Entrevista José Gamba Júnior - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
José Gamba Júnior com a família.

JOSE GAMBA JUNIOR: O entrevistado da semana é Capitão BM e comando a 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Brusque, José Gamba Júnior. Nascido em Florianópolis, aos 06.05.71, filho de José Gamba e Lucy Leite Gamba. Casado com Christiane A. dos Santos Gamba, com a qual tem uma filha Fernanda dos Santos Gamba. Servidor Público Militar Estadual, lotado no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Ocupo o Posto de Capitão BM e comando a 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Brusque, desde 2005.

Como conheceu a Christiane?

Conheci minha esposa no ano de 1996 em Florianópolis. Na oportunidade eu estava visitando meus pais e Christiane estava visitando seus avós. Alguns de nossos familiares já se conheciam e não demorou muito para colocarmos em contato.

Pessoas que mais influenciaram?

Meus pais

Vida escolar?

Iniciei meus estudos no Colégio Estadual Jornalista Jairo Calado, em Florianópolis, onde cursei a 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino fundamental (primário, naquela época), nos anos de 1977 a 1979.

Em 1980, com muito esforço de minha família, especialmente meus irmãos e irmãs (vantagens de filho caçula), fui estudar no Colégio Nossa Senhora de Fátima, escola particular de maior renome na região em que morava (área continental de Florianópolis), onde permaneci por 3 anos, cursando da 4ª a 6ª série. Em 1983 continuei meus estudos no Colégio Aderbal Ramos da Silva, onde cursei da 7ª a 2ª série do ensino médio (2º grau da época). O 3º ano do ensino médio cursei no Centro Educacional Geração. O Curso, de nível superior, tinha duração de 4 anos, tendo concluído em dezembro de 1993

Alguma especialização?

Concluí uma Pós-Graduação a nível de Especialização na Furb, em Blumenau, em Engenharia de Prevenção contra incêndios. Atualmente estou na fase final de um mestrado em Administração junto a Unisul, o qual pretendo concluir ainda este ano.

Além dos estudos na área militar tentou alcançar formação em outras áreas?

Além da formação militar, iniciei o curso de direito na Univali em Itajaí, necessitando o trancamento da matrícula no último ano, a fim de priorizar o aprimoramento técnico profissional na área de bombeiro militar.

Trajetória profissional?

Minha experiência profissional iniciou em 1986, quando aprovado em um processo seletivo para trabalhar no Banco Real (atual Santander), onde permaneci até 1990. Ainda no ano de 1990 fui aprovado no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de SC, desligando-me das atividades bancárias e iniciando minha carreira militar. O Curso, de nível superior, tinha duração de 4 anos, tendo concluído em dezembro de 1993. No ano seguinte foi lotado no 5º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Tubarão, onde permaneci por aproximadamente 2 anos. Na atividade policial atuei principalmente nas área de trânsito e serviço de inteligência.

Em 1996 fui convidado para servir no Corpo de Bombeiros, onde assumi o comando do 5º Pelotão de Bombeiros Militar da cidade de Orleans, no sul do estado. No ano seguinte fui transferido para coordenar a Seção de Atividades Técnicas junto a unidade do Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú. Em 2004, ainda em Balneário Camboriú, também comandei o Corpo de Bombeiros de Itapema. No ano de 2005 foi transferido para a Sub-Unidade de Brusque, que abrange ainda os municípios de Guabiruba e Botuverá. Em 2007, em face da carência de oficiais em nossa região, também comandei a unidade do Corpo de Bombeiros de Gaspar.

Momentos marcantes na vida profissional?

Na minha vida profissional registro alguns momentos marcantes, com destaque para a realização do curso de Sistema de Comando de Incidentes, realizado junto ao Corpo de Bombeiros de Miami, nos EUA, bem como visitas técnicas junto a outras unidades do Corpo de Bombeiros Americano. A visita junto ao centro de gerenciamento de desastres em Miami após a passagem de um furacão na região e o local onde se encontravam edificadas as torres gemias também vão ficar gravados. No Rio de Janeiro tive a oportunidade de realizar um curso com integrantes de todos os Corpos de Bombeiros do Brasil, onde a troca de experiências foi algo formidável e único. No mês de setembro deste ano realizei uma viagem de estudos com destino a Portugal e Espanha, onde conhecemos a estrutura de bombeiros e defesa civil daqueles países. Também foi uma experiência fantástica e com toda certeza trouxe muitos novos ensinamentos para a minha carreira profissional.

Como trabalha-se o emocional dos componentes da CBM para enfrentar situações graves?

Pontualmente, de acordo com cada caso. Nossos profissionais são preparados para o enfrentamento de situações graves.

Dá para traçar um paralelo entre a atividade de bombeiro com outras atividades?

A atividade de bombeiro não é melhor ou pior do que qualquer outra atividade, mais é diferente e durante esses mais de 20 anos de serviço conheci grandes profissionais e atualmente tenho a honra de estar a frente de valorosos bombeiros militares que muito me orgulham no desempenho de suas funções.

Possibilidade de promoção na carreira pelo bombeiro?

A carreira de bombeiros militar pode iniciar como soldado ou como oficial. Em ambos os casos é necessário possuir nível superior e tanto a carreira de praça como a carreira de oficial possui um plano de promoções, atendendo a diversos critérios estabelecidos em lei, onde o praça pode galgar até a graduação de sub Tenente e o oficial pode alcançar até o posto de Coronel.

Como encara as alegrias e a decepções?

As alegrias guardo no coração para lembrar sempre com muito carinho. As decepções encaro como um aprendizado, sempre buscando aprimoramento.


Algum plano de carreira para a filha Fernanda?

Na verdade não tenho planos profissionais para nossa filha Fernanda. Investimos muito na sua educação e preparação para a vida. A escolha de sua carreira será feira no devido tempo.

E os bombeiros comunitários?

Destaque também para os bombeiros comunitários, verdadeiros voluntários, que ombro a ombro somam seus esforços junto de nossas equipes para prestar o socorro necessário a nossa população.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 8 de novembro de 2011.