Entrevista Jorge Luiz Ramos - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Jorge Luiz Ramos.jpg

O entrevistado desta semana é o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luiz Ramos, nascido em Brusque aos 18.05.1954, formado em Ciências Contábeis e Gastronomia, empresário, não tendo filiação partidária.

Fale um pouco de sua trajetória profissional e da sua história de vida?

Fui representante comercial por 22 anos. Atuei no estado de São Paulo e Paraná pela empresa Estofaria Rosin, em seguida na região nordeste de São Paulo pela Cia. Industrial Schlosser, depois no oeste de Santa Catarina e região serrana e central do Rio Grande do Sul pela Buettner. Logo após na mesma região pela Indústria Renaux. Há 15 anos montei uma pequena indústria de confecção com loja à pronta entrega e hoje possuo três lojas.

Grandes professores que teve na sua formação escolar?

É claro que em nossa vida escolar passaram grandes professores que também era grandes educadores. Há 30, 40 anos atrás os professores eram tratados com muito respeito e admiração, diferentemente dos dias de hoje. Tem boas lembranças de todos, mas especialmente de dois. Em primeiro a saudosa Dona Júlia de Oliveira, mulher de fibra, bondosa, querida, mas sabia ser brava na hora certa. Se precisasse dar uma palmada no aluno, não pensava duas vezes. Em segundo, um gênio em matemática, o Professor Evaldo Moresco – hoje cidadão honorário - que tinha o dom de transformar as grandes fórmulas em coisas simples. Estes dois mestres marcaram minha vida escolar.

O que faz uma empresa decidir pelo investimento em Brusque? O que falta para que realmente tenhamos novos investimentos?

Uma empresa decide vir para Brusque, primeiro pela logística; fica perto de dois portos e de um Aeroporto e do entroncamento da BR 101, em segundo pela vocação da cidade, sendo têxtil ou metalúrgico , em terceiro pela qualidade de vida de nossa cidade, sendo este um fator que tem um peso considerável na escolha.

Investimento atrai investimento?

Sim, porque um grande investimento atrai sempre outros pequenos, formando uma reação em cadeia.

Maior desafio de sua pasta?

A qualificação profissional, acredito que seja o maior desafio,seguido de local para novas empresas

Há como proporcionar desenvolvimento social, equilíbrio social, sem ter primeiro desenvolvimento econômico?

Os desenvolvimentos tem que correr paralelos, o social com o industrial e econômico. Para instalarmos novas empresas, precisamos investirmos também em creches, postos de saúde e habitação. Por isso um depende do outro.

A segurança pública implica em menos investimentos no município?

Brusque é uma das cidades mais seguras do Estado. Os empresários que vem dos grandes centros para Brusque se sentem muito bem e bastante seguros. Isto é um atrativo a mais para virem para cá. Com a formação em breve de nossa guarda municipal, os efetivos de nossa polícia militar farão ainda melhor esta segurança, atraindo ainda mais novos investidores.

Grandes Nomes na história de Brusque?

No plano político foi o Néco Heil. No empresarial temos vários exemplos de sucesso, mas elejo o saudoso sr Valdemar Schlosser, que, enquanto esteve à frente de sua empresa, esta teve o maior crescimento de sua história. No educacional sem dúvida o Pe Orlando Maria Murphy (in memoriam). Na música, Edinho Krieger (in memoriam).Estes são os que vieram na memória no momento

Uma palhinha sobre sua formação em Gastronomia?

Gastronomia é um lazer, é um laboratório, é um escape para o stress do dia a dia. Desde cedo me interessei pela cozinha e em minhas viagens sempre fui muito observador das diferentes culinárias regionais. Fiz um curso na FURB, somente como curiosidade, e hoje com um grande número de cozinheiros, nos reunimos e elaboramos pratos de várias culturas diferentes.

Costuma ler jornais?

Sim, leio diariamente os jornais.

Qual o ponto alto da atual administração?

A transparência, a coragem e a certeza de estar fazendo a coisa certa. As 4 marcas desta administração, bem sinalizam o objetivo-mor:

  • 1. Brusque bem cuidada
  • 2. Participação e respeito ao cidadão
  • 3. Brusque saudável
  • 4. Crianças e adolescentes prioridade absoluta

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 19 de abril de 2011.