Entrevista Joel Mendes - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Dr Joel com a esposa Rosani e os dois filhos.

Filho de Mário Jesuino Mendes e Laura Uliano Mendes; natural de Araranguá, nascido aos 19.02.59; casado com Rosani da Silva Mendes aos 19.11.88; dois filhos: Joel Mendes Júnior e Caio Henrique MendesEspecialidade: Ortopedia e Traumatologia com cursos de Pós graduação em Trauma Buco Maxilo Facial , Ultrassonografia óssea e Cirurgia por Videortroscopia em joelho. Torce para o Paraná e São Paulo.

Primeiramente fale de sua trajetória: infância, juventude, sonho de criança, seus familiares, pessoas que influenciaram.

Tive uma infância normal, sem muita regalia financeira, joguei muito futebol – Coritiba, Colorado, Ipiranga, Segunda divisão em Curitiba – Comecei a trabalhar com 12 anos como chapa de caminhão – carregava e descarregava engradados na extinta Crush – depois passei a ser lavador de garrafas na mesma empresa – fui promovido. Depois trabalhei como garçom, ofice boy, na sequência trabalhei com seguros onde cheguei a ser chefe de departamento com 17 anos de idade. Aos 18 anos parei de trabalhar e com a poupança que tinha feito fui fazer cursinho para prestar vestibular para Medicina, pois era impossível trabalhar e querer passar em Medicina.

Como conheceu a Rosani?

Conheci em Brusque. Ela trabalhava no Banco Itaú e tinha conta lá, e ai aconteceu

Como surgiu a Medicina em sua trajetória profissional – algum antecedente familiar?

A Medicina surgiu com certeza por intuição divina. Tenho hoje um primo médico formado um ano ante que eu.

Vida escolar?

Na escola nunca fui primeiro nem fui o último. Estava na média.

Primeira Professora?

Tenho pouca lembrança dessa época.

O curso de Medicina cumpre com a qualidade de ensino?

Todo curso superior que faz é o aluno. Evidentemente que deve haver uma base de ensino que possa propiciar ao aluno ter acesso aos conhecimentos necessários. Vejo que há alguns anos muitos médicos deixam a faculdade sem ter a verdadeira noção da importância SOCIAL , que eles têm nas cidades onde vão atuar. Mas no geral vejo as Faculdades deficitárias em muitos aspectos na formação médica.

Se não fosse médico?

Por ser uma intuição divina, se não fosse para ser médico, talvez não teria nascido.

A Internet e a Medicina?

Ganhou facilidade em pesquisas e informações.

A globalização e a Medicina?

O mundo ficou pequeno com toda tecnologia que temos hoje e a medicina foi um dos setores mais beneficiados.

Quais os problemas mais freqüentes que apresentam as pessoas que procuram seu consultório?

No mundo inteiro, na especialidade de Ortopedia, a Lombalgia – dor nas costas – é causa mais comum de consultas. Em segundo, as dores no ombro.

Como está Brusque equipada – em sua especialidade – em relação aos grandes centros?

Temos hoje em Brusque um desenvolvimento bastante satisfatório da minha especialidade. Conseguimos realizar com eficiência a maioria das cirurgias realizadas nos grandes centros e com material de mesma qualidade.

Quais as principais causas do joanete – deformação, uma saliência óssea do dedão ou dedinho dos pés – é hereditário? Os calçados podem contribuir para o aparecimento do joanete?

O joanete é a inflamação da bolsa que está localizada em baixo da pele na região da articulação do primeiro metatarso com o dedão – também chamado Hallux. A causa é o desvio para fora do Hallux que aumenta a saliência. A hereditariedade é um fator importante, bem como o uso de calçados inadequados.

Dr Joel com os dois filhos.

Quais as atividades físicas são recomendadas na terceira idade?

Existem vários programas de exercícios para terceira idade. Ideal seria fazer exames com cardiologista para saber qual nível de atividade poderá realizar.

Algumas dicas para transformar a prática de exercícios em aliada da qualidade de vida?

Se quiser viver muito coma pouco.

O que é hérnia de disco? Qual a causa da hérnia de disco? O tratamento da hérnia passa, necessariamente pela cirurgia?

Hérnia discal é ruptura do disco intervertebral com migração do conteúdo pulposo que vai comprimir a raiz nervosa. Normalmente a causa é traumática – cair sentado, pegar peso etc – Há um consenso mundial de que a grande maioria das hérnias discais são resolvidas sem cirurgia.

Dores no calcanhar e nas costas indicam hérnia de disco? Salto alto prejudica a coluna e pode provocar hérnia de disco? O idoso é mais propenso a ter hérnia de disco?

Podem indicar ou não. Salto alto sem dúvida causa dor nas costas e pernas, mas não é uma causa comum de hérnia discal. Não. Mais propenso à hérnia discal são os jovens.

O Brasil tem jeito?

O Brasil já está ajeitado. As dificuldades que temos, a corrupção, falta de recursos para muitas coisas fazem parte da vida. O progresso está acontecendo, muitas coisas evoluíram. Cada um tem aquilo que produz e merece. Nós não dependemos dos outros para ser feliz. Se plantarmos e semeamos coisas boas, vamos ter uma colheita boa. Se temos resultados finais ruins, é porque algo não começou bem. Nós somos responsáveis por tudo que nos acontece de bem ou ruim.

Referências

  • Jornal A Voz de Brusque. Entrevista publicada em 17 de Janeiro de 2009