teve atuação destacada a nível estadual e federal. Contribuiu decisivamente para que fosse instalada no Município a Junta de Conciliação e Julgamento. Na minha administração foi um verdadeiro conselheiro.

Quem era o Governador do Estado na época? Teve o apoio necessário?

Quando assumimos o mandato de Prefeito, o Governador era Ivo Silveira, em seguida foi nomeado o Dr Colombo Machado Sales, trazendo diversas obras importantes para o Município, tais como: Ponte Arthur Schlosser, início do asfaltamento na Rodovia Brusqu-Itajaí, hoje denominada Antônio Heil, construção da Agência do BESC, Agência do Banco do Brasil, sede da Celesc.

Qual a maior preocupação do Prefeito Pilolo, além da educação , saúde, sistema viário e com os servidores?

O perfeito equilíbrio entre as Receitas e Despesa do Município, tanto que no Relatório da Gestão poderá ser verificado que houve esse importante equilíbrio.

Referências

  • Jornal A Voz de Brusque. Entrevista publicada em 20 de dezembro de 2001.