Entrevista Jocelito de Souza - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Jocelito de Souza.

JOCELITO DE SOUZA: O entrevistado da semana é o artista plástico e ex Superintendente da Fundação Cultural do Brusque, Jocelito de Souza; torcedor do Botafogo; natural de Brusque, nascido aos 14.11.63. Jocelito têm duas filhas: Clara e Camila. Nos tempos áureos torcia pelo Carlos Renaux.

Quais são suas primeiras memórias de criança?

Cresci na localidade de Souza Cruz, ainda uma área, então, relativamente rural, com muitas peladas em campo de terra e brincadeiras, em meio à natureza.

Sonho de criança?

Trabalhar na área da arte e viajar.

Como foi sua juventude?

Participação em movimentos: Igreja e militância na política estudantil da Univali – antiga Fepevi; com a criação do primeiro grêmio livre de letras, ainda sob as leis do regime militar. Participação nas lutas pelo fim da ditadura, pela redemocratização do Brasil e pela implementação de um projeto de sociedade socialista e democracia através da construção do Partido dos Trabalhadores e das lutas sociais do movimento popular e sindical.

Pessoas que influenciaram?

Che Guevara, Pe. Romero – morto pela ditadura de El Salvador, Lula, Dom Elder Câmara, Betinho, Leonardo Boff, Pe. Cláudio Wiemes – ex vigário de Brusque, Vlamir Ludwig – eterno amigo, meu pai, José Francisco, que me ensinou a fazer as coisas bem feitas até o final, minha mãe Terezinha, com quem aprendi a respeitar o direito dos outros e a obrigação de ser justo acima de tudo, minha ex-esposa que me ensinou a ser um pai atencioso e muitos outros companheiros e companheiras que partilham e lutam pelos mesmos sonhos de uma sociedade justa e fraterna.

Formação escolar?

Estudei no Grupo Escolar Santo Antônio, depois Colégio São Luiz e me formei em Letras pela Fepevi – atual Univali.

Fale-nos um pouco de sua trajetória profissional e de sua história de vida

Sou Professor e artista plástico por profissão e participei, durante alugns anos de projetos, como a implementação da empresa de auto-gestão Bruscor – 10 anos, da Coopercristal - Cooperativa de Cristaleiros de Blumenau, do mandato do deputado estadual do Prefeito Paulo Roberto Eccel e atualmente trabalho na gestão do governo municipal, na área da cultura.

Muito mais que um cargo, a Presidência da Fundação Cultural não foi um grande desafio?

Sim, um grande desafio euma grande realização pessoal também. O grande desafio, a meu ver, é modificar a forma de se ver a cultura antes tratada como uma assistência social. A cultura é na verdade um setor estratégico para o equilíbrio da nossa sociedade. Tanto no que se refere à formação positiva de nossos jovens e adolescentes, quanto a buscar a identidade que una nossa comunidade. A cultura, também é, um setor dinâmico que ajuda no desenvolcimento econômico e na balança externa de nosso país. Segundo o IBGE, em torno de 6% da mão de obra no Brasil está na “economia criativa”. Isto é mais do que a construção civil – 5%. Toda esta responsabilidade no entanto, é partilhada com uma equipe de trabalho extremamente dedicada e competente.

Quais os objetivos da Fundação Cultural?

O objetivo central e compromisso de campanha é a democratização da cultura: democratizar a formação através de mais de mil vagas gratuitas em 18 áreas de arte nos bairros de Brusque ; democratizar a produção através dos editais de financiamento de projetos; democratizar a fruição através dos espetáculos gratuitos dos programas “Arte nos Bairros”, “Festival de Inverno”, “Cine Casarão” e “Vamos à Biblioteca”; democratizar a gestão através do Fundo Municipal de Apoio à Cultura e do Conselho Municipal de Cultura.

De onde provêm os recursos da Fundação Cultural?

Os recursos provêm do orçamento municipal e de projetos de captação junto à outras esferas do governo.


Se um autor escreve um livro, ou alguém escrever uma peça de teatro, como ele deve proceder para ter auxílio da Fundação Cultural?

Ele pode solicitar apoio financeiro apresentando um projeto para o Edital de Apoio à Cultura, que encontra-se aberto para inscrições até 30 de abril de 2011. Basta visitar o site da Prefeitura , no link “editais”, baixar os formulários e os documentos necessários e encaminhar no prazo à Fundação Cultural. É gratuito e, em caso de dúvidas, o interessado pode buscar informações junto à Fundação.


Conte-nos algo que você queria fazer e não deu certo?

Criar uma Banda Sinfônica Municipal. Precisamos formar mais músicos.

Algo cômico que aconteceu em sua vida?

Bom, normalmente quem trabalha com arte tem o hemisfério direito do cerébro – o lado criativo – mais ativo, o que deixa ligado nas coisas do dia a dia mais lento. Então esquecer coisas, tomar caminho errado faz parte do cotidiano. Depois de vários celulares perdidos um dia, procurando o aparelho, liguei do fixo para meu celular, no sentido de localizá-lo e sai procurando por toda a Fundação, pois não conseguia localizá-lo em que sala ele estava. Parecia estar em toda parte e estava no meu bolso.

Algo que apostou e não deu certo?

Fazer concessões para fazer o que gostamos.

O que faria se estivesse no início da carreira e não teve coragem de fazer?

Viajar mais.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Tenho sempre como referência meus pais e os excelentes professores que tive. Como sou Professor, sempre lembro deles como referencia, além do Paulo Freire que dá um sentido novo à missão do educador.

Grandes alegrias e decepções na vida?

Considero-me alguém com meus sonhos realizados. A maior alegria no dia a dia é estar com minhas filhas. Uma decepção é ver o Brasil tão rico, ainda tão injusto, porém, entendo que a missão de nossa geração é mudar esta realidade.

Paulo Roberto Eccel e Evandro -Farinha -de Farias estão no caminho certo?

Estou certo que este governo veio na hora certa para nossa cidade. É um governo extremamente dedicado ao cuidado com o bem estar da população; busca dialogar com todos sem restrições políticas. O Prefeito Paulo Eccel recebeu uma Prefeitura com uma estrutura física e moral totalmente destruída; começou administrando uma catástrofe climática e está enfrentando com coragem tantas outras intempéries da natureza; um Prefeito com o pé na realidade, não desperdiça uma centavo do recurso público e faz as ações que a população realmente precisa.

Como recebeu a nova atribuição , resultado das mudanças no Secretarado anunciada pelo Prefeito em 04 de abril?

Foi uma grande honra e um grande desafio ter sido convidado pelo Prefeito Paulo Eccel para contribuir com este governo na implementação de uma nova forma de administrar a cidade com ética, transparência e democracia. Também fiquei muito gratificante fazê-lo na área da Cultura, promovendo a democratização da formação, produçaõo e da fruição cultural. Agora recebo a tarefa dentre deste projeto ligado à administração e meu objetivo é sempre reforçar este papel político e contribuir para que cumpramos todos os compromissos de campanha até o final do governo e tenhamos oportunidade de continuar a completar as mudanças. A Fundação Cultural, agora dirigida pelo músico Didi Maçaneriom, que partilhamos até aqui a gestão da Fundação e mais uma excelente equipe de trabalho. Com certeza, a Cultrura está em boas mãos.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 26 de abril de 2011.