Entrevista José Carlos Theiss - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
José Carlos Theiss.

JOSÉ CARLOS THEISS: O entrevistado da semana é o Diretor do SENAC José Carlos Theiss; natural de Blumenau, nascido aos 18 maio 1953; filiação: Carlos e resoleta Theiss; casado com Rosani Maria Theiss; filhos: Pedro Henrique e Vitória Luiza. Torcia para Flamengo (RJ) e Amazonas, depois para o Olímpico( de Blumenau)

Por que torcia para o “mengo”, agora não torce mais?

Quanto ao Flamengo, perdi aquela motivação que tinha na Juventude.

Como foi sua infância?

Nasci e me criei na Vila Operária, de Trabalhadores da antiga Empresa Industrial Garcia (depois Artex e hoje Coteminas),lá no Bairro Garcia, em Blumenau. Tive uma  infância simples mas de muitas amizades, de muitas brincadeiras, de futebol comunitário, de descida de um morro com "zorra", de andanças pelos matos da vizinhança, de buscar na casa da vizinha o que faltava na minha casa( sabia onde a vizinha guardava o açucar, o café). Lembro, ainda, do beijo na mão do Padre da Paróquia Nossa Senhora da Glória, de ir no Barbeiro Marcelo cortar cabelo "tipo soldado" de ajudar o Pai( meu santo Pai) a trazer na bicicleta as compras do mês, compras que eram feitas na cooperativa da Empresa e o valor era descontado na folha de pagamento do meu saudoso Pai. Infância vivida na sua plenitude, de muitos momentos felizes, de muitos momento de ajuda um ao outro na vizinhança, de ver e falar com Pessoas honestas, do bem. Posso dizer que tive uma infância feliz, tenho saudade de todos e de tudo o que aconteceu lá naquela Vila Operária, nos fundo do Bairro Garcia, em Blumenau.

Sonho de criança?

Meu sonho de criança era estudar e um dia trabalhar no "Escritório" da Empresa Industrial Garcia pois além de ser um sonho meu era um desejo do meu Pai, ele não teve como chegar lá pois era um bom Homem mas de poucas letras ,as queria que eu chegasse, seria um orgulho para ele poder dizer aos seus amigos da tecelagel da Empresa que seu filho chegou ao "Escritório. Esse sonho meu e expectativa do meu Pai deu- se na década de 60 (final da década) e realizar este este sonho, em 73, quando sai do Exército e fui chamado para trabalhar no "Escritório" da Empresa. Fiquei feliz pela 1ª conquista mas o mais importante foi ver a alegria no rosto do meu bom Pai.

Como foi dirigir o SENAC de Brusque?

Foi uma oportunidade fantástica, uma benção o fato de ter trabalhardo em Brusque por quase 15 anos, um momento de luz de alegria. A Unidade de Brusque me proporcionou crescimento pessoal e profissional, uma Unide de Desenvolvimento Profissional plenamente integrada a Comunidade de Brusque. Conseguimos nestes longos anos fazer, com apoio da equipe, fazer um belo trabalho, um trabalho voltado a preparação de Pessoas para o Mercado, um trabalho de respeito as Pessoas. Saio de Brusque com o coração partido mas ciente que fizemos o melhor das nossas possibilidades.

Dirigiu o Senac do Berço da Fiação Catarinense por quanto tempo?

Desde 1996, dirigi o Senac de Brusque

Por que houve a troca de Brusque para Blumenau?

Minha trajetória no Senac tem duração, ainda, de 2anos e a Administração regional já estava em processo de preparação da Sr. Ana Cristina H. Belli para me substituir após estes 02 anos mas, em razão de problemas no Sdenac Bistrô, de Blumenau, o Diretor regional do Senac, Prof. Rudney raulino resolveu me chamar para ssumir o Bistrô, em Blumenau, e aí chamou a Sra. Ana Cristina para assumir a Unidade de Brusque.. Saio tranquilho pois sei da capacidade da Sra. Ana  que, aliada ao trabalho e potencial da equipe , farão um belo trabalho.

 Quando efetivou-se a troca de direção?

A partir de 20.01.2011, passei o bastão do Senac de Brusque para Ana Cristina Heil Belli, que já atuava há 8 anos na Coordenação do Núcleo Educacional.do Senac de Brusque.

Além de Diretor do SENAC, em Brusque, teve outras participações em clubes de serviços, Conselhos Municipais? 

Entre outras, destacaria as participações como Presidente do Lions Clube Brusque Berço da Fiação nos biênios 2004/2005 e 2005/6, como integrante do Conselho Municipal de Educação nomeado pela Portaria 2749/98 e como conselheiro do Conselho Municipal Antidrogas -COMAD, Portaria n.º 6.161/08.

E o restaurante Senac Bistrô?

Blumenau, a partir de março de 2009 foi presenteada com a abertura do Restaurante Senac Bistrô. Outrora atendendo apenas a eventos, agora o Senac Bistrô abre suas portas diariamente ao público para oferecer um serviço de excelência com um cardápio sofistiscado em um ambiente único. O Bistrô está localizado no casarão histórico que abrigou a primeira maternidade de Blumenau.

E quanto ao futuro? 

Como falei acima assumi a direção do Senac Bistrô em Blumenau, assim que sai da direção do Senac de Brusque.

Um resumo de sua trajetória profissional

Estou no Senac a quase 33 anos, 18 deles com atuação no Senac de Blumenau, atuando na equipe educacional da Unidade, após fui aí para Brusque onde permaneci por quase 15 anos., sempre atuando com Cursos profissionais visto minha formação ser de Pedagogo com especialização em recursos Humanos .Antes do senac, eu já tinha trabalhado na Artex( hoje Coteminas) na função de agente comercial por quase 9 anos e logo após Artex e antes do Senac, atuei 2 anos em Escola da rede Pública como gestor de turnos.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 28 de fevereiro de 2011.