Entrevista Jorge Luiz Battisti Archer - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Dr Jorge Luiz Battisti Archer.

Filho de Luiz Battisti Archer e Mônica Peters Archer, natural de Brusque, nascido aos 11.10.55. São em 5 irmãos: Rita Mariam, Maria Salomé, Dóris Terezinha, João José e Jorge Luiz. Cônjuge: Marisa Odete Cervi Archer, casados aos 03.09.83; uma filha: Bruna Cervi Battisti Archer.

Como foi sua formação acadêmica?

Iniciei meus estudos até o segundo grau no Colégio Santo Antônio e após São Luiz. Prestei concurso Vestibular em 1975 na Universidade Federal de Santa Catarina, passando para a primeira turma de Medicina. Terminei meus estudos na Medicina em 1982 – tive problemas de saúde neste intermeio. Prestei prova para especialização em Sifilografia e Dermatologia no Hospital da UERJ, Rio de Janeiro, Hospital Pedro Ernesto. Neste referido curso, era fotógrafo do serviço, quando fazia as fotos e recebia em troca um slide para mim, já que todo o material fotográfico era de minha propriedade. Desta forma, vi todos os casos de dermatologia do hospital além dos próprios do serviço de especialização. Na mesma época, quando de minhas folgas, acompanhava o Serviço de Cirurgia Plástica, porque quando voltei a nossa querida Brusque, não havia Cirurgião Plástico e necessitava reconstruir as destruições que necessárias faziam quando da sua remoção.

Como foi sua infância e juventude?

Como todos de minha idade, era adepto de andar de bicicletas, que era fácil com o pouco trânsito, andava pelos morros no meio do mato, brincando ou caçando de gaiola. Hoje não é mais possível este fato de caçar. Durante minha adolescência, vivia com colegas, pescando nos rios Itajaí-Mirim, férias passava em Balneário Camboriú, namoricando e freqüentando boates, com todos os rapazes o faziam nessa época. Talvez pouco mais fácil, porque não necessitava de trabalhar.

Como conheceu Marisa Odete?

A minha querida Ziza, como a chamo, conheci no tempo de Segundo Grau, no Colégio São Luiz. Na escola.

O avanço tecnológico e a Medicina?

É maravilhoso, nós, como médicos, lermos sobre este avanço tecnológico existente em relação a tudo, e mesmo à Medicina. É bom sabermos que se necessário, poderemos dispor dos diversos meios para diagnóstico e tratamento, curando muitas doenças que antes não se curavam, sendo esta tecnologia vinda de aparelhos e desenvolvimento de novas medicações, e mesmo de novas indicações de uso das velhas. Mas, também é com pesar que às vezes vemos, isto, sendo que estaria ao alcance somente dos que podem, com seu dinheiro, pagar pelo avanço. Quando mais novo, mais caro.

A globalização e a Medicina?

Aqui é que se torna interessante esta globalização. Via internet e fotografias, na minha especialidade, podemos ter contato com colegas de outras partes do país, de outros países mesmo, e portanto a um destes grupos, o DERMLISTS, encabeçado pelo querido George de Barros Leal Jr. de Pernambuco, e estas respostas, se necessário, podem sair on line. Esta é uma globalização utilíssima para mim e outros que participam. Nela tem participado todos os professores no país.

Fumar faz mal à saúde?

Está provado que o cigarro faz mal á saúde, e não somente aos pulmões, mas a todo organismo, levando a que as feridas cicatrizam mais devagar ou mesmo não cicatrizam. Pele? A pele toma uma coloração mais acizentada, envelhecida. Cirurgia? Como quando se fuma, acontece pequena contração dos vasos, irá passar menos sangue, prejudicando a recuperação, e por aí se vai...

Um resumo da especialidade

Bom, dermatologia, pelo seu nome diz: Dermato – pele e logia = estudo. Isto significa que é a área da Medicina que estuda os problemas de pele com seus efeitos no organismo. Aqui é importante frisar que pele não é somente o que se vê ao olhar o indivíduo, que toda a pertence à pele, então temos que estudar também as doenças que atingem a gordura. Atualmente, a Dermatologia, para formar um profissional da área, tem a tomar de seu tempo aproximadamente 6.200 horas de estudo somente das doenças da pele.

6.200 horas?

8 (oito) horas ao dia, 5 (cinco) dias por semana, 3 (três) anos. Aqui associadamente aos problemas com as doenças, temos que tomar atitudes de embelezamento, ou seja, a área da estética médica, que ainda não é especialidade, exatamente por este curto tempo de especialização ou de aprendizado. Na minha compreensão da Medicina e da Dermatologia, saberá melhor tratar aos pacientes os que sabem a fisiologia completa da pele e o que se espera com os tratamentos, e isto deverá o médico que trata dizer aos seus pacientes. Então, ressalto que quando procurar colegas médicos que tratem as doenças da pele, procurem por um especialista da área, porque, ao menos pretensamente, deveria estar bem mais preparado para atender aos doentes e a estética médica. E na nossa especialidade, há mais de 6 anos se tem o que se chama de Educação Médica Continuada, que está sendo adotado pela Medicina brasileira. Então procure por seu médico e saiba se ele tem as duas: título de Especialista pela Sociedade que representa e sem o Título de Educação Médica Continuada.

Resumo da vida profissional

Cheguei em Brusque no ano de 1985, instalei-me onde hoje existem, ainda a loja 3 do Supermercado Archer e, desde 1992 me encontro trabalhando no consultório, sito à rua Heinrich Richard Bruno Erbe, 30, sala 103.

Desde os primórdios de mina chegada, tenho me dedicado mais as doenças da pele em si, e mais tratamento de câncer de pele, que apesar de baixo risco de vida, apresenta casos de letalidade, se mal conduzidos. E dentro destes aspectos ditos anteriormente, venho fazendo todos os congressos existentes sobre Dermatologia Geral e de Cirurgia Dermatológica, procurando me aproximar constantemente, podendo oferecer serviço dermatológico da melhor qualidade possível.

Referências

  • Jornal A Voz de Brusque. Entrevista publicada em agosto de 2004.